Praias quilométricas, ruas labirínticas, souks, cidades coloridas, montanhas cobertas de neve que contrastam com as dunas do deserto, paisagens de um verde intenso... Isto é Marrocos. Um país tão fascinante como hospitaleiro. Um país que abre as suas portas a uma nova forma de ver o mundo. Convida-o a apaixonar-se por todos e cada um dos seus recantos mágicos. Quantas experiências pode guardar na sua mala?
Localizada a apenas 14 quilómetros da Península Ibérica, a primeira coisa que notará sobre este destino deslumbrante é a mudança das paisagens das suas cidades. Desde os tons laranja das ruas frenéticas de Marraquexe, ao azul intenso das casinhas do Chefchaouen, o branco imaculado de Essaouira e a imponente medina de Fez, até à tranquilidade restauradora de destinos costeiros como Casablanca e Agadir. Para não falar do magnífico gigante de areia que se pode visitar de qualquer uma delas; viajar pelo as dunas de Saara é uma dessas experiências que mudam a vida. Uma que o prende num novo e excitante universo de dunas e passeios de camelo sem fim. Um cenário exótico que é intercalado com as majestosas montanhas cobertas de neve da cordilheira do Atlas e com a beleza dos seus vales.
A gastronomia é outro aspeto a descobrir. Quer a sua preferência seja pelas bancas de rua nos souks, seja mais do tipo de mesa e toalha, a cozinha marroquina conquistará o seu paladar logo desde o primeiro momento. Delícias como o cuscuz, tajines, borrego assado e especialidades feitas com marisco das cidades costeiras, irão transportá-lo para o lado mais tradicional do país. Em muitos dos seus restaurantes populares, come-se com as mãos.
Prepare-se. Está prestes a embarcar numa viagem que irá mudar a sua vida. Marrocos é um destino a descobrir ao seu próprio ritmo. Um destino autêntico que lhe abrirá as suas portas desde o primeiro momento. Em geral, os marroquinos são muito respeitosos com os turistas e, por vezes, interessam-se pela sua proveniência e recomendam lugares a visitar. Uma recomendação? Não hesite em regatear nos souks. Alguns vendedores adoram regatear, e não é invulgar que a negociação termine numa conversa amigável.
Bem-vindo a uma pérola exótica à qual vai querer voltar uma e outra vez. Bem-vindo a Marrocos, o reino da luz.
Marrocos conta com verdadeiros paraísos marítimos, ideais para relaxar nas férias. As águas azuis do Atlântico fundem-se com os tons alaranjados das praias arenosas para formar uma bela imagem que vai ficar consigo para sempre.
Localizada a menos de vinte minutos de carro de Agadir, esta vasta praia arenosa vai cativá-lo desde o primeiro momento. Ondas, natureza, restaurantes próximos, atmosfera familiar... Taghazout é bem conhecido no mundo do surf por ser um dos pontos de encontro mais populares em Marrocos.
Outro paraíso para os amantes de desportos aquáticos. Se Essaouira é conhecida como a cidade do vento, a sua praia é conhecida por uma grande parte da comunidade surfista marroquina como uma das melhores. O seu nome, em berbere, significa "bem concebida". Não podia ser mais claro.
Sem dúvida, uma das mais belas praias de Marrocos. Flutuar nas águas límpidas de Aghroud é uma experiência única na vida. Um cenário ideal para descontrair no coração da natureza.
Se há uma coisa pela qual Marrocos sabe como fazê-lo apaixonar-se, é sem dúvida a sua deliciosa cozinha. Quer se viaje para o interior do país ou para as suas cidades costeiras, o país tem uma grande variedade de receitas que o transportarão para a sua essência mais tradicional.
Mundialmente famoso. E não é de admirar. Este prato é feito com sêmola de trigo e é acompanhado por carne de vitela, frango, peixe e vegetais. Perfeito para reabastecer a sua energia após um dia atarefado nos souks.
De todos os tipos e cores. De certeza que estará familiarizado com as panelas de barro com tampas pontiagudas. Contêm um número infinito de receitas cozinhadas com carne, peixe e vegetais. Algumas das mais conhecidas são de frango com limão e de vitela com ameixas.
Uma das escolhas favoritas dos marroquinos durante o Ramadão. A sopa Harira tem uma textura semelhante ao puré e é feita de leguminosas, carne de vitela e vegetais.
As almôndegas que lhe vão roubar os sentidos. Estas são almôndegas de carne de vitela temperadas que, em alguns lugares, também são servidas como espetada e hambúrguer, e são realmente deliciosas!
As sobremesas incluem empadinhas de kabalgazal e bolinhos de sfenj. A melhor maneira de terminar uma refeição, sem dúvida. Acompanhe estes doces com um delicioso chá.
Os souks são sempre uma boa opção quando se trata de provar a comida tradicional marroquina. Se é um amante de marisco, recomendamos o restaurante Le Jardin d'Eau em Agadir ou Taverne du Dauphin em Casablanca. Se estiver em Marraquexe, os restaurantes da praça Jemaa el Fna servem uma grande variedade de pratos populares que o irão cativar. Um dos restaurantes típicos de Essaouira é Le Taros, perfeito para provar os produtos próprios da cidade. Em Dar Tajine, em Fez, pode experimentar tajines de alta qualidade acompanhados por um espetáculo. O restaurante Darcom em Chefchaouen oferece-lhe o melhor da gastronomia marroquina num ambiente agradável e artístico.
E se gosta da atividade, veio ao lugar certo. Um dos pontos fortes de Marrocos é, sem dúvida, que é um destino muito versátil, oferecendo uma vasta gama de atividades para todos os gostos.
Marrocos é um paraíso para os amantes do surf, do kitesurf e de todas as suas variantes. Além disso, o fundo marinho das suas águas cristalinas é ideal para snorkelling e mergulho. A pesca desportiva também é permitida em áreas como Skhirat.
Jogar golfe no meio das belas paisagens naturais deste país é o sonho de um golfista. Marrocos é conhecido pelo seu grande número de campos de golfe, de todas as formas e tamanhos. Alguns deles estão localizados perto de Agadir, Casablanca e Marraquexe.
Visitar Marrocos é sinónimo de mergulhar no incrível cenário do Deserto do Saara. Quer o seu sonho seja percorrê-lo de camelo ou o conforto de uma moto-quatro, esta maravilha natural merece um lugar especial na sua lista de viagem.
Situada nas proximidades de Agadir. Esta reserva natural foi concebida para proteger e preservar a fauna do Saara. Os seus trilhos verdes irão conduzi-lo através de altas dunas, colinas e falésias.
No alto da cordilheira do Atlas, esta bela área protegida é ideal para os caminhantes. A sua extensa vegetação e a beleza dos seus caminhos fazem dela uma verdadeira joia natural que vale bem uma visita.
Esta área protegida é muito próxima de Chefchaouen e está incluída na lista de Reservas da Biosfera da UNESCO. Ficará completamente cativado pelo seu grande valor ecológico e pela sua riqueza natural.
Museus, galerias, festivais, festas populares... Marrocos tem tudo! E a melhor maneira de descobrir o seu verdadeiro espírito é envolver-se plenamente na sua agenda cultural.
Em quase todas as cidades de Marrocos é possível visitar museus dedicados à história da região. A Galeria Abdelkebir Khatibi em Casablanca e o Museu de Marraquexe oferecem exposições de artistas nacionais.
Para os amantes da arte e da arquitetura, Marrocos oferece vários museus vibrantes e excitantes, excelentes para completar uma viagem e explorar a riqueza do panorama artístico do Norte de África.
Um dos mais recentes e interessantes museus de Marrocos, o Museu Mohammed VI de Arte Moderna e Contemporânea presta homenagem aos artistas locais. Instalado num edifício branco e atmosférico com um desenho geométrico tradicional marroquino, este museu é a primeira instituição no Reino de Marrocos inteiramente dedicada à arte moderna e contemporânea, e alberga uma grande coleção de obras de artistas marroquinos e internacionais.
O Museu das Culturas Mediterrânicas da Kasbah de Tânger é uma das mais antigas instituições culturais que testemunham a riqueza e a diversidade da bacia mediterrânica. A Villa Harris Tangier foi construída no final do século XIX pelo jornalista britânico e correspondente especial do The Times, Walter Burton Harris.
O Museu Dar al Bacha (Museu das Confluências), em Marraquexe, é um museu que representa a arquitetura tradicional marroquina. Também a não perder é o Museu Yves Saint Laurent em Marraquexe, instalado num edifício de bela arquitetura, imperdível para os amantes da moda.
Tal como o Festival de Artes Populares em Marraquexe, declarado Património Cultural pela UNESCO e uma das melhores formas de mergulhar na cultura popular do país. Casablanca torna-se uma Meca para os amantes de jazz com o seu festival Jazzblanca. A cidade de Agadir acolhe um festival anual do mel, perfeito se for um amante de sobremesas.
Marrocos está a tornar-se um destino cada vez mais popular para os fãs de música, com um calendário de eventos cada vez mais emocionante. Para uma mistura energética de música e ambiente, experimente o Festival de Música Mundial de Gnaoua, que se realiza em junho na cidade de Essaouira e promove a música ancestral e a tradição do povo Gnaoua. Em Casablanca, o Jazzablanca reúne os amantes do jazz, enquanto o Festival de Música Sacra de Fez é uma experiência espiritual extraordinária, com música sacra de todo o mundo. Também pode desfrutar do Festival Mawazine de Rabat no final de maio, um festival que apresenta artistas internacionais juntamente com artistas locais e recém-chegados. Em Marraquexe, realiza-se anualmente entre setembro e outubro o Oasis Festival, um festival de música, arte e cultura eletrónica.
Marrocos tem várias áreas protegidas que estão incluídas em programas de sustentabilidade.
Inspira-te para a tua próxima viagem