Praias quilométricas, ruas labirínticas, souks, cidades coloridas, montanhas cobertas de neve que contrastam com as dunas do deserto, paisagens de um verde intenso... Isto é Marrocos. Um país tão fascinante como hospitaleiro. Um país que abre as suas portas a uma nova forma de ver o mundo. Convida-o a apaixonar-se por todos e cada um dos seus recantos mágicos. Quantas experiências pode guardar na sua mala?
Localizada a apenas 16 quilómetros da Península Ibérica, a primeira coisa que notará sobre este destino deslumbrante é a mudança das paisagens das suas cidades. Desde os tons laranja das ruas frenéticas de Marraquexe, ao azul intenso das casinhas do Chefchaouen, o branco imaculado de Essaouira e a imponente medina de Fez, até à tranquilidade restauradora de destinos costeiros como Casablanca e Agadir. Para não falar do magnífico gigante de areia que se pode visitar de qualquer uma delas; viajar pelo Saara é uma dessas experiências que mudam a vida. Uma que o prende num novo e excitante universo de dunas e passeios de camelo sem fim. Um cenário exótico que é intercalado com as majestosas montanhas cobertas de neve da cordilheira do Atlas e com a beleza dos seus vales.
A gastronomia é outro aspeto a descobrir. Quer a sua preferência seja pelas bancas de rua nos souks, seja mais do tipo de mesa e toalha, a cozinha marroquina conquistará o seu paladar logo desde o primeiro momento. Delícias como o cuscuz, tajines, borrego assado e especialidades feitas com marisco das cidades costeiras, irão transportá-lo para o lado mais tradicional do país. Em muitos dos seus restaurantes populares, come-se com as mãos.
Prepare-se. Está prestes a embarcar numa viagem que irá mudar a sua vida. Marrocos é um destino a descobrir ao seu próprio ritmo. Um destino autêntico que lhe abrirá as suas portas desde o primeiro momento. Em geral, os marroquinos são muito respeitosos com os turistas e, por vezes, interessam-se pela sua proveniência e recomendam lugares a visitar. Uma recomendação? Não hesite em regatear nos souks. Os locais adoram regatear, e não é invulgar que a negociação termine numa conversa amigável.
Bem-vindo a uma pérola exótica à qual vai querer voltar uma e outra vez. Bem-vindo a Marrocos, a joia do Atlântico.
Marrocos é tão infinito como fascinante. Quer prefira sol e praia, quer queira passar as suas férias a explorar os souks exóticos das suas cidades, os seguintes destinos marcarão um antes e um depois na sua folha de rota. Anote todos eles!
Mundialmente famosa por protagonizar um dos filmes mais icónicos da história do cinema, Casablanca conseguiu aliar tradição e modernidade à perfeição. As ruas sinuosas da sua antiga medina contrastam com os seus bairros mais modernos. Uma visita obrigatória? A Grande Mesquita de Hassan II, um dos maiores edifícios religiosos do mundo, que também está aberta aos turistas. O seu mercado central é um dos mais impressionantes de Marrocos, e será o seu melhor aliado para levar para casa uma bela lembrança. Em Corniche pode desfrutar de um agradável passeio ao longo do Oceano Atlântico enquanto admira as maravilhas da sua linha costeira. Mas, se estamos a falar de maravilhas, temos de mencionar as deslumbrantes praias de Manesman e Skhirat.
Agadir é aquele oásis no meio da azáfama que lhe oferecerá alguns dias de relaxamento junto ao oceano. O apelo de Agadir reside no facto de ser um destino versátil. A cidade tem maravilhas arquitetónicas como o Kasbah e a Mesquita Mohammed V, bem como opções relaxantes como a Praia Corniche. Os seus arredores são igualmente interessantes. Por um lado, a sua proximidade com a entrada do deserto do Saara torna-o um local ideal para o visitar; por outro lado, acolhe paisagens verdes como o Parque Nacional Souss-Massa, um verdadeiro santuário natural que o fará apaixonar-se por ele.
Conhecida como "a cidade vermelha" devido ao tom avermelhado dos seus edifícios, Marraquexe é um puro espetáculo. Desde a incrível praça Jemaa el-Fna, declarada Património da Humanidade pela UNESCO, a Mesquita de Koutobia e os Túmulos Saadianos, até aos belos Jardins da Menara. Marraquexe é uma cidade para voltar uma e outra vez. Os seus souks são considerados como os melhores de Marrocos. Perto da cidade encontram-se pontos turísticos icónicos como o Vale de Ourika, o Saara e a imponente cordilheira do Atlas.
Declarada Património da Humanidade pela UNESCO, Essaouira é o local perfeito para descontrair. Um pitoresco aglomerado de casas brancas dar-lhe-á as boas-vindas a uma cidade pacífica com uma bela medina e alguns ícones arquitetónicos como a Mesquita Ibn Youssef, a Torre do Relógio e o mercado Souk el Jdid, ideal para provar algumas das receitas locais. Essaouira é conhecida como a cidade do vento, e é um verdadeiro paraíso para os surfistas.
Fez é uma daquelas cidades imperiais que deveria ter um lugar especial na sua agenda. As suas icónicas paredes de adobe e pilares revestidos de azulejos, dão-lhe as boas-vindas a uma das cidades que melhor tem sabido preservar o seu verdadeiro espírito. As ruas em ziguezague da sua pitoresca medina levá-lo-ão através de souks, as mesquitas de Karaouine, medersas como Chahrij Bouinania e o belo Bairro Judaico.
O azul intenso das suas casinhas será a primeira coisa que o surpreenderá nesta cidade espetacular. Chefchaouen é o lugar perfeito para fazer uma pausa das grandes cidades e vaguear pelas pequenas ruas da sua medina enquanto se admira o artesanato popular exposto no seu souk. O Kasbah e a Grande Mesquita são dois pontos turísticos imperdíveis.
Marrocos conta com verdadeiros paraísos marítimos, ideais para relaxar nas férias. As águas azuis do Atlântico fundem-se com os tons alaranjados das praias arenosas para formar uma bela imagem que vai ficar consigo para sempre.
Localizada a menos de vinte minutos de carro de Agadir, esta vasta praia arenosa vai cativá-lo desde o primeiro momento. Ondas, natureza, restaurantes próximos, atmosfera familiar... Taghazout é bem conhecido no mundo do surf por ser um dos pontos de encontro mais populares em Marrocos.
Outro paraíso para os amantes de desportos aquáticos. Se Essaouira é conhecida como a cidade do vento, a sua praia é conhecida por uma grande parte da comunidade surfista marroquina como uma das melhores. O seu nome, em berbere, significa "bem concebida". Não podia ser mais claro.
As favoritos da jet set marroquina. Este conjunto de praias é localizado a uma hora de carro de Casablanca e tem todo o atrativo natural e desportivo. Aqui pode deitar-se ao sol numa atmosfera relaxante e desfrutar de desportos aquáticos como a pesca desportiva e o snorkelling.
Sem dúvida, uma das mais belas praias de Marrocos. Flutuar nas águas límpidas de Aghroud é uma experiência única na vida. Um cenário ideal para descontrair no coração da natureza.
Se há uma coisa pela qual Marrocos sabe como fazê-lo apaixonar-se, é sem dúvida a sua deliciosa cozinha. Quer se viaje para o interior do país ou para as suas cidades costeiras, o país tem uma grande variedade de receitas que o transportarão para a sua essência mais tradicional.
Mundialmente famoso. E não é de admirar. Este prato é feito com sêmola de trigo e é acompanhado por carne de vitela, frango, peixe e vegetais. Perfeito para reabastecer a sua energia após um dia atarefado nos souks.
De todos os tipos e cores. De certeza que estará familiarizado com as panelas de barro com tampas pontiagudas. Contêm um número infinito de receitas cozinhadas com carne, peixe e vegetais. Algumas das mais conhecidas são de frango com limão e de vitela com ameixas.
Uma das escolhas favoritas dos marroquinos durante o Ramadão. A sopa Harira tem uma textura semelhante ao puré e é feita de leguminosas, carne de vitela e vegetais.
As almôndegas que lhe vão roubar os sentidos. Estas são almôndegas de carne de vitela temperadas que, em alguns lugares, também são servidas como espetada e hambúrguer, e são realmente deliciosas!
As sobremesas incluem baklava, empadinhas de kabalgazal e bolinhos de sfenj. A melhor maneira de terminar uma refeição, sem dúvida. Acompanhe estes doces com um delicioso chá.
Os souks são sempre uma boa opção quando se trata de provar a comida tradicional marroquina. Se é um amante de marisco, recomendamos o restaurante Le Jardin d'Eau em Agadir ou Taverne du Dauphin em Casablanca. Se estiver em Marraquexe, os restaurantes da praça Jemaa el Fna servem uma grande variedade de pratos populares que o irão cativar. Um dos restaurantes típicos de Essaouira é Le Taros, perfeito para provar os produtos próprios da cidade. Em Dar Tajine, em Fez, pode experimentar tajines de alta qualidade acompanhados por um espetáculo. O restaurante Darcom em Chefchaouen oferece-lhe o melhor da gastronomia marroquina num ambiente agradável e artístico.
Si lo tuyo es la actividad, has venido al lugar indicado. Uno de los puntos a favor de Marruecos es que es un destino muy versátil que te ofrece una gran cantidad de actividades para todos los gustos.
Marruecos es paraíso de los amantes del surf, del kitesurf y de todas sus variantes. Además, los fondos marinos de sus cristalinas aguas favorecen la práctica de snorkel y el buceo. En zonas como Skhirat también se permite la pesca deportiva.
Practicar golf en medio de los hermosos paisajes naturales de este país es el sueño de cualquier golfista. Marruecos destaca por su gran número de campos de golf, de todas las formas y tamaños. Algunos de ellos se encuentran en las proximidades de Agadir y Casablanca.
Visitar Marruecos es sinónimo de sumergirte en el increíble escenario del desierto del Sáhara. Tanto si tu sueño es recorrerlo en camello, como si prefieres la comodidad del quad, esta maravilla de la naturaleza se merece un lugar especial en tu lista de viaje.
Ubicada en las inmediaciones de Agadir. Esta reserva natural está destinada a proteger y preservar la fauna del Sáhara. Sus verdes senderos te conducirán a través de altas dunas, colinas y acantilados.
En lo alto de la cordillera del Atlas encontramos este hermoso espacio protegido ideal para excursionistas. Su extensa vegetación y la belleza de sus caminos lo convierten en una auténtica joya natural que merece mucho la pena conocer.
Este espacio protegido se encuentra muy cerca de Chefchaouen y está incluida en la lista de reservas de la Biosfera de la UNESCO. Su gran valor ecológico y su gran riqueza natural te cautivarán por completo.
Museus, galerias, festivais, festas populares... Marrocos tem tudo! E a melhor maneira de descobrir o seu verdadeiro espírito é envolver-se plenamente na sua agenda cultural.
Em quase todas as cidades de Marrocos é possível visitar museus dedicados à história da região. A Galeria Abdelkebir Khatibi em Casablanca e o Museu de Marraquexe oferecem exposições de artistas nacionais.
Tal como o Festival de Artes Populares em Marraquexe, declarado Património Cultural pela UNESCO e uma das melhores formas de mergulhar na cultura popular do país. Casablanca torna-se uma Meca para os amantes de jazz com o seu festival Jazzblanca. A cidade de Agadir acolhe um festival anual do mel, perfeito se for um amante de sobremesas. As festas nacionais incluem a Festa do Trono e a Festa do Fim do Ramadão.
Marrocos tem várias áreas protegidas que estão incluídas em programas de sustentabilidade.
Inspira-te para a tua próxima viagem