Viagem a República Dominicana
Se alguma vez sonhou em estar numa praia perfeita, com o som das ondas do oceano a acariciar os seus ouvidos e a areia fina e macia a acariciar os seus pés, agora pode realizar os seus sonhos com um voo para a República Dominicana. O paraíso existe!
Caso não saiba onde fica a República Dominicana, esta localiza-se na parte central das Índias Ocidentais, o que lhe confere uma vantagem adicional. A sua costa infinita é banhada tanto pelas águas do Mar das Caraíbas como do Oceano Atlântico, tornando-o um local perfeito para desportos aquáticos como o mergulho, snorkelling e o surf.
Mas embora as praias sejam a principal atração, há outras coisas a fazer neste belo país para preencher os seus dias. O centro histórico da capital, Santo Domingo, é um Património Mundial, com casas coloniais, joias arquitetónicas e extensos jardins para passear.
Para aqueles que preferem permanecer na natureza, uma visita ao Parque de los Haitises é uma obrigação, com um ecossistema onde coexistem inúmeras espécies e que se tornou o cenário de filmes como o Parque Jurássico. A baía de Samaná também recebe uma multidão de visitas, mas sem dúvida a mais notável é a das baleias corcundas e das suas crias. E se quer realmente apaixonar-se por um lugar único, não se esqueça de visitar La Romana.
E como informação útil ao reservar os seus voos, a melhor altura para viajar é entre dezembro e abril, que é a estação seca. Em relação ao tempo na República Dominicana, a diferença em relação à Espanha é de cinco horas no Inverno.
Para compensar todo o sol e as inúmeras atividades que pode fazer neste destino, precisa de recarregar as suas baterias, e que melhor maneira de o fazer do que com a cozinha local! Descobrir o que comer na República Dominicana.
A cozinha deste país, como a das Caraíbas em geral, é o resultado da combinação do sabor indígena com o espanhol, o fruto da colonização, e o africano, trazido pelos escravos. Esta fusão deu origem a pratos como a Bandera Dominicana, o símbolo do país, que é preparado com arroz branco, feijão vermelho e frango ou carne de vaca.
Sancocho é outro clássico, que é preparado especialmente em ocasiões especiais. É um guisado com carne, legumes e tubérculos, acompanhado de arroz. Outros pratos que também deve provar são mangú, um puré de banana verde; yaniqueques, uma espécie de massa recheada, ou habichuelas con dulce, cujo nome diz tudo.
Mas para além de conhecer os pratos locais, é preciso saber onde comer na República Dominicana. Embora as opções sejam ilimitadas e se estendam para além da cozinha local, existem alguns restaurantes na República Dominicana que gozam de uma excelente reputação.
Em Santo Domingo, destaca-se o Laurel, com excelente serviço, e o restaurante Don Pepe, com mais de cinco décadas de pratos surpreendentes. Em La Romana há La Grasa, com vista para o mar e onde também se pode dançar. Se for a Punta Cana, visite o SBG Punta Cana, com um menu variado e preços acessíveis, ou Playa Blanca, literalmente na praia e com a opção de comer a sua refeição nas redes.
Se pensa que este destino tem tudo a ver com deitar-se na areia e absorver o sol, então perdeu o ponto deste incrível país! Não terá tempo para tudo o que há para fazer na República Dominicana.
O que fazer na República Dominicana? Atividades de aventura e desportivas
Para aqueles que gostam de ocupar o seu tempo com atividades de aventura e entretenimento, este destino não desilude. Só nas suas costas, tem a oportunidade de praticar uma multiplicidade de desportos aquáticos.
O surf pode ser praticado a todos os níveis nas praias do Rio San Juan ou na península de Samana, ou claro, na zona turística de Punta Cana. Para mergulhar tem muitas opções, pois pode ver recifes de coral e espécies exóticas em quase todo o lado, uma das melhores atividades na República Dominicana!
Mas o desporto na República Dominicana não é apenas uma questão de desportos aquáticos. Também vai adorar caminhadas, especialmente na Cordilheira Central, onde o pico mais alto fica a pouco mais de três mil metros acima do nível do mar. Florestas, rios e riachos esperam por si. E se preferir uma boa dose de aventura na República Dominicana, pode optar pela canoagem e deslizar por escorregas naturais e saltar por cima de quedas de água.
E para aqueles que não podem passar sem uma bicicleta de montanha, há excursões na República Dominicana que combinam uma zona de ciclismo com uma viagem fluvial. Algumas das trilhas mais notáveis são o Parque Nacional El Choco ou o rio Yásica.
Para além de praias e desportos de aventura, as atividades na República Dominicana têm também um lado mais cultural. Neste país, como no resto das Caraíbas, há uma paixão pela música e pela arte em geral que permeia a atmosfera. Tire o máximo partido da sua viagem!
Uma das festas mais populares e ansiosamente aguardadas no país é o carnaval. Uma das mais importantes é a que tem lugar na capital de Santo Domingo durante os meses de fevereiro ou março, embora se não se encontrar nesta zona, esteja organizada em praticamente qualquer localidade.
O Dia da Independência é também celebrado em fevereiro, para ser mais preciso, no dia 27. Nesta data, toda a cidade toma as ruas, organiza um desfile e concertos, que são acompanhados por fogos de artifício.
A cultura na República Dominicana também pode ser apreciada através dos seus museus, com uma grande variedade de temas, desde a conquista e a perda dos seus costumes aborígenes até à arquitetura que resultou da conquista e, claro, da arte.
Para entretenimento na República Dominicana, não perca o programa de concertos e teatro. A música de jazz não é apenas tocada ao vivo numa multiplicidade de locais, mas também são organizados festivais de jazz com artistas dominicanos e internacionais.
E por ser um destino turístico tão popular, há sempre um lugar para ir dançar. E para os entusiastas do jogo, encontrará casinos em quase todas as esquinas da República Dominicana - mil e uma opções para o turismo ativo!
Para os cidadãos portugueses com uma estadia inferior a 30 dias, é necessário um passaporte válido com uma validade mínima de 6 meses a partir da data de entrada, bem como um bilhete de regresso. Um cartão de turista deve ser preenchido durante o voo ou na chegada. As taxas de entrada e saída estão incluídas no preço da viagem. Os cidadãos de outras nacionalidades devem consultar os requisitos de entrada na Embaixada da República Dominicana.
À chegada ao país, o formulário de migração e alfândega deve ser apresentado. É obrigatório processá-los online em: https://eticket.migracion.gob.do
A moeda oficial é o peso dominicano, que está dividido em 100 cêntimos (1 euro equivale a aproximadamente 69 pesos). Recomenda-se trazer euros e mudar no destino para a moeda local.
A diferença horária em comparação com Portugal é menos de 5 horas no verão e menos de 4 horas no inverno.
É aconselhável trazer repelente de mosquitos, protetor solar e beber sempre água engarrafada. Não há acordo com a Segurança Social Dominicana, por isso os cuidados de saúde são privados. No caso de necessitares de medicação habitual, recomenda-se trazeres de Portugal, bem como medicamentos básicos dado o seu custo elevado no destino.
Inspira-te para a tua próxima viagem