A Albânia é um país situado na península balcânica que, nos últimos anos, tem ganho grande popularidade no turismo internacional. Para trás fica o seu passado comunista, que ainda hoje pode ser observado em alguns edifícios das suas ruas, os quais, no entanto, misturam-se atualmente com outros mais modernos que dão um ar diferente às suas cidades.
Dentro destas, as mais populares são Tirana, a sua capital, onde poderás conhecer de perto o que são os bunkers, hoje convertidos em museus, como é o caso do Bunk’Art 2, ou a mesquita Et’hem Bey, que apesar dos bombardeamentos se manteve em pé; ou Durrës, que é a segunda cidade mais povoada e tem uma costa cujas praias são o destino de verão de muitas pessoas, tanto locais como estrangeiras. Outros locais que valem a pena visitar são Berat e Gjirokastër, ambos Património Mundial da Unesco.
Porém, além das cidades, a natureza também tem um grande peso neste país como um bom destino balcânico. Desde as intermináveis praias com vários quilómetros de extensão, até aos seus parques, como o nacional do monte Dajti, com maravilhosas vistas para Tirana; a montanha Gamti, com vistas para o lago Bovilla, e o parque de Theth, nos Alpes albaneses, com vários lagos e cascatas.
Onde quer que vás, o que não podes deixar de experimentar é a gastronomia deste país, com nomes impronunciáveis, mas com sabores que te cativarão desde o primeiro pedaço. E para que a tua experiência fique completa, descobre a faceta noturna da sua capital.
Se gostas de conhecer os costumes culinários de cada país que visitas, não percas os pratos que deves comer na Albânia!
Melhores pratos
A gastronomia deste país caracteriza-se por ser muito variada e saborosa, por isso, sejam quais forem os teus gostos, encontrarás sempre algo do teu agrado. O byrek é o prato mais conhecido que tens mesmo de comer na Albânia. Trata-se de um pastel preparado com massa filo e que pode ter vários sabores, ainda que o mais popular seja o de espinafre. Também há de carne e de queijo gjizë.
Se vais nos meses de frio, irá apetecer-te aquecer o estômago com o creme fërgesë, uma delícia com pimentos, tomates e requeijão, ou também o tavë kosi, para recarregar as baterias, pois leva borrego, ovos e iogurte.
Para quem não come carne, o speca me gjizë é uma das várias opções, que leva pimentos de diferentes cores recheados de arroz e requeijão. E se a tua perdição é o queijo, prova o kaçkavall, um queijo típico do sul dos Balcãs, de cor amarela, salgado e que se serve assado, frito ou na salada.
Melhores restaurantes
Mas se não só queres saber quais os pratos típicos, mas também onde comer na Albânia, dispões de uma infinidade de opções por todo o país. O ideal é perguntar aos locais de onde estiveres. Contudo, há alguns restaurantes na Albânia que são muito populares, como a Granja Uka, com propostas frescas num ambiente natural, ou a Taberna Zoto, em Tirana, com carnes na brasa acompanhadas de música. Além destes, encontrarás uma grande variedade de restaurantes com comida italiana e mediterrânica.
Se procuras atividades de aventura para fazer neste interessante país, não percas estes planos para fazer na Albânia!
As atividades na Albânia vão além de visitar cidades com um contraste marcado na sua arquitetura ou pequenas vilas que nos transportam a outras épocas. Aqui, a natureza também permite desfrutar de uma multidão de programas.
Por exemplo, na capital, podes visitar o Parque Nacional do Monte Dajti, ao qual se chama a "Varanda natural de Tirana". Falta explicar que isto se deve às vistas espetaculares que terás de toda a cidade. E ainda que no topo quase não haja vegetação, no seu interior poderás contemplar arbustos e flores silvestres, e espécies protegidas, como o gato-montês, o urso-pardo ou o lobo.
Se queres fazer algo relacionado com desporto na Albânia, também a partir da capital poderás visitar a montanha Gamti e fazer caminhada. Desde o alto, irás encantar-te com as vistas para o lago Bovilla, com as suas águas de cor turquesa e a exuberante vegetação ao seu redor. Mas, se adoras a ideia de visitar cascatas e um lago de águas de um azul intenso, não percas o Parque Nacional de Theth! Faz parte dos Alpes albaneses e aqui poderás fazer diversas rotas.
Outra das excursões na Albânia que também te permitirá tomar um banho relaxante é a de Permet, no sudeste do país. As águas de Banjat e Benjës são quentes e são conhecidas pelo seu poder curativo. Para melhorar, tens as vistas para o desfiladeiro de Langaricë, que também pode ser visitado subindo entre as fontes.
E, para mais aventuras na Albânia, aproveita a oportunidade de fazer rafting no desfiladeiro de Osumi, caiaque em Porto Palermo ou atreve-te com as raquetes de neve em Tomorr.
Para conhecer a história e cultura deste país, nada como aventurares-te nestas atividades na Albânia!
A melhor forma de conhecer a cultura na Albânia, assim como a sua história, é visitar os seus museus mais importantes. O ideal para isso é o Museu de História da Albânia, situado na praça de Skanderbeg em Tirana. É, de facto, o mais importante de todo o país. Aqui poderás conhecer toda a evolução da Albânia desde a pré-história até ao fim do comunismo.
E este sistema político leva-nos diretamente a outro museu de destaque, o Bunk'Art 2. Diferente dos habituais, este museu é subterrâneo e foi, outrora, um refúgio antiaéreo, concretamente durante os anos 80. No interior verás 19 salas onde são apresentadas fotografias, vídeos, documentos e outras peças que vão desde a criação da Gendarmerie em 1912, até às técnicas de escuta e as torturas da Sigurimi, a agência de polícia secreta da Albânia. A esta pertencia o edifício do museu Casa das Folhas, e recomenda-se a sua visita antes do bunker para compreender melhor a sua história.
Para te distraíres depois de tanta intensidade, o lazer na Albânia também conta com várias propostas. Visita os seus teatros e salas de exposições, e consulta a agenda local para saberes o que se passa onde quer que estejas, ainda que a capital seja sempre o lugar onde irás encontrar mais ambiente. E para o turismo ativo na Albânia, Tirana também é o local onde poderás encontrar a principal oferta de bares e espaços de vida noturna, por ser a cidade mais internacional de todo o país.
Documentação
Para a entrada de cidadãos europeus na Albânia, um passaporte ou bilhete de identidade com uma validade mínima de 3 meses é suficiente. As outras nacionalidades devem consultar os requisitos na Embaixada Albanesa.
Moeda
A moeda oficial é o lek albanês, que está dividido em 100 quindarkë (1 euro = aproximadamente 121 lek), embora o euro seja aceite na maioria das lojas, restaurantes, estabelecimentos turísticos, etc. Os cartões de crédito são geralmente aceites, excepto em pequenas lojas ou áreas não habituadas a turistas.
Inspira-te para a tua próxima viagem