
Munique
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Munique
Descubre Múnich
Munique é uma das cidades mais incríveis da Alemanha. É a capital da Baviera e poderá percorrê-la em poucos dias. Em Munique tudo é, simplesmente, impressionante. Os seus preços elevados ficam mais reduzidos se souber onde procurar e se afastar das zonas mais turísticas da cidade.
Munique é história e arte. Munique é renascentista, gótico e rococó. Munique é percorrer as ruas de bicicleta enquanto aprecia todos os seus recantos. Munique é a BMW e a Siemens. E claro, Munique é o FC Bayern de Munique e toda a sua emoção.
O que ver
-recorte.jpg)
Marienplatz
O coração de Munique. Este ponto chave do centro histórico da cidade está rodeado pelos edifícios mais importantes da cidade, como a Neues Rathaus ou a Nova Câmara Municipal. Com um estilo neogótico, destaca-se pela sua alta torre a partir da qual poderá desfrutar das vistas mais espetaculares da cidade. Mas não é só isto, todos os dias às 11 h, 12 h e 17 h, o carrilhão começa a funcionar e recria cenas da história da cidade no relógio da Câmara Municipal. No centro da praça está a grande Coluna de Santa Maria e ao lado pode encontrar a Fonte de Fishbrunnen.
Odeonsplatz
Outra das praças mais bonitas da cidade. Encontra-se rodeada por grandes edifícios de estilo italiano e um magnífico jardim renascentista chamado Hofgarten, perfeito para relaxar e se desligar da cidade. Na parte sul da praça, também podemos encontrar um monumento em honra do exército bávaro: Feldherrnhalle. Como se não bastasse, nesta praça também se encontra a Igreja dos Teatinos com a sua imponente fachada de estilo rococó e uma grande cúpula em cobre.
Viktualienmark
Trata-se do mercado mais famoso da cidade. Flores, carne, laticínios, mel, peixe, queijo, fruta, legumes… Este grande mercado situado ao ar libre tem mais de cem bancas para que possa comprar o que lhe apetecer. No entanto, uma das melhores opções para viver plenamente a experiência alemã é comprar as típicas salchichas numa das bancas e comê-las nas esplanadas típicas circundantes, as chamadas biergarten.
Campo de concentração de Dachau
Sem dúvida, algo a não perder em Munique. Foi o primeiro campo de concentração regular criado pelos nazis. Durante o primeiro ano, teve cerca de 4800 prisioneiros, no entanto, uns anos mais tarde, o número aumentou para 13260. Apesar de, inicialmente, os prisioneiros neste campo serem comunistas, social-democratas e outros opositores ao regime nazi, com o tempo, foram incluídos ciganos, homossexuais e testemunhas de jeová.
Catedral de Munique
A denominada Catedral de Nossa Senhora é um dos maiores edifícios góticos de toda a Alemanha. Vale a pena entrar no interior deste lugar construído em tijolo vermelho para ver os vitrais, o altar de Santo André, o túmulo do imperador Luís IV de Baviera e a famosa "Pegada do diabo" no chão.
Residenz
Residenz é o Palácio Real. Foi a residência oficial da monarquia bávara e, atualmente, este enorme palácio foi convertido num museu. A sua arquitetura é impressionante e as salas estão decoradas com bonitos tapetes. Recomendamos especialmente as salas do Teatro Cuvilliés, o Tesouro e o Antiquarium.
Igreja de São Pedro
A sua principal atração é a torre, a partir da qual poderá desfrutar das incríveis vistas da Marienplatz com Munique ao fundo. Esta igreja de estilo renascentista é o edifício mais antigo da cidade. Também conhecida pelo nome de "Alter Peter", no altar-mor do interior encontra-se a figura de São Pedro e a relíquia do esqueleto de Santa Munditia coberto de ouro e pedras preciosas.
Portas da muralha
Munique estava rodeada por uma imponente muralha durante a época medieval. Atualmente, ainda se mantêm de pé três das quatro portas de acesso à cidade: a porta de Karlstor (também denominada Neuhauser Tor), a de Isartor e a de Sendlinger Tor. Sem dúvida, a mais importante é a porta de Isartor, dado que conserva a torre e frescos originais.
Palácio de Nymphenburg
Outra maravilha de Munique. Este enorme complexo barroco foi a antiga residência de verão da família real da Baviera. O seu interior está perfeitamente conservado, incluindo os seus móveis mais antigos. Tem um magnífico jardim inglês com vários edifícios interessantes, como Badenburg, Amalienburg, Pagodenburg, Magdalenenklause e o templo neoclássico Monopteros.
O que comer

A gastronomia bávara, geralmente, apresenta pratos fartos e consistentes, tal como a comida alemã em geral. Entre os principais ingredientes encontra-se o porco e este costuma ser acompanhado por chucrute, mostarda e batatas assadas. No entanto, Munique tem uma grande variedade de pratos típicos:
Brezel (também chamado Pretzel)
É um tipo de pão estaladiço em forma de laço.
Semmelknödel e Kartoffelknödel
Bolas de pão e batata respetivamente, que são servidas para acompanhar diferentes pratos.
Dampfnudeln
São uns bolinhos recheados de carne.
Brühwurst e Weisswurst
Salchicha cozida e branca elaborada com carne de porco, vitela e especiarias.
Obatzda: é o queijo típico da Baviera
É preparado com pimentão doce e cebola e servido como um creme doce para barrar.
Tellerfleisch
Guisado de vitela acompanhado de Kartoffelsalat (salada de batatas).
Aventura e desporto

Englischer Garten
Este enorme parque urbano deve o seu nome ao seu design. Esteticamente semelhante aos jardins ingleses, pode encontrar pessoas a fazer surf numa parte do canal Eisbach, já que neste lugar se formam ondas perfeitas para praticar este desporto. Este parque é magnífico em todas as estações do ano, no entanto, no outono e na primavera, as folhas das árvores adquirem tonalidades especiais e poderá desfrutar do bosque, lago e rios em todo o seu esplendor. Além disso, não vai encontrar apenas aventura neste parque, pois se seguir os seus trilhos vai encontrar várias esculturas, uma Torre de estilo chinês e uma Casa de chá japonesa.
Olympiapark
Este imenso pulmão verde é o parque onde se celebraram os Jogos Olímpicos de 1972. É perfeito para desfrutar da natureza em todo o seu esplendor. Durante o inverno possui uma enorme pista de gelo, onde pode aproveitar para fazer umas piruetas em patins ou, pelo menos, tentar. Adicionalmente, possui uma torre de televisão de 290 metros de altura com um restaurante giratório. Comer, passear e desfrutar das vistas: uma verdadeira experiência.
Allianz Arena
O templo e sede do FC Bayern de Munique. Este estádio é simplesmente único. A obra-prima que é a sua arquitetura converteu-o num símbolo de Munique. Seja fã de futebol ou não, não pode perder.
Lazer e cultura

Natais en Marienplatz
Se algo se destaca em Munique são os seus espetaculares Natais. Concretamente em Marienplatz, é instalado um magnífico mercado com centenas de bancas localizadas em casinhas de madeira, onde pode comprar artigos natalícios e comida. Vai sentir-se como se estivesse num conto de fadas.
Hofbräuhaus
Este lugar tem quase cinco séculos de história e, antigamente, funcionava como uma fábrica de cerveja. Transformou-se num dos lugares mais imprescindíveis da cidade. Foi aqui que Hitler começou os seus discursos para formar o partido nazi, por isso, estar ali é, literalmente, pisar a história mais negra que o mundo já conheceu. Por este motivo, o edifício foi destruído e posteriormente reconstruído. Atualmente, é um dos lugares mais famosos de Munique e uma oportunidade para experimentar a comida tradicional alemã. Apesar de ser um local muito grande, por vezes é complicado conseguir um lugar, pelo que o ideal é reservar previamente.
Museu BMW
Seja ou não um apaixonado dos motores, este lugar é único. Este museu mostra a grande evolução da BMW, uma das marcas de automóveis de maior prestígio no mundo. O edifício, em forma de pneu, possui motos, automóveis antigos, automóveis de corrida e todo o tipo de artigos relacionados com a marca. Os seus protótipos são muito interessantes. Adicionalmente, pode visitar o BMW Welt, um enorme concessionário, e a Fábrica da BMW, onde vai conhecer todo o processo de construção dos veículos.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.

Mad Cool Festival e Pirineos Sur arrancam com o patrocínio da Newblue.
Hoje, 10 de julho, começam dois dos festivais mais aguardados do verão: Mad Cool e Pirineos Sur. Madrid torna-se o epicentro musical com o Mad Cool Festival, que reúne mais de 100 artistas internacionais e decorre de 10 a 13 de julho. Já o Pirineos Sur, de 10 a 28 de julho no coração do Vale de Tena, oferece uma experiência irrepetível que funde música de todo o mundo com a beleza da natureza e a cultura local. Duas formas de viver a música ao vivo que marcam o calendário de festivais desta temporada.