Barbados é uma ilha tropical no coração das Antilhas Menores e é um dos mais pequenos países do mundo. Se não souber onde fica Barbados, podemos dizer-lhe que é o paraíso; com um lado banhado pelas águas do Mar das Caraíbas e o outro pelo Oceano Atlântico.
Esta posição privilegiada significa que tem praias com características muito variadas, mas todas elas têm algo em comum: a espetacular areia fina e branca e águas turquesa. Ideal para banhos de sol ou desportos aquáticos, é uma joia da natureza.
Mas além do sol e do mar, este país tem outras atrações ao mesmo nível das suas praias. Referimo-nos à Reserva de Vida Salvaje ou Barbados Wildlife Reserve, com espécies nativas como os macacos verdes, ou a Gruta de Harrison, com riachos e lagoas no interior.
Embora seja nas Caraíbas, o vento não sopra tão forte aqui, pelo que se pode viajar para Barbados em qualquer altura do ano. Se quiser evitar a chuva, evite os meses de julho, agosto e outubro. A temperatura da água é quente e o clima é sempre agradável, com uma média de cerca de 27 graus Celsius. Quanto ao tempo em Barbados, existe uma diferença de tempo de cinco horas entre Barbados e a península na hora de Inverno.
O seu tamanho, apenas 440 km², torna-o ideal para uma escapadela de férias onde se pode esquecer a pressa e ir ao fundo do poço para descobrir cada um dos seus impressionantes recantos e recantos. Este ano viaje para Barbados!
Quando se viaja, um dos maiores prazeres é ter a oportunidade de saborear pratos suculentos com um sabor exótico. Num lugar como este, a comida chega também com a essência do mar! Sabe o que se pode comer nos Barbados e onde?
Ao viajar, é necessário pôr de lado as suas preferências alimentares para se abrir aos novos aromas e sabores - esta é a única forma de conhecer uma cultura em profundidade!
Quando comer nos Barbados, sentirá a influência tanto da cultura africana como da inglesa, e é por isso que os pratos típicos dos Barbados incluem arroz, feijão, ervilhas e o quiabo africano. Mas também não há falta de peixe e marisco frescos.
Entre os pratos típicos destacam-se o cou cou e o quimbombó, ambos com quiabo; o roti, um rolo de carne e legumes; o jug-jug, que conjuga carne de porco e frango com ervilhas, e a torta de milho e queijo. Para sobremesa, as bolas de Tamarindo, e para acompanhar, uma boa dose de Mauby.
A restauração em Barbados é ilimitada, com gastronomia local e internacional. Na capital encontra-se o Champers, onde se pode saborear pratos enquanto se observa o pôr-do-sol sobre o mar. E se estiver à procura de peixe e marisco, Cuzz's Fish stall oferece-o em saborosas sanduíches.
A oeste encontra o The Cliff, também perto do mar e a servir pratos locais. Para aqueles que procuram carne, a leste, o Marco Polo Bar & Grill irá encantar, embora existam outras opções disponíveis. Mais para Norte, há também um lugar para comer em Barbados e ficar satisfeito. No Animal Flower Cave & Restaurant, com um menu muito variado, terá uma vista para a caverna.
Esta ilha tropical tem mais de 20 praias de acesso livre onde se pode relaxar ao sol, mas para além de tranquilidade, também tem algo para quem procura uma boa dose de adrenalina. Há coisas ilimitadas para fazer em Barbados!
Se gosta de desfrutar do mar e quer fazer desporto em Barbados, pode fazer quantos desportos aquáticos quiser na costa desta pequena ilha, embora o surf, o kitesurf e o windsurf sejam os mais populares. De facto, vários campeonatos mundiais são realizados aqui. Graças ao vento, também se pode ir paraquedismo.
Mas se preferir explorar a vida marinha, troque a prancha por um snorkel e mergulhe para conhecer os peixes, tartarugas e arraias multicoloridas. Uma das excursões mais interessantes em Barbados é a que o levará a ver os naufrágios. Embora estes não sejam animais, são igualmente impressionantes!
Para além da costa, existem também atividades de aventura em Barbados. Na Reserva da Vida Selvagem caminhará por diferentes trilhos que o levarão às profundezas desta área protegida, lar dos macacos verdes. Outro ponto obrigatório em Barbados é uma visita à Gruta de Harrison, com as suas lagoas e estalactites e estalagmites que continuam a mudar o seu aspeto.
E se andar de bicicleta é mais a sua coisa, também há várias rotas a fazer em Barbados. Atreva-se a subir Cherry Tree Hill a 259m para desfrutar das vistas!
Este destino é escolhido principalmente pela sua atmosfera pacífica e pelas diferentes opções de ligação com a natureza. Mas isso não significa que não tenha planos relacionados com a cultura - não perca o entretenimento em Barbados!
e atividades de lazer em Barbados
Embora existam alguns bares e clubes onde se pode dançar até ao amanhecer, concentrados principalmente na capital, Bridgetown, a cultura de Barbados é um pouco mais descontraída. Aqui vai querer comer num restaurante enquanto aprecia jazz ou música de calipso. Se procura casinos para tentar a sua sorte em Barbados, existem também vários, tais como Las Vegas Slots Barbados.
De volta à música, o país natal da cantora Rihanna tem apostado no reggae há décadas, com um festival de vários dias na capital. Há também o Crop Over, que é o equivalente a um festival carnavalesco, mas aqui é a colheita da cana-de-açúcar que é celebrada. Outros festivais incluem festivais de jazz, gospel, cinema e comida - não há falta de coisas para fazer em Barbados seja qual for a época do ano em que se esteja a viajar!
Para o turista ativo, este país é considerado um paraíso para os cavalos. Não surpreendentemente, há muitos deles a forrar a praia e numerosos hipódromos onde as corridas são realizadas regularmente. E, se gostar da experiência, também pode montá-los.
Inspira-te para a tua próxima viagem