Bem-vindo ao país da alegria. Ao país das praias paradisíacas e cascatas infinitas. Bem-vindo à terra do reggae, dos entardeceres deslumbrantes e das cidades vibrantes que farão apaixonar-se perdidamente pelas suas gentes. A Jamaica é um daqueles lugares do mundo que ficarão para sempre no seu coração, entrando nos seus sonhos de tempos a tempos. Faça as malas e reserve dias adicionais. Não vai querer voltar!
Nas águas tranquilas do Mar das Caraíbas repousa esta pequena ilha de mais de dois milhões de habitantes que cativou o mundo do cinema em mais de uma ocasião. Como é o caso de James Bond Beach, a praia que apareceu no grande ecrã graças ao filme 007 Agente Secreto. Ou a lagoa natural Blue Lagoon, protagonista de A Lagoa Azul. Como já deve ter notado, a Jamaica é um destino de cinema que tem uma longa lista de maravilhas naturais. Como as Blue Mountains, uma cordilheira espetacular declarada Património da Humanidade pela UNESCO. A Lagoa Luminosa, situada na animada Montego Bay, emite um brilho que provém das suas profundezas ao anoitecer. E nas proximidades de Ocho Ríos descobrem-se as Cataratas do Rio Dunn, uma imponente cascata com 60 metros.
Outro dos seus grandes atrativos são as cidades animadas. Kingston, a capital, acolhe o maior mercado de artesanato da Jamaica bem como vários museus dedicados à vida de Bob Marley e à história da pirataria. Montego Bay permanece como o epicentro da diversão e entretenimento. A envolvente marítima desta cidade é um paraíso para os mergulhadores que vêm mergulhar nas águas transparentes do seu Parque Marinho.
Jamaica é vida. É gastronomia. É uma cultura fascinante que abre suas portas para si. Bem-vindo ao país do ritmo e das paisagens coloridas. Bem-vindo a uma experiência como nenhuma outra.
Embora pareça uma pequena ilha, a verdade é que a Jamaica tem tesouros que nem sempre são descobertos na primeira visita. Aqui estão alguns deles.
A primeira coisa que deve fazer quando desembarcar na Jamaica. Com mais de 150 anos, este mercado é único no seu género. Produtos típicos, conversas animadas, produção ao vivo... Vai apaixonar-se!
Sabia que na Jamaica houve uma cidade pirata? Pois é verdade. Chamava-se Port Royal e era considerada uma cidade maldita. Fica situada muito perto de Kingston e uma visita revelará os segredos mais profundos dos piratas.
Uma das maravilhas naturais da ilha. Situada muito perto de Port Antonio, esta impressionante lagoa natural atinge 65 metros de profundidade. Nadar nas suas águas é um verdadeiro prazer.
Em Montego Bay esconde-se esta curiosa lagoa. O mais surpreendente? Quando a noite cai, as suas águas iluminam-se! Imagine-se a nadar com um feixe de luz atrás de si. Este efeito é produzido graças à bioluminescência de alguns organismos que vivem nas profundezas e que são totalmente inofensivos.
Um penhasco como poucos. A quase 500 metros de altitude, as vistas para o mar e para as antigas plantações de cana-de-açúcar são espetaculares.
Se quiser homenagear o rei do reggae, pode visitar o seu mausoléu, bem perto de Ocho Ríos. A área está decorada com pinturas e cartazes explicativos.
Nas imediações de Montego Bay fica uma aldeia rastafari que mantém viva a chama do movimento. Especialmente recomendável para conhecer a história e entender a razão dos seus símbolos e costumes.
Jamaica é uma ilha paradisíaca em si mesma. Cada uma das suas praias é um verdadeiro paraíso natural onde viverá uma experiência relaxante como nunca antes. Se é dos amantes indefetíveis de praia, esta lista é para si.
Um extenso areal muito limpo, ideal para descansar perto da cidade de Montego Bay. A tranquilidade dos arredores e as águas azul-turquesa fazem desta uma praia de conto de fadas.
É uma pequena ilha desabitada a que se pode chegar de barco a partir de Port Royal. O lugar perfeito para fugir da civilização e nadar numa praia deserta.
Um dos lugares mais bonitos da Jamaica. Longe da civilização, esta praia está inserida num cenário repleto de vegetação e falésias. Fica perto de Portland.
A favorita dos surfistas e dos amantes de churrasco. Sim, tal e qual como leu. Os primeiros podem desfrutar das suas grandes ondas, enquanto os segundos saboreiam as iguarias jamaicanas na brasa, nas grelhas dos restaurantes.
Uma das praias mais famosas da Jamaica. E não é para menos. Este paraíso situa-se perto de Negril e a cor turquesa das suas águas juntamente com o branco da areia formam um cenário de grande beleza.
A Jamaica é um país para comer. A gastronomia jamaicana transportará o visitante até às raízes de uma cultura fascinante que cativará completamente.
Comecemos pelo princípio. Com um bom pequeno-almoço! Os jamaicanos comem este prato ao pequeno-almoço e, embora possa chocar à primeira vista, a verdade é que se torna viciante. É feito de bacalhau, cebola e pimentos combinados com ackee, uma fruta local semelhante à líchia.
Um dos pratos estrela da Jamaica. Para o frango, os jamaicanos cozinham o molho jerk, um molho com pimenta, canela e noz-moscada que é derramado sobre ele. O prato é acompanhado de arroz e verduras.
Na casa de qualquer jamaicano que se preze nunca faltam os pastéis. Os mais típicos são os recheados com carne e lagosta. Uma iguaria deliciosa que pode experimentar em qualquer restaurante.
Uma requintada seleção de peixes marinados com cebola e especiarias que farão o seu paladar apaixonar-se.
Um delicioso estufado cozinhado à base de leite de coco, peixe, marisco e banana. Ideal para partilhar como entrada.
Pequenas tortas feitas com manteiga, coco fresco, gengibre e noz-moscada. O acompanhamento perfeito? Um delicioso café.
A Jamaica está repleta de restaurantes que lhe darão a experiência gastronómica perfeita. Se tivéssemos de mencionar dois dos seus restaurantes essenciais, um deles seria o Rick's Café, considerado um dos 10 melhores bares do mundo, para contemplar o entardecer e deliciar-se com a cozinha tradicional. O outro é o Bamboo Blu, situado em Ocho Ríos e ideal para comer lagosta.
A Jamaica é a rainha das atividades. Quer visite a ilha com a família, em casal ou com amigos, existe um plano perfeito para si.
Algumas das praias jamaicanas, como Boston Bay, tornam-se o cenário perfeito para praticar o surf e todas as suas variantes. Se, pelo contrário, prefere o campo de golfe, nos arredores de Kingston, Ocho Ríos e Montego Bay pode desfrutar do prazer de praticar este desporto num ambiente calmo e agradável.
Uma reserva que se torna o sonho de todo o mergulhador que se preze. As águas protegidas deste parque marinho escondem belos fundos marinhos que pode explorar com uma botija, em snuba, um formato híbrido em que se respira através de um tubo comprido, e em snorkel.
Uma das grandes maravilhas da Jamaica. Esta bela cordilheira declarada Património da Humanidade pela UNESCO acolhe uma grande variedade de trilhos e percursos ideais para os amantes de caminhadas.
Como as YS Falls, situadas num cenário natural que recorda a selva amazónica. Na área de Negril ficam as Mayfield Falls e é típico percorrê-las em subida numa excursão divertida e refrescante. Por último, as Dunn's Falls são as mais conhecidas do país por serem um dos seus grandes tesouros. Estas belas cascatas podem ser percorridas e é comum ver grupos de excursionistas a atravessá-las. O melhor? Têm a sua própria praia.
Como não poderia deixar de ser, a Jamaica é uma verdadeira exposição cultural. As cidades acolhem museus e galerias de arte que aproximarão da história do país. Os festivais realizados ao longo do ano são únicos no género.
Se for apaixonado ou apaixonada pela história de Bob Marley, em Kingston pode visitar a sua casa museu e conhecer a fundo a vida deste grande artista. A Jamaica National Gallery permitir-lhe-á conhecer as obras dos artistas nacionais. Em Montego Bay poderá visitar a Greenwood Great House, uma casa que dizem estar assombrada e que se torna a melhor amostra da história social do país.
Os festivais jamaicanos são uma daquelas experiências que se tem de viver uma vez na vida. Alguns dos mais característicos são os seus carnavais, o festival do Reggae, o festival de Jazz de Ocho Ríos, o festival do Café e o desfile de carros alegóricos que celebra o Dia da Independência, o grande feriado nacional.
A Jamaica criou recentemente um plano de desenvolvimento sustentável, com o objetivo de o implementar ao longo desta década. Além disso, este destino tem as seguintes áreas protegidas.
Blue Mountains
Parque Marinho de Montego Bay
Inspira-te para a tua próxima viagem