Bem-vindo à cidade vermelha. Bem-vindo a um destino que o irá cativar completamente. Um destino tão exótico como infinito. Viajar para Marraquexe é sinónimo de beleza, cultura, aventura e, acima de tudo, amor à primeira vista. Um mundo de fantasia que começa hoje. Bem-vindo ao seu sonho. Bem-vindo a Marraquexe.
A primeira coisa que o fascinará sobre esta grande cidade são as maravilhas arquitetónicas que encontrará a cada passo. Tal como a Mesquita de Koutobia ou a famosa praça Jemaa el-Fna, declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade. Para não mencionar a sua medina mágica, declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Uma série de ruas estreitas que se cruzam, conduzindo-o através de passadiços, souks e locais impressionantes, tais como os Túmulos Saadid e a Medersa ben Youssef.
Considerada a capital turística de Marrocos e um dos centros culturais mais importantes do país, esta incrível cidade é interminável. Marraquexe é uma cidade que brilha com as suas próprias cores. Muitos chamam-lhe a cidade vermelha por causa da semelhança das suas cores avermelhadas com a areia do deserto. Os seus numerosos souks são considerados como os melhores souks de Marrocos e albergam as melhores exposições gastronómicas e artesanais do país.
Situada numa paisagem dominada pelas belas montanhas do Atlas cobertas de neve, a cidade está rodeada por encantadores espaços naturais. Tal como o Vale de Ourika, um impressionante pulmão verde que esconde cascatas, casas típicas berberes e uma pequena aldeia junto ao rio Ourika. O verde intenso desta zona contrasta fortemente com o deserto do Saara. Enormes dunas e uma brisa incessante esperam-no nos muitos passeios de camelo e quadriciclo oferecidos a partir da cidade.
Marraquexe é um lugar a manter para sempre no seu coração. Para ser saboreado a pouco e pouco. Está prestes a embarcar numa experiência única que o irá mudar para sempre. Quem visita Marraquexe, fica. Talvez não no corpo, mas a sua alma guardará sempre um pequeno pedaço da sua essência.
Mantenha a sua agenda à mão, porque Marraquexe é infinita! A cidade é o lar de maravilhas arquitetónicas que não pode deixar de visitar durante as suas férias. Aqui estão alguns dos pontos de vista obrigatórios.
A primeira visita obrigatória. Primeiro, porque é uma das maiores mesquitas da comunidade muçulmana. Em segundo lugar, porque o seu imponente minarete é um verdadeiro exemplo dos cuidados arquitetónicos da cidade. A sua altura de 70 metros faz dele o edifício mais alto da cidade e, de facto, é proibido construir edifícios mais altos do que ele. A entrada é proibida a não muçulmanos, mas as suas vistas exteriores valem bem a pena uma visita.
Um dos poucos lembretes restantes da comunidade Saadi que governou a cidade no século XVII. O espaço é encerrado por um grande muro no qual jazem os mausoléus e um belo jardim cheio de mosaicos.
Um dos cartões postais mais bonitos da cidade. Um grande lago preside estes jardins pitorescos com as montanhas do Atlas cobertas de neve ao fundo. No interior encontra-se um belo pavilhão de tons verdes, conhecido como Minzah.
Praça Jemaa el Fna
A praça mais famosa de Marraquexe. Uma joia por direito próprio. Se está nesta praça, está mesmo no coração da cidade. Durante o dia, o seu aspeto é semelhante ao de um souk, cheio de bancas de comida, sumos e barracas de artesanato. Quando a noite cai, os restaurantes da zona estendem as suas esplanadas e a praça assume um tom mais boémio.
Localizado a poucos minutos do centro, este palácio é o melhor exemplo da realeza marroquina. O seu design elegante está distribuído por 160 quartos e um grande jardim que o vizir Ahmed ben Moussa tinha construído para o seu prazer pessoal.
Ponto de acesso à medina. A grande peculiaridade é que, dependendo da estação e da hora do dia, a sua cor muda.
Um dos mais importantes bairros judeus em Marrocos. Embora hoje só lá vivam muçulmanos, este bairro costumava ter os seus próprios mercados e lojas. Localizado junto ao Palácio Real, um passeio pelas suas ruas é uma viagem fascinante para o passado.
Há tantos lugares para visitar em Marraquexe que provavelmente se pergunta quando é a hora de comer. Não se preocupe! Esta excitante cidade tem um rico menu gastronómico que fará com que o seu paladar se apaixone em muito pouco tempo.
Um tipo muito especial de almôndegas. As Koftas são feitas com carne de vaca, especiarias e vegetais. São uma iguaria deliciosa para partilhar, e alguns restaurantes até as servem como uma espetada de carne.
O borrego é uma das carnes mais populares cozinhadas nesta parte do país. O méchoui consiste num borrego inteiro grelhado, regado com molho harissa ligeiramente picante. É um dos pratos mais importantes em Marrocos e é comido com as mãos, acompanhado com cuscuz.
Imprescindível. Para onde quer que vá em Marrocos, este prato nunca faltará em nenhum menu de restaurante. É constituído por sêmola de trigo acompanhada de carne, peixe e vegetais.
Outro imprescindível de Marrocos. O tajine é cozinhado em panelas de barro decoradas com uma tampa pontiaguda. Os legumes e a carne são cozinhados neles, temperados com colorau e curcuma. Os mais conhecidos são o de frango com limão e o de vitela com ameixas.
Famosa pelo seu consumo durante o Ramadão, esta sopa tradicional tem uma textura cremosa e é feita com leguminosas, vitela e vegetais.
A melhor maneira de terminar uma refeição. Esta deliciosa sobremesa, também típica de outras regiões como a Índia e os Balcãs, é feita com uma massa recheada de nozes e banhada em mel. Não vai conseguir parar de comer!
Marraquexe tem uma grande variedade de restaurantes que lhe mostrarão o melhor da gastronomia marroquina. Este é o caso do tradicional Jemmaa el Fna, localizada na praça do mesmo nome, onde se pode experimentar comer sem talheres. O restaurante Le Marrakchi, para além de preparar receitas locais, oferece espetáculos de dança. Se gostar de jazz, o restaurante Riad Tamsna oferece pratos locais e internacionais numa atmosfera que o transportará para Nova Orleães. Nos muitos souks da cidade, também se podem provar receitas tradicionais e comida rápida.
As opções em Marraquexe são infinitas. A sua localização estratégica permite estar muito próximo de maravilhas naturais como a cordilheira do Atlas e o impressionante Deserto do Saara. Estes são verdadeiros paraísos a não perder durante as suas férias em Marrocos.
Colinas tão verdes que o irão deslumbrar, quedas de água, natureza, o murmúrio do rio... Ninguém diria que esta bela paisagem pudesse ser encontrada em Marraquexe, mas essa é precisamente a magia deste destino. Uma excursão ao Vale de Ourika dá-lhe a oportunidade de mergulhar numa paisagem natural como nenhuma outra. Ao longo do caminho deparar-se-á com casas berberes tradicionais e com a pequena aldeia de Setti Fatma, localizada nas margens do rio Ourika.
Os picos cobertos de neve das montanhas que viu na cidade rendem-se aos seus pés. O Atlas é o cenário perfeito para numerosas excursões nas quais se deparará com gargantas imponentes, tais como Ghaghia Wadi, e pequenas aldeias berberes, como Tahanaout.
No pico mais alto do Atlas, encontra-se esta área protegida de grande biodiversidade. Os seus vários trilhos e caminhos levá-lo-ão por uma das áreas mais ricas do Alto Atlas e de grande interesse para os caminhantes.
Atreva-se a descobrir o maior deserto do mundo. Viajar através do Saara é uma dessas experiências que ficarão sempre consigo. Entre as suas grandes dunas e fortalezas, entrará num cenário semelhante ao de um filme que o surpreenderá completamente. As viagens podem ser feitas por camelo ou quadriciclo.
Não há maneira de se aborrecer em Marraquexe. A cidade é um dos centros culturais mais importantes de Marrocos onde, além de albergar alguns dos mais importantes monumentos arquitetónicos, se pode visitar uma grande variedade de museus. O Festival Internacional de Cinema de Marraquexe realiza-se todos os anos e reúne alguns dos principais nomes da indústria cinematográfica marroquina.
A cidade alberga vários museus de arte marroquinos, tais como Dar Si Said. Um centro de arte construído pelos mesmos artesãos que o Palácio da Bahia, exibe várias peças de artesanato, tapetes e têxteis marroquinos. O Museu de Marraquexe expõe obras de arte temporárias nas quais o cobre e o vestuário tradicional ocupam o centro do palco. La Maison de la Photographie é uma grande exposição de fotografias antigas mostrando a evolução da cidade e a sua demografia.
O Festival de Cinema de Marraquexe é a melhor oportunidade para conhecer as estrelas do país. O festival é realizado anualmente e apresenta as produções mais representativas de cada ano. Um dos eventos a não perder é o Festival de Artes Populares, declarado Património Cultural da UNESCO, que reúne danças tradicionais, música, gastronomia e contos locais.
A cerca de 100 quilómetros de Marraquexe, fica o Parque Nacional do Toubkal. Uma área protegida com uma grande diversidade de flora e fauna. Este belo enclave é o lar das últimas comunidades berberes que mantêm um modo de vida semelhante ao dos seus antepassados.
Inspira-te para a tua próxima viagem