Cabo Verde é maravilhoso, disso não há dúvida! Basta olharmos para um folheto turístico sobre o arquipélago e contemplarmos as belas fotografias para ficarmos irremediavelmente rendidos.
E se pensarmos no clima tropical, nas praias de areia branca e águas cálidas, nos trilhos de montanha, nas paisagens idílicas, no património cultural, na alegria com que o povo recebe o visitante, nos sabores e cheiros da gastronomia local e nos sons da morna, facilmente concluímos que este é um destino a não perder.
São dez ilhas e oito ilhéus que constituem Cabo Verde, arquipélago situado no Atlântico. No grupo de ilhas do norte, destacam-se a do Sal, Boa Vista e São Vicente, sendo a Ilha do Sal a mais visitada. Nas ilhas do sotavento, destaca-se a Ilha de Santiago, onde se situa a capital, Praia, e a Cidade Velha, cidade que está na origem da cultura cabo-verdiana e classificada como Património da Humanidade.
Este é um arquipélago feito de contrastes que cativa por uma diversidade de motivos. Em Santo Antão, percorra os trilhos e visite uma fábrica de produção de grogue. Em São Vicente, esperam-no noites animadas e uma subida ao Monte Verde. Descubra Mindelo e a homenagem a Cesária Évora feita pelo artista português Vihls. A pequena ilha de Santa Luzia, desabitada, é uma reserva natural riquíssima em fauna marinha. Em São Nicolau, poderá mergulhar nas águas ricas em titânio e conhecer Carbeirinho, uma das 7 Maravilhas de Cabo Verde. Na Ilha do Sal, mergulhe nas praias de areia branca e águas cálidas, visite as Salinas de Pedra Lume, a Buracona e o molhe de Santa Maria. Na Boa Vista poderá desfrutar das suas belas praias, observar baleias, visitar Sal-Rei e o Deserto de Viana. Na Ilha de Maio são pontos de interesse as praias desertas, as tartarugas e as Salinas de Porto Inglês. Na Ilha de Santiago vale a pena descobrir a antiga capital, Cidade Velha, visitar o Forte Real de São Filipe, que o espera no topo de um penhasco e o campo de concentração do Tarrafal. A capital, Praia, situa-se numa zona elevada e possui umas vistas fantásticas para o mar. Na Ilha do Fogo não pode deixar de subir ao pico mais alto de Cabo Verde e provar o vinho que brotou da lava. Na pequena ilha de Brava, contemple o panorama a partir dos miradouros e mergulhe nas piscinas naturais de Fajã da Água. Além do sol e da praia, da natureza e da aventura, a cultura cabo-verdiana – arte, literatura, música e gastronomia - é mais um importante motivo para visitar Cabo Verde.
As fotos não mentem. Praias de areia dourada, um mar azul-esverdeado lindíssimo e paisagens paradisíacas 365 dias por ano! O clima ameno durante quase todo o ano tornam-nas muito apetecíveis. Mergulhe nas melhores águas do arquipélago e crie memórias inesquecíveis.
A Praia de Santa Mónica, na Ilha da Boa Vista, é um destino imperdível para quem procura uma praia de beleza indescritível. E os 18 km de extensão do areal são ideais para uma caminhada relaxante à beira-mar. Para chegar a este paraíso situado no sudoeste da ilha, pode ir de jipe, pick-up ou moto 4x4.
Na Ilha do Sal, destacam-se a Praia da Ponta Preta e a incrível Buracona. As águas agitadas da primeira são ideais para quem é fã de surf ou windsurf. Nesta ilha não pode perder um mergulho na incrível Buracona, também conhecida como “Olho azul”, uma das atrações mais famosas do Sal. Nesta pequena baía, situada no noroeste da ilha, a cerca de 5 km do norte da vila de Palmeira, encontra uma caverna subaquática natural, resultado de milhares de anos de erosão e atividade vulcânica. Entre as 10h e as 13h durante todo o ano, a luz do sol reflete-se no fundo da água, sendo possível ver uma porção turquesa a brilhar intensamente dentro da caverna.
Na Ilha de Maio, vale a pena visitar a Praia do Porto Inglês, não só pela beleza da praia, mas também pela oportunidade de poder assistir em conjunto com a população local à chegada dos pescadores quando estes regressam da pesca nos seus característicos barcos de madeira.
Em São Vicente, talvez a ilha mais carismática do arquipélago, perto de Mindelo, não perca a Praia da Laginha, um pouco mais longe, a Praia do Calhau, Salamansa e a baía da Praia Grande, onde encontra uma piscina natural com vistas para o sopé do vulcão.
Em Cabo Verde, os apreciadores de praias, podem ainda dar um mergulho terapêutico nas águas ricas em titânio da praia na Ilha de São Nicolau ou mergulhar nas bonitas piscinas naturais de Fajã da Água, na ilha de Brava.
Quando se fala em cultura, pensa-se também, como é óbvio, na gastronomia. Cada destino distingue-se por sabores únicos que passaram de geração em geração. Cabo Verde dispõe de uma diversidade gastronómica. Em Cabo Verde poderá descobrir sabores deliciosos típicos da gastronomia crioula.
A fruta, o peixe, a galinha e o feijão são alguns dos elementos principais. São muito comuns os pratos de peixe ou marisco, preparados das mais diversas formas. Pode degustar lagosta, perceves, lapa, búzio, atum fresco em caldeirada, cebolada ou grelhado.
Não perca o prato mais conhecido e apreciado, a cachupa, elaborada com carne (cachupa rica) ou peixe (cachupa pobre), feijão e milho estufados, por vezes servidos com legumes cozidos. O cuscuz com queijo é outro pitéu típico. Outro prato característico que deve mesmo provar é o modje, típico de São Nicolau, que é um ensopado de cabrito.
Os crioulos não dispensam a comida de rua. Por isso, se quiser experimentar, procure as vendedoras ambulantes e prove os rissóis, pastéis, torresmas e carne assada.
A fruta também tem um papel importante na mesa cabo-verdiana. Bananas, mangas, papaias são comuns e, por vezes, são usadas para fazer deliciosos sumos naturais e batidos. Também poderá encontrar outras frutas como a calabaceira, azedinha e a tambarinha. Na Ilha do Fogo também há uvas típicas.
Para terminar, nada melhor do que "kuzas doci" (coisas doces). Doces de mancarra (amendoim), leite, papaia e coco, pudins, bolos, “donetes” ou cuscuz com mel são algumas das especialidades.
As características das ilhas proporcionam as condições adequadas para a prática de várias atividades ao ar livre, em contacto com a natureza e tendo como pano de fundo cenários tropicais incríveis.
Os amantes da natureza e de aventura dispõem de diversos trilhos que lhes permitirão explorar aldeias e montanhas.
Em Santo Antão desafie-se e escale as montanhas de Santo Antão. Durante o percurso surpreenda-se com os paraísos rurais que as montanhas e a vegetação tropical escondem. Uma caminhada pelo trilho da Ribeira do Paúl, em Santo Antão, é outra experiência a não perder!
E para ver as vistas incríveis na Ilha da Boa Vista, suba ao ponto mais alto, o Pico D’Estância, e deslumbre-se com os contrastes da ilha. Além das dunas, poderá contemplar o Deserto de Viana, um Saara em miniatura.
Cabo Verde é de origem vulcânica e os seus vulcões apresentam atividade eruptiva cíclica. O vulcão do Pico do Fogo é a montanha mais alta, com 2829 m de altitude. Uma caminhada guiada até ao cume de um vulcão é uma daquelas atividades memoráveis! Em São Nicolau, vá à descoberta do parque natural de Monte Gordo.
Kitesurf, windsurf, pesca desportiva, sup, surf e mergulho são alguns dos desportos, hoje em dia bastante comuns, que poderá realizar na água.
Cabo Verde é um destino muito procurado para a prática do mergulho. A temperatura da água agradável durante todo o ano (23°no inverno e 29° no verão), a excelente visibilidade até 30 metros de profundidade e as inúmeras espécies de peixes tropicais tornam o arquipélago um destino de eleição. Na Ilha do Sal, um dos destinos mais procurados, é possível avistar tartarugas, raias e peixes, alguns dos quais habitam naufrágios históricos.
No que respeita ao Surf, as águas agitadas oferecem as condições ideais para apanhar as ondas. Se procura boas ondas no Oceano Atlântico, alguns dos destinos cabo-verdianos incontornáveis para a prática do surf, são a Ilha do Sal, Boa Vista, Santiago e São Vicente.
O passado colonial ainda é visível nas mais diversas formas. A simbiose da cultura portuguesa e das tradições africanas deu origem a um vasto património cultural.
A história, cultura e tradição esperam por si em Cabo Verde. Visite, por exemplo, as duas maiores cidades do arquipélago, Mindelo, na Ilha de São Vicente, e Praia, na Ilha de Santiago. Ainda em Santiago é imperdível a visita à mítica Cidade Velha, berço da nação crioula.
O clima ameno e o estilo de vida do povo convidam a animados eventos ao longo do ano, nos quais a dança e a música não faltam. Assista aos desfiles animados com música, dança e cor do Carnaval! O Carnaval mais icónico é o de Mindelo, na Ilha de São Vicente.
No Mindelo poderá ouvir música ao vivo em bares, discotecas e até na rua, por exemplo, na Praça Amílcar Cabral. A ilha acolhe eventos de referência internacional, como o Festival de Música da Baía das Gatas e o Mindelact, evento ligado ao teatro e artes cénicas. O primeiro decorre anualmente desde 1984 na Baía das Gatas, baía natural situada a 10 km da cidade do Mindelo, e conta com a presença de artistas e bandas nacionais e estrangeiros, predominando os ritmos africanos. O Festival Mindelact teve a sua primeira edição em 1995 e é o principal evento teatral de Cabo Verde.
À cultura já existente, soma-se uma mais recente e em crescimento, basta pensar na arte urbana visível nas paredes das cidades. O mural de Cesária Évora, da autoria do português Vihls, na cidade de Mindelo, é um dos mais conhecidos e um bom exemplo da arte urbana em Cabo Verde.
A capital, Praia, oferece um programa cultural importante. Depois de passear pelo Plateau, pelo bairro histórico e pelo Mercado Central, onde poderá ficar a conhecer os panos tradicionais e o artesanato cabo-verdiano, escolha um dos restaurantes ou bares e saboreie os pratos típicos enquanto ouve os sons quentes da morna.
Para cidadãos da União Europeia e nacionalidades não restritas é necessário um passaporte com uma validade mínima de 6 meses a partir da data de partida do país. A taxa de segurança do aeroporto (TSA) está incluída no preço da viagem (30 euros).
O governo de Cabo Verde cobra uma taxa turística de 2,50€ por pessoa por noite a ser paga no hotel.
Inspira-te para a tua próxima viagem