A capital imperial da música clássica. Situada nas margens do rio Danúbio, estamos perante uma das cidades mais bonitas da Europa. Quando lá chegar, vai compreender porque foi escolhida como cenário para o filme romântico Antes de Amanhecer. Berço de grandes compositores, como Beethoven ou Strauss, e detentora de um extenso património arquitetónico e monumental, é também uma das cidades com maior qualidade de vida.
Viena é arte, música e museus. Viena apaixona até os corações mais frios. Os traços visíveis do barroco medieval, o poder refletido em palácios inigualáveis e as zonas verdes irão cativá-lo num ápice.
Este gigantesco palácio foi a residência de verão de toda a família imperial. Sim, por estes corredores andou a famosa imperatriz Sissi. Os seus extensos jardins e luxuosos salões não deixarão ninguém indiferente. A Grande Galeria, o Salão do Pequeno Almoço ou o Salão Chinês Circular, percorra mais de 40 quartos e visite o Museu dos Coches Imperiais, mesmo ao lado.
Localizado no centro histórico da cidade, foi a residência da família real de Habsburgo. Pisar este castelo é pisar grande parte da história deste país. Os seus quartos imperiais estão perfeitamente decorados e mobilados. Recomendamos especialmente a Câmara do Tesouro, a Capela Imperial, a igreja e o Museu de Sissi.
É outro dos grandes palácios imperiais da capital austríaca. Composto pelo Alto e Baixo Belvedere, foi a residência de verão do Príncipe Eugénio de Saboia. O seu estilo barroco, juntamente com os seus jardins de três níveis, vão cativá-lo.
Embora faça parte do Palácio Hofburg, há que destacar este lugar porque é, numa palavra, impressionante. De estilo barroco, não é um exagero dizer que se trata de uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. Contém mais de oito milhões de livros, mapas e papiros distribuídos pelas suas estantes de madeira. A biblioteca possui uma grande Sala Imperial, onde se encontram várias estátuas de mármore, um globo terrestre, outro celeste e uns frescos lindíssimos que decoram a sua majestosa cúpula.
Trata-se do edifício religioso mais importante da cidade. Tanto é que foi aqui que se realizou o casamento e o funeral de Mozart. Esta igreja foi construída sobre as ruínas de outras duas igrejas. A torre alta em forma de agulha é também um espetacular miradouro para contemplar a cidade. O Cristo Crucificado, as Catacumbas, o Sino Pummerin, o Púlpito de Pilgram e os túmulos de vários membros da realeza são alguns dos monumentos e locais que pode apreciar no interior desta catedral gótica e barroca.
A sua fama internacional converteu-a num dos lugares a não perder numa visita a Viena. Neste edifício renascentista pode encontrar as maiores e mais famosas obras que existem. O seu interior é quase tão bonito como o exterior, pelo que recomendamos que entre para conhecer o Salão de Chá, a Sala de Mármore e, claro, o grande palco.
Esta igreja foi construída pelo imperador Carlos VI depois da peste negra. A sua fachada possui duas colunas inspiradas nas colunas de Trajano em Roma. Contudo, o interior também é magnífico, sobretudo os frescos da cúpula.
Este pulmão verde localizado no coração de Viena está dividido em dois pelo rio Wien. Lá poderá encontrar alguns dos monumentos mais emblemáticos da cidade, nomeadamente, a estátua do compositor Johann Strauss, o Wienflussportal e o Kursalon.
Tratando-se do mercado mais antigo da cidade, é um dos lugares de visita obrigatória. Em funcionamento desde o século XVI, inclui 120 bancas onde poderá saborear produtos de alta qualidade.
Nesta impressionante avenida com mais de cinco quilómetros estão os principais edifícios históricos da cidade, entre os quais destacamos a Câmara, a Igreja Votiva e o Parlamento austríaco.
Um dos locais mais surpreendentes da capital austríaca. Esta cripta de estilo barroco foi a sepultura de 149 membros da Família Real de Habsburgo, entre os quais se destacam Maria Teresa e o seu marido, o imperador Francisco e, claro, a Imperatriz Sissi.
Número 5 da rua Domgasse. Esta casa testemunhou a criação de algumas das obras mais importantes da história da música, como "As bodas de Fígaro". Poderá conhecer a história de Mozart, ver os seus instrumentos musicais e os objetos pessoais, já que o artista viveu aqui durante três anos.
Sem dúvida, um dos locais mais surpreendentes da cidade. Trata-se da casa do artista Friedensreich Hundertwasser, composta por fachadas irregulares de cores vivas, onde poderá ver como as árvores saem dos quartos. Ficará sem palavras.
é o prato mais famoso de toda a gastronomia austríaca. Este bife panado atravessou fronteiras e tornou-se num básico dos lares de todo o mundo. Mas, como a experiência faz o mestre, os de Viena são, sem dúvida, os melhores.
Carne de porco assada envolta numa crosta crocante de mostarda e especiarias.
Do frio de Viena surgem as sopas e esta é uma das mais famosas. É um caldo de vitela a que, no momento de servir, se juntam tiras de panqueca.
Almondegas recheadas de bacon. Feitas com uma mistura de ovo, cebola, bacon salteado e pão ralado.
Carne da parte traseira da vitela, cozida com caldo de legumes. Deve ser servida com um sortido de molhos e compotas vienenses.
O bolo Sacher é a joia da coroa gastronómica.
Massa folhada com pedaços de maçã, calda e canela e servida com natas ou molho de baunilha por cima. É uma verdadeira bomba de calorias que se fundirá na sua boca e que vai querer comer mais e mais.
Se é um amante de cavalos, não pode ir embora de Viena sem conhecer a Escola Espanhola de Equitação, declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Localizada no Palácio de Hofburg, tem 400 anos de antiguidade e é uma das mais emblemáticas a nível mundial. Aproxime-se do palco da Escola de Inverno para ver os cavalos em ação.
É o parque de diversões mais antigo do mundo. Construído em 1895, ainda conserva algumas atrações dessa época, como a Roda Gigante, de onde pode ver Viena a 60 metros de altura.
Se vai a Viena e não entra no Café Sacher para tomar um café com uma fatia da famosa Tarte Sacher, é como se não tivesse ido à cidade. Trata-se do café mais famoso da capital austríaca.
Os amantes de música clássica estão com sorte. O parque Stadtpark oferece concertos com as melhores obras de Mozart e Strauss, que se realizam no Kursalon, o mesmo lugar onde Strauss deu o seu primeiro concerto.
Inspira-te para a tua próxima viagem