
Varsovia
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Varsóvia
Descobrir Varsovia
Varsóvia é uma cidade com dupla personalidade. Histórica, mas ao mesmo tempo moderna. Duas faces que se complementam de forma única e harmoniosa para surpreender o visitante a cada passo. A sua capacidade de renascer após a destruição na Segunda Guerra Mundial tornou a capital da Polónia num local admirável e digno de conhecer. Com a cidade praticamente arrasada por completo, os seus habitantes conseguiram recuperar com orgulho para dar ao mundo um exemplo de heroísmo e esperança.
Monumentos, castelos e edifícios emblemáticos voltaram à vida após um restauro minucioso. Uma forte carga histórica que transparece por toda a cidade e que se pode conhecer a fundo durante uma visita ao Museu Histórico, instalado na chamada Cidade Antiga de Varsóvia. Porém, este não é o único museu que assinala os acontecimentos vividos. O Museu Polin, dedicado à História dos Judeus Polacos, ou o Museu da Insurreição são outros que deve anotar no guia de viagem.
A cultura é parte fundamental de Varsóvia. A capital do país é sede de importantes centros artísticos, acolhendo anualmente uma variedade de eventos, como o Festival de Música Contemporânea do outono ou o certame internacional que recebe o nome de um dos seus habitantes mais ilustres, o compositor Frédéric Chopin.
Ocupando as duas margens do rio Vístula, a Polónia alberga quase uma centena de parques que oferecem aos seus cidadãos um espaço verde para respirar. O mais representativo é o Parque Real de Łazienki, onde locais e turistas se deleitam com a música de Chopin graças aos concertos ao ar livre interpretados por vários pianistas que se organizam nos meses mais quentes do ano.
Também pode vestir a pele dos antigos monarcas em Varsóvia e seguir o caminho da Rota Real que atravessa as moradas dos reis. Locais como o Castelo Real ou os Palácios do Parque Lazienki, Belvedere e Wilanow são também dos mais frequentados numa cidade onde não faltam bons restaurantes para provar a comida tradicional. O mais famoso neste momento já foi um mercado antigo, Hala Koszyki, hoje reconvertido numa zona com estabelecimentos em voga e que seduzem com novos sabores.
O que ver

Os contrastes da capital da Polónia materializam-se entre a zona mais recente e a antiga, mas também são marcados pelo rio Vístula. De um lado, a modernidade com o Centro de Ciências Copérnico ou o Parque das Fontes Multimédia, símbolos de desenvolvimento e inovação. Na outra margem, as praias urbanas, com a sua areia fina e o seu belo espaço circundante para desfrutar da natureza.
Cidade Antiga
A alma de Varsóvia é a sua Cidade Antiga, considerada Património da Humanidade pela Unesco. A coluna dedicada ao monarca Segismundo III Vasa é o principal monumento do local que acolhe também o Castelo Real e a famosa Praça do Mercado, com a sua estátua da Sereia a guardar a cidade contra as possíveis ameaças.
Rota Real
Não precisa de vestir as suas melhores roupas para descobrir como era a vida dos reis na Polónia: só precisa de se deixar levar pela Rota Real. Um percurso pelos palácios onde habitaram os monarcas do país que passa pelo Castelo Real, o Palácio Krasiński, o Parque Real de Łazienki, o Palácio Presidencial, o Palácio Wilanów, o Palácio Kazimierzowski e o Castelo Ujazdowski. A rota também inclui a Praça Piłsudski, anteriormente o pátio do Palácio Saxão destruído durante a guerra.
Palácio da Cultura e da Ciência
Visível a partir de qualquer ponto da capital da Polónia, o Palácio da Cultura e da Ciência é o edifício mais alto da metrópole. A edificação que simbolizou durante anos o socialismo é hoje o epicentro cultural com museus, teatros, cafés e sala de cinema. O seu miradouro, no 30.º andar e a 114 metros de altura, é o local ideal para desfrutar de uma vista panorâmica incrível da cidade.
Bairro de Praga
Esta parte de Varsóvia que resistiu à devastação, tal como relatado no Museu de Praga, merece uma visita. O bairro conta com templos erigidos para os fiéis católicos e ortodoxos. Assim, a Catedral de São Miguel Arcanjo e São Floriano Martír, a Igreja de Nossa Senhora do Loreto e a Igreja de Santa Maria Magdalena convivem em harmonia nesta zona repleta de altares em portais e murais artísticos que decoram as fachadas.
Museu Polin
A cultura judaica está muito presente em Varsóvia. O seu reflexo pode ser apreciado no Museu da História dos Judeus Polacos – POLIN. O centro cultural, distinguido como um dos melhores museus da Europa, percorre mil anos de convivência da população judaica na Polónia. No seu exterior, ergue-se o monumento em honra dos heróis da insurreição do Gueto de Varsóvia.
Melhores praias
.jpg)
Varsóvia possui uma série de praias urbanas onde se pode refrescar no Verão. Áreas onde se pode não só dar um mergulho, mas também desfrutar das redondezas.
Poniatówka
A praia mais popular de Varsóvia está localizada debaixo da Ponte Most Poniatowskiego. Aqui pode apanhar sol numa espreguiçadeira, praticar desporto ou fazer um churrasco.
Rusałka
Perto do jardim zoológico, a praia de Rusałka oferece uma vista excecional sobre a Cidade Velha. As instalações desportivas andam de mãos dadas com parques infantis e bares de praia. Também é possível embarcar numa gôndola e deixar-se levar por um belo passeio ao longo do rio.
Saska
A praia no distrito de Saska Kępa é uma das mais sossegadas. No entanto, não faltam atividades de lazer como um passeio de canoa ou umas churrasqueiras para preparar uma refeição suculenta.
Płyta Desantu
Esta praia pequenita está localizada no início de Port Czerniakowski, o porto do qual partem vários barcos de turismo para percorrer o rio Vístula. Há também bares e pubs na área onde se pode comer ou beber qualquer coisa.
O que comer

A cozinha de Varsóvia é surpreendentemente variada. Escolher entre o menú de sopas é muito complicado, mas não pode deixar a cidade sem provar a sopa mais típica chamada zurek, nem a sopa de beterraba nem sequer a sopa fria, chłodnik.
Os pierogis são outro dos pratos estrela. Os recheios destes pastéis famosos de massa polacos são também numerosos, desde os mais tradicionais até aos mais inovadores, bem como os mais doces.
Outras receitas típicas incluem pé de porco em gelatina, arenque em azeite, costeleta de porco panada, pyzy (bolinhos de batata com cebola e toucinho frito) e tripas.
Para sobremesa, a deliciosa torta de wuzetka recheada de creme ou o irresistível bolo de zygmuntówka feito com amêndoas, chocolate, mirtilos, natas e merengue.
Aventura e desporto

É fácil fazer exercício físico em Varsóvia. A grande maioria das praias e parques naturais da cidade tem instalações para treinar ou praticar desporto. Os entusiastas do ciclismo podem circular pela cidade à sua vontade pelas ciclovias da cidade. Há também muitos pontos de aluguer de bicicletas. Outra opção é circular ao longo do rio Vístula. Para aqueles que querem ver alguns dos pontos de referência da cidade recomenda-se a Rota do Rio Vístula ao longo da margem esquerda. Se está à procura de um itinerário no meio da natureza, é melhor escolher a Rota do Sol pelo lado direito. Para a aventura, pode fazer bungee jumping em Park Moczydło ou voar no túnel de vento de Flyspot.
Varsóvia tem também circuitos de karting, paredes de escalada e uma área gratuita de rochas para praticar Boulder. Pode até esquiar durante todo o ano no Parque Szczęśliwicki.
Lazer e cultura

A atividade cultural nunca para. O calendário de eventos começa no Inverno com o Jardim Real das Luzes no Palácio de Wilanów, que continua nos meses mais frios para oferecer um espetáculo noturno onde a música faz até as luzes dançarem.
Também se realizam festivais e concertos durante todo o ano, com ciclos especiais de Chopin, Beethoven e Mozart, mas há também concertos de todo o tipo de estilos musicais. A vida noturna encontra-se nas esplanadas do Vístula com música ao vivo, no bairro de Praga com os seus lendários pubs e clubes no centro da cidade.
Sustentabilidade

A crescente importância do turismo sustentável está também a ser sentida na capital polaca. Os seus edifícios modernos são construídos com o objetivo de minimizar o seu impacto ambiental e os seus estabelecimentos hoteleiros tentam satisfazer as necessidades dos seus hóspedes com menos repercussão sobre o património natural.
Numa cidade com extensos espaços verdes e um forte estilo de vida ao ar livre, a origem dos produtos é de particular importância. Como prova disso, temos o auge de mercados como os de Mokotów e Żoliborz, que se realizam nos fins-de-semana de Verão e onde os produtos de cultivo sustentável são os mais populares. Lugares onde os vendedores locais oferecem pratos feitos de ingredientes frescos para serem consumidos ali mesmo, no próprio local.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.

Mad Cool Festival e Pirineos Sur arrancam com o patrocínio da Newblue.
Hoje, 10 de julho, começam dois dos festivais mais aguardados do verão: Mad Cool e Pirineos Sur. Madrid torna-se o epicentro musical com o Mad Cool Festival, que reúne mais de 100 artistas internacionais e decorre de 10 a 13 de julho. Já o Pirineos Sur, de 10 a 28 de julho no coração do Vale de Tena, oferece uma experiência irrepetível que funde música de todo o mundo com a beleza da natureza e a cultura local. Duas formas de viver a música ao vivo que marcam o calendário de festivais desta temporada.