A que sabe o paraíso? Águas cristalinas que se enrolam nas areias rosadas, uma suculenta lagosta recém-pescada, entardeceres infinitos na praia, recifes de coral cheios de cor… O paraíso sabe a Baamas. Sabe ao desfrutar de um delicioso ponche de rum ao som da música. Sabe a dias de descontração num dos destinos mais bonitos do mundo. Pronto para conhecer o amor da sua vida?
Situada nas proximidades do Oceano Atlântico, as Baamas são um conjunto de mais de 700 ilhas, ilhéus e ilhotas que cativam todos aqueles que as visitam. O seu clima excecional, com temperaturas quentes durante todo o ano, torna-o um destino perfeito para os amantes do sol. As ilhas surpreendem por diversos motivos. O primeiro motivo é a grande riqueza natural que nelas existe. Como o caso do belo Cayo Coco e a Ilha Harbour, cujas praias adquirem uma tonalidade rosada. Quer esteja à procura de descanso ou de aventura, as Baamas têm um lugar para si em todas as suas ilhas paradisíacas.
Nassau, a capital, é ponto de partida perfeito para começar a absorver o espírito baamiano. Um dos seus pontos fortes, além das suas praias impressionantes, é o forte Charlotte, onde pode maravilhar-se com as suas vistas panorâmicas espetaculares. Se prefere fazer mergulho, a Ilha Andros esconde o terceiro maior recife de coral do mundo. Se viaja com crianças, a sua ilha preferida vai ser a Grande Baama. Um extenso oásis repleto de serviços onde se encontra o Parque Nacional Lucayan. O melhor? Pode atravessá-lo em caiaque!
Faça as malas e respire fundo. Está prestes a conhecer um dos grandes paraísos do mundo. Mime-se com umas férias incríveis numas ilhas que vão conquistar o seu coração.
A gastronomia baamiana é tão deliciosa quanto exótica. Fruto da sua localização excecional, os seus pratos típicos incluem peixe e marisco, saladas e caramujos. Sim, exatamente como leu. Os caramujos são um dos produtos principais do país e são servidos de várias formas.
Tal como referimos antes, o caramujo, ou conch, é uma das receitas típicas das ilhas. Pode ser comido cru, ao vapor, frito e marinado com cebola picada e leite de coco. O hambúrguer de conch também faz parte dos pratos principais do país.
Basta dizer o seu nome e ficamos com água na boca. Comer lagosta nas Baamas é uma autêntica delícia. Por sua vez, desfrutá-la em alguns dos restaurantes junto à praia transforma-se numa experiência excecional. É servida tanto ao vapor com salada como num delicioso caril acompanhado de arroz.
O peixe por excelência. É cozinhado de várias formas, na brasa, no forno ou na grelha e costuma acompanhar-se com arroz ou salada.
O prato dos fins de semana. A base deste prato é elaborada com estes três ingredientes: malagueta picante, lima e frango. Uma sopa tradicional transmitida de geração em geração e que nos revitaliza por completo.
Uma opção refrescante e nutritiva para ajudar a combater o calor. Uma salada de papaia cortada com uma grande quantidade de folhas verdes, pedaços de manga, abacate e amendoins temperados com um delicioso vinagrete.
Perfeito para concluir uma refeição deliciosa. Trata-se de uma torta recheada com doce de goiaba que vai fazer as suas delícias.
A capital gastronómica do país é Nassau, por isso, nenhum dos restaurantes que visitar vai desiludir. Um dos melhores locais para provar os caramujos é o Bar Bacoa, onde são servidos marinados ou em hambúrguer. No Marina Village, vai desfrutar de uma ampla carta de peixes e mariscos. Na Ilha Harbour, pode encontrar o restaurante Sip Sip, de ambiente informal, ideal para degustar um prato tradicional enquanto partilha a experiência com os locais. No restaurante Flying Fish, na Grande Baama, poderá apreciar a fusão dos peixes locais com uma cozinha vanguardista. Vale a pena visitar!
As Baamas são um destino versátil que lhe oferece planos para relaxar e conhecer a fundo o espírito da ilha. Se tiver um espírito irrequieto, estas opções são para si:
As Baamas são sinónimo de desportos náuticos. As águas cristalinas do Oceano Atlântico são o cenário perfeito para a prática de surf, esqui aquático, snorkel e mergulho. Os seus impressionantes recifes de coral, sobretudo na ilha Andros, são o sonho de qualquer mergulhador. Surfer’s Beach, na ilha Eleuthera, é uma das favoritas dos surfistas de todo o mundo.
Alguma vez nadou com golfinhos? Em Nassau pode. Na verdade, deve. Não perca a experiência incrível de nadar junto a estes animais incríveis.
Ainda que possa parecer brincadeira, a verdade é que a ilha de Staniel Cay acolhe estes simpáticos animais. E não é apenas isso, transformou-se numa das atrações mais famosas das Baamas. Os porcos desta ilha são nadadores profissionais e é muito frequente cruzar-se com eles a nadar à beira-mar.
Situado na ilha Andros, este espetacular parque protege uma grande percentagem de zonas húmidas virgens. Adicionalmente, foi convertido na zona de alimentação e proteção do flamingo antilhano, uma bonita espécie em perigo de extinção. As suas paisagens são autênticos postais.
Um dos parques nacionais mais visitados das Baamas. O motivo é bastante claro. Esta impressionante paisagem natural combina trilhos de pinheiros, mangais e grutas. As suas águas transparentes exibem recifes de coral que vale mesmo a pena conhecer. É o local favorito das tartarugas marinhas.
A cultura baamiana é fascinante. A natureza agradável das suas gentes e o ritmo tranquilo que lhes é caraterístico vai transformar as suas férias numa estadia muito agradável. Sem falar dos seus divertidos festivais. É um verdadeiro espetáculo!
Se gosta de histórias de piratas, Nassau é o lugar para si. Além das várias atrações com esta temática, o Museu Piratas de Nassau é uma autêntica enciclopédia da pirataria. Outro ponto imperdível é o Museu do Património das Baamas, onde pode conhecer a evolução histórica e social das ilhas.
Prepare-se para se divertir! O Festival Junkanoo é uma autêntica mostra da cultura baamiana, que inclui danças tradicionais, música e o melhor da sua gastronomia. O Festival do Rum é uma celebração na qual pode degustar uma ampla variedade desta bebida acompanhada com pratos populares. Duas festas muito enraizadas e que deixam qualquer um de água na boca, o Festival do Abacaxi, em Eleuthera, e o Festival do Caranguejo em Andros. Se formos falar de música, não pode perder o Festival de Música Caribenha e o Jazz by the Sea.
Os artistas nacionais não perdem a oportunidade de decorar as ruelas das suas cidades com bonitos murais. As suas caminhadas vão tornar-se numa exposição ao vivo da sua cultura mais recente.
As ilhas possuem um plano nacional de sustentabilidade denominado Bahamas National Trust que foi criado com o objetivo de gerir os espaços naturais protegidos do arquipélago. Alguns dos seus espaços protegidos mais importantes são os seguintes:
Inspira-te para a tua próxima viagem