
Oslo
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Oslo
Descobrir Oslo
Oslo tem tudo. A capital da Noruega oferece a cada turista aquilo que este procura em cada momento. Pode encontrar cultura, arte, natureza, gastronomia, desporto e lazer numa das cidades mais verdes da Europa. Em qualquer altura do ano, Oslo oferece vários planos que seduzem os viajantes mais exigentes de todas as idades.
Em 2019, Oslo foi nomeada Capital Verde Europeia. Assim que entra na cidade é fácil perceber o porquê deste reconhecimento. A metrópole, atravessada pelo rio Akerselva, está repleta de belos parques e bosques frondosos. O pulmão verde da Noruega conta também com fantásticos miradouros onde é obrigatório tirar uma foto e um fiorde que alcança o centro da cidade, local para um mergulho quando as temperaturas o permitem.
Os bairros que dão vida à cidade são a sua alma: Grønland, Tøyen, Frogner, Grünerløkka, Vestkanttorget ou Majorstuen. Locais genuínos, cada um com um encanto específico e um estilo de vida muito pessoal, que testemunharam o rápido desenvolvimento que levou Oslo a captar a atenção do mundo pela sua inovação em várias áreas, como a arquitetura, a moda ou a música.
Entre os seus majestosos edifícios, autênticas obras de arte tanto no interior como no exterior, destacam-se o Museu de Arte Moderna Astrup Fearnley, a Casa da Ópera de Oslo, o Museu Nacional de Arte da Noruega ou o Museu Munch.
Oslo orgulha também de estar no topo da gastronomia com cafés e restaurantes entre os mais reputados do mundo. As últimas tendências cozinham-se em lume brando nas cozinhas dos estabelecimentos da capital norueguesa, convertendo-se no destino perfeito dos que não passam sem uma experiência culinária marcante durante a sua viagem.
O que ver

Oslo combina o melhor de uma cidade cosmopolita com a tranquilidade da natureza. Por impossível que pareça, nesta capital escandinava, pode tomar um café num dos estabelecimentos da moda, apreciar algumas das melhores obras de arte do mundo, respirar ar puro em plena natureza, fazer caminhadas, praticar desportos de aventura ou refrescar-se nas águas do fiorde de Oslo. Tudo isto no mesmo dia. Que mais se pode pedir?
Fortaleza Akershus
Nesta incrível fortaleza, encontra-se o Castelo de Akershus, o monumento em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial ou o Museu da Resistência. Um complexo medieval onde pode vaguear, sem pressas, e reviver algumas das batalhas e episódios históricos que marcaram o futuro de Oslo.
Aker Brygge
O passeio marítimo deste bairro é uma das zonas mais animadas da cidade. A qualquer hora do dia, sobretudo durante os meses mais quentes do ano, as esplanadas, as lojas, os cafés ou os restaurantes enchem-se de residentes e turistas que desfrutam do bom ambiente e das vistas do local.
Parque Vigeland
Mais de duzentas esculturas criadas por Gustav Vigeland em ferro, bronze ou granito dão forma a este parque que se encontra entre os lugares mais turísticos do país. Entre todas elas, os visitantes procuram em particular a chamada Roda da Vida, o Monólito ou a Sinnataggen, que representa uma criança com uma cara pouco amistosa...
Ópera de Oslo
Junto ao porto, encontramos este edifício branco de mármore com grandes janelas que parece brotar das profundezas da água para espanto dos visitantes. O seu design original permite visitar o seu telhado para desfrutar de uma das melhores vistas panorâmicas de Oslo e do fiorde norueguês.
Museu Munch
Dedicado ao pintor norueguês Edvard Munch, o museu, que é um espetáculo arquitetónico por si só, é constituído por onze salas que guardam zelosamente mais de quarenta mil obras. Um espaço cultural completo com zonas de concertos, loja, café, restaurante e também um cinema.
Palácio Real
A visita ao interior da residência real só se pode realizar entre os finais do mês de junho e meados do mês de agosto. No resto do ano, pode admirar o exterior do Palácio Real, dar um passeio pelos seus jardins ou observar o render da guarda.
Ekebergparken
O parque Ekeberg, muito próximo do coração de Oslo, é perfeito para um passeio pela natureza surpreendente, com impressionantes esculturas de artistas de fama internacional, como Dan Graham, Louise Bourgeois, Sarah Lucas ou James Turrell, entre outros. O acesso é totalmente gratuito e está aberto durante todo o dia.
Biblioteca Deichman Bjørvika
Uma paragem entre os livros daquela que é considerada uma das melhores bibliotecas do mundo. A visita à Biblioteca Pública de Oslo é totalmente imprescindível para aqueles que gostam de passar o tempo com uma boa leitura. Um local que também dispõe de sala de cinema, auditório, café e restaurante.
Melhores praias

Um mergulho é garantido na capital da Noruega.
Sørenga Sjøbad
Esta zona balnear é muito popular quando está bom tempo. Ideal para banhos de sol e poder refrescar com a família durante o verão. No inverno, os mais ousados podem experimentar o banho de gelo ou relaxar na sauna.
Huk
A praia de Huk no distrito de Bygdøy oferece diversão e relaxamento num ambiente natural com areia, relva e rochas. Um ambiente convidativo para caminhar, andar de bicicleta ou simplesmente deitar-se ao sol.
Praia Paradisbukta
Pequena zona marítima cujo encanto fez dela um destino popular para se refrescar no verão.
Hvervenbukta
Agradável área de praia com areia e relva localizada a sul da cidade com belas vistas do fiorde.
O que comer

Oslo é um paraíso gastronómico para aqueles que adoram marisco e peixe fresco. A fama do salmão é bem conhecida, e pode ser apreciado fumado, marinado ou mais elaborado nos seus deliciosos rolos chamados lakserull. Outros destaques incluem o queijo castanho de brunost, que combina perfeitamente com a omelete de pão conhecida como lefse.
O prato principal é o tradicional fårikål. Um guisado feito com borrego, couve, pimenta preta e sal, geralmente acompanhado de batatas cozidas e pão estaladiço.
Para sobremesa, ou sempre que lhe apetecer algum doce, os deliciosos pãezinhos noruegueses nunca dececionam. Em espiral ou em forma de laço, podem ser servidos com uma variedade de coberturas que os tornam ainda mais irresistíveis. E para aqueles que anseiam por outro doce, um waffle é sempre uma boa opção.
Aventura e desporto

As bicicletas são uma parte essencial do estilo de vida de Oslo. Uma atividade também acessível para os turistas devido às ciclovias da cidade e a facilidade de alugar uma bicicleta pública.
Durante os meses mais frios, os desportos de inverno são os protagonistas. Skimore Oslo é o local ideal para esquiar com dezoito pistas para diferentes atividades, mesmo à noite. Para ir de trenó, uma e outra vez, o melhor lugar para ir é a grande encosta de Korketrekkeren. E se quiser ir patinar no gelo, o rinque de gelo Spikersuppa no centro da cidade tem entrada livre entre dezembro e março.
A escalada também está disponível para todas as idades. A zona de verão de Skimore Oslo oferece doze declives para desfrutar deste desporto a qualquer nível de dificuldade.
Lazer e cultura

Para além dos atrativos e interessantes museus que se encontram em Oslo, a própria cidade é um centro de arte ao ar livre. Murais de todos os tipos decoram as fachadas dos edifícios numa exposição onde se podem encontrar diariamente novas obras. Para mergulhar nas suas origens, é melhor dar um passeio pela Rua Brenneriveien e arredores. Outro dos locais mais importantes para admirar a arte urbana é o bairro de Tøyen.
Há também uma vasta gama de festivais em oferta: música, gastronomia, cinema... Para aqueles que querem provar pratos típicos de diferentes regiões do país, o evento Matstreif na praça Rådhusplassen, em setembro, é um acontecimento imperdível. Para aqueles que apreciam a melhor música, o Festival Øya nunca dececiona com o melhor da cena musical e dos artistas emergentes. E para os cinéfilos, o Film fra Sør apresenta filmes da América Latina, Ásia e África.
Sustentabilidade

A Capital Verde Europeia 2019 destaca-se pelo seu compromisso com o ambiente. Extensos espaços verdes inundam uma cidade que defende a eliminação do tráfego automóvel em favor dos peões e bicicletas, especialmente nas zonas mais centrais.
Não é difícil encontrar alojamento ambientalmente responsável, uma vez que cada vez mais hotéis estão a optar por um sistema de gestão empenhado na sustentabilidade.
Também é possível saber mais sobre as alterações climáticas visitando o Jardim Botânico (Botanisk Hage), que está aberto todo o ano no centro de Oslo.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.

Mad Cool Festival e Pirineos Sur arrancam com o patrocínio da Newblue.
Hoje, 10 de julho, começam dois dos festivais mais aguardados do verão: Mad Cool e Pirineos Sur. Madrid torna-se o epicentro musical com o Mad Cool Festival, que reúne mais de 100 artistas internacionais e decorre de 10 a 13 de julho. Já o Pirineos Sur, de 10 a 28 de julho no coração do Vale de Tena, oferece uma experiência irrepetível que funde música de todo o mundo com a beleza da natureza e a cultura local. Duas formas de viver a música ao vivo que marcam o calendário de festivais desta temporada.