
Vitoria-Gasteiz
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Vitoria-Gasteiz
Descobrir Vitoria-Gasteiz
Vitoria-Gasteiz significa espaços verdes, tantos que foi nomeado Capital Verde da Europa e recebeu a certificação internacional de Turismo Responsável da Biosfera como destino turístico sustentável. Para conhecer estas áreas naturais, deve dirigir-se ao chamado Anillo Verde, que inclui seis parques diferentes, perfeitos para caminhar ou andar de bicicleta.
Se gosta de desporto, não faltam opções para caminhadas, mas se preferir algo mais aventureiro, experimente a descida de desfiladeiros, e se quiser descobrir os tesouros escondidos desta região, mergulhe nas suas cavernas.
Para aqueles que permanecem no centro desta cidade medieval, as praças são os principais pontos de interesse, tais como a Plaza Vieja, a Plaza del Machete ou a Plaza Nueva. Em todas elas encontrará edifícios e monumentos importantes, tais como a Câmara Municipal, o monumento à batalha contra Napoleão ou o palácio de Villa Suso. Mas entre todos estes lugares, o que realmente se destaca é a Catedral de Santa Maria, que está frequentemente envolvida em obras de restauração devido aos seus problemas estruturais.
Se quiser saber mais sobre a história do povo basco e a sua cultura, a sua primeira opção é absorver algum conhecimento nos seus museus, tais como os Museus de Belas Artes e Arte Contemporânea, ou o Museu de Arqueologia. A segunda proposta é de provar a deliciosa gastronomia basca, na qual existe uma abundância de produtos locais, tais como feijões e caracóis, que são combinados com as melhores carnes e peixes e acompanhados por vinhos locais, pois também aqui existe um compromisso com a viticultura.
O que ver

Se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo durante a sua visita a este destino, tome nota das coisas a ver em Vitoria-Gasteiz!
Catedral de Santa María
Vitoria é uma cidade medieval e a sua catedral está situada mesmo no centro histórico. É um templo gótico que também é conhecido como a Catedral Velha e pode ser visitado no interior com um guia.
Plaza de la Virgen Blanca
Também conhecida como Plaza Vieja, é o epicentro da cidade e, portanto, outro dos lugares que se tem de ver em Vitoria-Gasteiz. Para além do monumento à batalha contra Napoleão, as varandas das fachadas brancas são impressionantes. A partir daqui, recomendamos-lhe que vá também para a Plaza Nueva, onde se encontram os Paços do Concelho.
Plaza del Machete
Outra praça que vale a pena visitar é a do Machete, a uma curta distância da anterior. Não só para contemplar o machete na igreja de São Miguel, mas também para o seu pórtico, a rua Arguillos de Vitoria ou o palácio de Villa Suso.
Ruas do centro histórico
A cidade velha preserva o traçado medieval em forma de amêndoa e as ruas ainda ostentam os nomes dos ofícios dos artesãos. Para além de belas ruas como a Cuchillería, destacam-se a Casa del Cordón e os palácios Escoriaza-Esquivel e Montehermoso.
Anillo Verde
Se gosta de parques, aqui não há apenas um, mas cinco para ver em Vitoria-Gasteiz. Embora estejam um pouco afastados do centro, é interessante visitá-los, pois é graças a eles que esta cidade é a Capital Verde Europeia. Mas se não tiver tempo, o parque da Florida é o lugar para ir.
Catedral Nova
E se chegar ao parque da Florida, aproveite a oportunidade para visitar a Catedral Nova. De estilo Neo-Gótico e construída para fornecer uma igreja sem os problemas estruturais da antiga.
O que comer

A gastronomia basca é um imperativo e é preciso conhecê-la a fundo para se conhecer a cultura da região. Estes são os pratos típicos a comer em Vitoria-Gasteiz!
Os melhores pratos
Esta comunidade autónoma carateriza-se pelo número de culturas cultivadas no seu território, que conferem um sabor especial à sua gastronomia. Feijões, batatas, óleo ou queijo são alguns exemplos. Os legumes são a base da maioria dos pratos comidos em Vitoria-Gasteiz, pois eram um alimento barato, mas com muita energia, o que permitiu à classe trabalhadora suportar os dias de trabalho. São utilizados para preparar o cocido vitoriano, que inclui feijão, grão-de-bico e vários vegetais, tais como cenouras, couve ou repolho, e carnes como chouriço ou entrecosto. Outro prato são as favas à vitoriana.
Entre os legumes, cardo e borragem são utilizados para as calderetas, embora também sejam utilizados legumes sazonais e sejam acompanhados por caracóis ou caranguejos. De facto, os caracóis são outro prato para comer em Vitoria-Gasteiz; um costume que surgiu porque eram muitos e porque se alimentavam das culturas. Também pencas ou batatas recheadas com chouriço. Durante o festival de San Prudencio, um cogumelo é utilizado para fazer ovos mexidos de Perretxikos.
Os melhores restaurantes
Se não souber onde comer em Vitoria-Gasteiz, pode sempre pedir aos habitantes locais para lhe dizerem onde ir. As nossas recomendações são La Bodeguilla Lanciego, com carnes e caracóis que seguem a tradição e excelente peixe; perretxiCo, com ar de vanguarda; Taberna Tximiso, se procura algo central e com um menu completo; The Bost, que é um dos mais populares da cidade, ou Sagartoki, um dos restaurantes de Vitoria-Gasteiz onde se pode provar a melhor cozinha basca.
Aventura e desporto

Se gosta de atividades de aventura, não perca estas coisas para fazer em Vitoria-Gasteiz!
Entre parques e trilhos, a cidade possui mais de dez milhões de metros quadrados de espaço verde. Tem a opção de ficar perto da cidade e seguir a Rota de la Senda, que passa pelo parque da Florida, o Paseo de la Senda e a Basílica de Armentia, ou pode ir para as montanhas. Algumas das rotas para fazer desporto em Vitoria-Gasteiz são a de Armentia, que o levará por uma floresta que leva até ao Monte Eskibel, cheia de faia e azinheiras; Olarizu, que inclui o seu Jardim Botânico, a subida ao monte de 709 metros de altura e o sítio arqueológico da Idade do Ferro, ou Salburua, onde para além dos carvalhos, existem lagoas com fauna nativa, como a marta europeia, em perigo de extinção, ou garças.
Se procura outras atividades em Vitoria-Gasteiz, sugerimos a descida de desfiladeiros, que o levará a explorar a descida do Leze, no Parque Natural Aizkorri-Aratz, e que tem sido considerado a melhor atividade nacional em Fitur 2021. Para mais aventuras em Vitoria-Gasteiz, aposte na espeleologia, com grutas como a de Mairulegorreta, que é a mais importante, mas também Iguaran. E se estiver à procura de excursões em Vitori-Gasteiz, vá ao Santuario de Oro zip-lines em Murgia ou ao de Egino.
Lazer e cultura

Outra faceta essencial desta cidade que deve conhecer é a sua cultura. Estas são as melhores atividades em Vitoria-Gasteiz para o fazer!
Como em qualquer outra região, os museus e centros culturais são sempre a melhor forma de abordar a cultura em Vitória-Gasteiz. Aqui, não são apenas as exposições que são de interesse, mas também os próprios edifícios.
Alguns dos museus mais notáveis são o Artium, que é o Museu de Arte Contemporânea e inclui obras locais e nacionais; o Bibat, que inclui o Museu de Arqueologia de Alava e o Museu Fournier de Naipes, que é um dos melhores do mundo; e o Museu de Belas Artes, no palácio Augustín-Zulueta, onde se podem ver peças espanholas e bascas. Outros museus incluem o da Armada, o Museu de Arte Sacra e o Museu de Ciências Naturais.
Para desfrutar das atividades de lazer em Vitoria-Gasteiz, é sempre uma boa ideia consultar a agenda cultural para se manter a par dos eventos e festas populares que se realizam durante a sua visita. Para fazer compras, o bairro medieval e o Ensanche têm um número infinito de lojas de todos os tipos, mas se quiser comprar produtos locais, visite o Mercado de Abastos ou as lojas especializadas. Outra opção são as lojas históricas ou de lembranças.
E para o turismo ativo em Vitoria-Gasteiz, não faltam bares e discotecas onde se pode conhecer o lado mais festivo da cidade. Alguns nomes proeminentes na vida noturna são La Martinica, El Reservado ou La Cantina.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.

Mad Cool Festival e Pirineos Sur arrancam com o patrocínio da Newblue.
Hoje, 10 de julho, começam dois dos festivais mais aguardados do verão: Mad Cool e Pirineos Sur. Madrid torna-se o epicentro musical com o Mad Cool Festival, que reúne mais de 100 artistas internacionais e decorre de 10 a 13 de julho. Já o Pirineos Sur, de 10 a 28 de julho no coração do Vale de Tena, oferece uma experiência irrepetível que funde música de todo o mundo com a beleza da natureza e a cultura local. Duas formas de viver a música ao vivo que marcam o calendário de festivais desta temporada.