Viagens a México
Pela sua localização geográfica, o México é um país privilegiado ao ser banhado tanto pelo mar das Caraíbas como pelo Oceano Pacífico, o que permite que a sua costa desfrute de uma ampla variedade de praias que se adaptam a todos os gostos. Difícil vai ser escolher a área para a qual viajar!
Por um lado, o Caribe Mexicano engloba uma ampla variedade de destinos, os quais competem entre si em termos de beleza. Praias paradisíacas de areia branca, fina e suave; águas turquesa que permitem observar o que o rico fundo marinho esconde; selva tropical, cenotes e lagoas onde pode descobrir as maravilhas da natureza e ilhas para se perder longe da civilização. Na NewBlue, queremos estar ao seu lado durante a sua inesquecível experiência de viagem!
Contudo, além de toda esta riqueza natural, este destino turístico tão requisitado oferece ao viajante uma excelente oportunidade para conhecer a sua história e cultura. O peso da civilização maia surge evidenciado em muitos espaços. Por exemplo, nos centros arqueológicos, nos templos e nas ruínas, que surpreendem pela sua perfeição arquitetónica, como o Castelo de Kukulkán em Cancún ou as muralhas de Tulum.
O Caribe Mexicano está situado a sul do México e engloba uma parte da península de Yucatán e o estado de Quintana Roo. No seu interior, tem ao seu dispor uma enorme variedade de opções à sua escolha, sendo o principal destino turístico para viajantes de todo o mundo.
Cancún, com a sua incomparável oferta hoteleira na primeira linha de praia; Isla Mujeres, uma área natural que esconde um museu sob as suas águas; Cozumel, a ilha dos recifes de coral; a Riviera Maya, com 120 quilómetros de costa; Tulum, o "pueblo mágico", ou Bacalar, que se destaca pela sua Lagoa das sete cores. Viajar para o Caribe Mexicano é uma fonte inesgotável de beleza e lugares remotos a descobrir.
Porém, a beleza deste maravilhoso país não se situa apenas na costa este. Na outra costa, propomos dois destinos que cativam qualquer pessoa assim que chega: Puerto Vallarta e Los Cabos.
Em Puerto Vallarta, na costa do Pacífico, também encontra praias de areia fina e clara, com fileiras de palmeiras ao fundo. A diferença é que, ao invés de se banhar num mar, vai ter antes a imensidão de um oceano. Não perca praias como Colmitos, Yelapa ou Sayulita! Perfeitas para praticar desportos aquáticos, para passear pelo Malecón ou para desfrutar dos pores do sol na Zona Romântica.
Los Cabos faz parte do estado da Baixa Califórnia do Sul e é outro dos destinos turísticos mais importantes no México. Pode não lhe parecer tão familiar como o Caribe Mexicano, mas vai beneficiar de uma menor aglomeração com a mesma beleza que procura.
Esta área está dividida em duas partes: Cabo San Lucas e San José del Cabo, cada uma num extremo de uma estrada de 32 km. Enquanto a primeira é uma cidade mais moderna, com centenas de opções para sair e dançar ou fazer compras, a segunda mantém-se mais fiel às suas raízes. Se quiser tirar a foto perfeita para as suas redes sociais, visite El Arco, uma formação rochosa natural a uma curta distância da Playa del Amor.
Se depois de tanta praia lhe apetecer visitar o interior, a Cidade do México está situada a mais de 2000 metros de altura e oferece-lhe algo completamente diferente. É uma das cidades mais densamente povoadas e mais animadas do mundo inteiro.
Embora seja desprovida de praias, tem muitos outros pontos de interesse. Destaca-se o seu centro histórico, mas também o verde da natureza, onde pode visitar espaços abertos e restos de ruínas maias. Se gosta de absorver a cultura, visite os bairros, dance um mariachi nas praças ou deguste a gastronomia. Não precisa de praias paradisíacas para se encantar com um destino de viagem!
Se tem curiosidade em saber o que comer no México, podemos dizer-lhe que não vão faltar opções. No entanto, tratando-se de uma zona banhada pelo mar, o peixe e marisco ocupam frequentemente um lugar de destaque em qualquer menu. Desfrute de uma gastronomia repleta de sabor!
A comida típica do México aposta sempre naquilo que o mar oferece. Desta forma, o ceviche de camarão ou de caracol marinho é um dos pratos mais populares. Como acompanhamento, não há nada melhor do que uma michelada bem fresca. Juntamente com o ceviche, o peixe à Tikin Xic é outro dos pratos habituais nos menus. Uma receita yucateca na qual o peixe é preparado na brasa e é servido com urucueiro e laranja-azeda.
Para aqueles que preferem carne, o churrasco misto não desilude, frango grelhado com quesadilhas, bife do vazio e guacamole. Ou também o huarache com bife do vazio, uma carne da região do diafragma. Outra comida típica do Caribe Mexicano e do país em general servida com feijão, queijo e molho.
Se procura algo mais leve para comer no Caribe Mexicano ou na costa oeste, os chilaquiles com molho picante são muito comuns para pequeno-almoço. Porém, pode ser demasiado forte para o seu estômago se não estiver habituado a começar o dia com pratos tão pesados. Tem também os taquitos com camarão panado, servidos com salada e tamarindo ou torradas de camarão e peixe.
O Caribe Mexicano inclui uma variedade de cidades e ilhas, pelo que as possibilidades de degustar a sua gastronomia são bastante variadas. Alguns dos melhores restaurantes são La casa del Tikin Xic na Isla Mujeres, La playita em Bacalar, El Pocito em Cancún ou o restaurante La Mission em Cozumel.
Na Cidade do México, tem o Pujol, Sud 777 ou Rosetta. Se vai viajar para Puerto Vallarta, não deixe de visitar o Café des Artistes, Fredy’s Tucan e La Palapa. Em Los Cabos, Bella California, Sunset Monalisa e Vela.
Se achava que a única coisa que podia fazer no México era bronzear-se ao sol nas suas praias mágicas, está enganado! Os desportos e as atividades de aventura nunca acabam neste lugar exótico. Planeie bem as suas férias pois as opções são infinitas e, na NewBlue, queremos ajudar a descobri-las!
Tanto nos cenotes, como nos rios subterrâneos ou nos recifes de coral, a vida submarina é muito rica neste local do mundo. Desta forma, se for amante de snorkel ou mergulho, está com sorte, pois os seus sonhos vão tornar-se realidade neste paraíso. Seja qual for a costa que escolher!
O mergulho no Caribe Mexicano inclui a espetacular oportunidade de nadar com tubarões. Devido à temperatura das suas águas, os tubarões aproximam-se delas para terem as suas crias. Com tamanhos que ultrapassam os 3 metros de comprimento, é uma experiência impressionante não adequada para todos os públicos. Se aceitar o desafio, certifique-se de que entra em contacto com profissionais certificados!
Por outro lado, em Puerto Vallarta, pode nadar com golfinhos, mantas e peixes multicoloridos, bem como contemplar a população de leões marinhos cada vez mais abundante. Em Los Cabos, também pode nadar com tubarões-baleia e praticar uma variedade de desportos aquáticos entusiasmantes.
Porém, além de todas estas criaturas, também pode visitar cavernas com uma vida submarina muito rica. Devido às caraterísticas do terreno de Quintana Roo, ao invés de rios, formam-se cavernas; todo um tesouro para explorar.
Fora de água, também tem opções de aventura em Los Cabos, Puerto Vallarta e Cidade do México. O Skydive é uma das favoritas; uma queda livre desde as alturas que lhe permite contemplar uma insuperável vista panorâmica do mar das Caraíbas. A tirolesa também tem muitos fãs; consiste em deslizar por cordas de um lado para o outro em espaços naturais como ravinas, lagoas e, inclusivamente, sobre o mar. Já sabe o que fazer no México!
Em Puerto Vallarta, os todo-o-terreno são populares para percorrer a natureza e descobrir tudo o que o seu interior alberga, como nas florestas tropicais ou na selva da Sierra Madre.
Se procura adrenalina, a Cidade do México tem opções de desportos radicais, como rappel, escalada, canoagem, trekking e uma ampla panóplia de propostas que lhe vão ocupar todo o tempo de férias.
Além das praias e dos cenotes, as atividades no México não ficam por aqui. Neste destino, ainda se sente a presença da civilização maia, visível ainda hoje nas zonas arqueológicas, nas ruínas, nos templos e nos museus. Contudo, além de saber mais sobre esta civilização, há muitas outras opções de lazer nesta região!
Não podemos falar das atividades no México sem mencionar a cultura maia. Por toda a península de Yucatán e de Quintana Roo, pode contemplar inúmeras ruínas fascinantes. Destacamos El Castillo ou o Templo Kukulcán, em Chichen Itzá, ou a zona arqueológica de Tulum, situada junto à costa e de uma beleza incomparável.
Além da cultura maia, a própria natureza oferece-lhe diferentes planos de lazer, com parques aquáticos e santuários de animais. Um dos mais conhecidos é o Xcaret, com golfinhos e um borboletário.
No que diz respeito ao lazer no turismo no México, são organizadas diversas festas e eventos, tanto de dia como de noite. Tanto nas mesmas praias como nos bares, restaurantes e clubes, seja no Caribe Mexicano como em Puerto Vallarta ou em Los Cabos. Carnavais, festivais de música, artes das Caraíbas ou com temáticas relacionadas com a natureza.
Seja qual for a altura do ano em que vai viajar, as atividades no México nunca terminam. É uma oportunidade para absorver a cultura e as tradições deste país, mas também para se deixar envolver num ambiente festivo onde não faltam motivos para festejar.
Para os cidadãos portugueses com uma estadia inferior a 180 dias, é necessário um passaporte válido que cubra toda a estadia (não é necessária uma validade mínima), bem como um bilhete de regresso. A TAXA DE PARTIDA ESTÁ INCLUÍDA NO PREÇO DA VIAGEM. Os cidadãos de outras nacionalidades devem consultar os requisitos de entrada na Embaixada do México.
Imposto sobre o Saneamento Ambiental: Nos municípios de Solidaridad, Benito Juárez, Tulum e Isla Mujeres (Quintana Roo), este imposto local deve ser pago directamente no hotel. O custo é: em hotéis no Município de Solidaridad: cerca de 32 pesos mexicanos (aprox. 1,70 Usd) por quarto por noite, em hotéis no Município de Benito Juárez: cerca de 73 pesos mexicanos (aprox. 4 usd) por quarto/noite e em hotéis no Município de Isla Mujeres/Costa Mujeres: cerca de 32 pesos mexicanos (aprox. 1,70 Usd) por pessoa por noite.
Imposto sobre Direito de Aproveitamento de Bens de Dominio Público:
O estado de Quintana Roo aplica uma nova taxa obrigatória de 244 pesos (aproximadamente 11.77 Usd) aos visitantes estrangeiros com mais de 4 anos de idade. Esta taxa deve ser paga ao sair do país.
(Todos os impostos ou taxas locais estão sujeitos a alterações sem aviso prévio).
A moeda oficial é o peso mexicano que é dividido em 100 cêntimos (1 euro equivale a aproximadamente 25 pesos). Recomenda-se trazer euros e trocar pela moeda local no seu destino. A maioria dos cartões de crédito são aceites em qualquer loja.
A diferença horária em comparação com Portugal é menos de 6 horas no verão e menos de 5 horas no inverno.
Todos os cuidados de saúde são privados, uma vez que não há acordo com a Segurança Social mexicana. Se precisares de tomar medicamentos regularmente, é aconselhável trazê-los de Portugal, para além dos medicamentos básicos, devido ao seu custo elevado. Recomenda-se repelente para os mosquitos, protetor solar e consumir sempre água engarrafada.
Quase todos os hotéis têm 220 volts de eletricidade, embora a rede nacional seja de 110 volts. Não te esqueças de um adaptador de ficha plana.
O clima nas Caraíbas mexicano é um clima semi-tropical com uma temperatura média entre 25o e 30oC, para que possas desfrutar da praia em quase qualquer época do ano. No verão pode chegar aos 34oC.
Um dos pratos mais famosos da cozinha yucateca é o "cochinita pibil", que é carne de porco marinada em achiote, envolta em folhas de banana e cozida em forno de terra. É geralmente servido com tacos acompanhados de molho habanero chile, cebola vermelha e laranja. A bebida alcoólica por excelência é tequila, mas também há a "michelada" composta por cerveja local gelada com limão, sal, tabasco e algum outro tempero.
A arte mexicana é muito característica com os seus crânios e outras figuras representativas da cultura maia. O autêntico cacau mexicano que é produzido à mão e a partir do qual muitos itens como cremes corporais, sabonetes, etc. são feitos e, claro, tequila, a sua bebida mais popular a nível internacional.
As Caraíbas estão, em determinados momentos, a ser afetadas por uma alga marinha, sargaço, que é totalmente inofensiva para os humanos, mas que pode ser incómoda pelo cheiro e densidade. Trata-se de um fenómeno natural e a sua chegada à costa depende das correntes marinhas. Os hotéis trabalham na sua contenção, assim como na limpeza diária das praias.
Os hotéis têm geralmente uma cama king size ou duas camas de casal. A ocupação máxima dos quartos é de 4 pessoas, dependendo do estabelecimento, que devem utilizar as camas existentes no quarto, uma vez que não há possibilidade de incluir camas extra.
Inspírate para tu próximo viaje