Curaçau destaca-se como uma das joias das Caraíbas. Apesar de ser uma ilha situada a pouca distância da costa da Venezuela, faz parte das Antilhas Neerlandesas. Esta caraterística confere a Curaçau uma mistura única de praias de sonho, recifes de coral, fauna marinha abundante e povoações bem cuidadas com um aspeto puramente colonial. Situa-se a apenas 50 quilómetros da Venezuela e, no século XV, foi colonizada por espanhóis, durante um breve período.
Em Curaçau tudo é fácil, incluindo o idioma para comunicar. Na ilha fala-se neerlandês, espanhol, inglês e o papiamento local. O seu clima também é agradável, o bom tempo acolhedor caribenho banha Curaçau todo o ano.
Praias, lazer, desporto, vida familiar e qualidade no alojamento conferem à ilha de Curaçau a possibilidade de garantir uma viagem de lazer com tudo o que necessita, sem que seja preciso percorrer grandes distâncias para se deslocar de um ponto de interesse para outro.
A gastronomia que pode descobrir em Curaçau responde ao que se pode esperar de uma ilha das Caraíbas: fusão da cozinha neerlandesa, espanhola, africana e asiática. Os vegetais, os peixes, os mariscos e as carnes de cabra, porco e frango são a base daquilo que vai encontrar nos menus enquanto oferta gastronómica.
O Funchi é o prato principal nas casas e nos restaurantes. É uma massa feita com farinha de milho. Acompanha todo o tipo de pratos. O Keshi Yeñá é uma base de queijo gouda frita na frigideira e recheada com frango, verduras e, claro, feijões. O arroz moro é muito comum em todas as ilhas das Caraíbas. Trata-se uma mistura de arroz e feijões que acompanha qualquer um dos vários guisados de carne ou peixe confecionados na ilha. Também muito caribenha, e consumida em Curaçau, sopa de catos. A yuana é um prato obrigatório, feita à base de carne de iguana. Este animal, presente na ilha, é utilizado em guisados ou sopas pela sua carne. O seu sabor é parecido com o do frango.
Um safari de jipe pela zona norte, este e oeste da ilha é uma ótima sugestão para passar o dia em família ou com os amigos. Tem ao seu dispor várias empresas que pode contratar para este serviço que, entre outras coisas, permite visitar grutas, observar catos gigantes ou atravessar enormes planícies de areia a toda a velocidade. Os espaços naturais de Curaçau merecem que lhes dediquem algum tempo. Não vão desiludir. Tudo isto é feito em terra, mas também pode fazer escalada e saltos de paraquedas.
O desporto que oferece mais possibilidades é o mergulho. No Parque Curaçao Sea Aquarium, pode praticar snorkel numa lagoa natural enquanto alimenta raias e peixes coloridos. Pode ver de perto tubarões-limão e tubarões-lixa através de algumas divisórias com todas as garantias de segurança. Praia Mansaliña, Barracuda Point ou Black Rock são alguns dos muitos pontos para praticar mergulho em ambos os lados dos recifes.
Para algo mais tranquilo, a ilha conta com alguns campos de golfe onde pode praticar este desporto. A maioria está associada a resorts estabelecidos na ilha.
Nas Caraíbas também anoitece e Curaçau está preparada para este momento tão especial no qual pode jantar, passear pelas ruas e tomar um copo. Cabana Beach, Caribbean Lounge Bar (com mais de 50 tipos de rum), Club Vanilla, Iguana Café, Madero Ocean Club, Netto Bar (o mais antigo de Curaçau), Teatro Luna Blou ou Zanzibar Beach&Restaurant são alguns dos melhores exemplos de lugares ideais para aproveitar o final de cada dia. Sempre num ambiente atrativo, em zonas muito animadas dentro e fora dos locais de toda a ilha.
Também existem meia dúzia de casinos que pode visitar para se divertir. Todos eles se situam em edifícios singulares.
Não deixe Curaçau sem explorar a sua densa biodiversidade e a beleza das suas paisagens naturais. Se puder, visite, por exemplo, Curaloe, uma extensa plantação de aloé vera. A entrada é gratuita e não é necessário fazer reserva. Curaçao Ostrich Farm é uma das maiores quintas de avestruzes de todo o Caribe e também pode ser visitada. Cristoffel Park é toda uma explosão de vegetação e natureza local. Há visitas guiadas nas quais também pode saudar as iguanas. As Cavernas Hato são uma história à parte. Foram formadas no fundo do mar há milhões de anos. Quando o mar recuou na Idade do Gelo, ficaram a descoberto estas impressionantes grutas de pedra calcária com 4900 metros quadrados. Piscinas, cascatas e a famosa estátua Madonna esperam por nós.
A Coral Restoration Foundation Curaçao começou a assinar acordos com estabelecimentos hoteleiros com o objetivo de repovoar os recifes. É o caso dos trabalhos de repovoação no recife presente em frente ao hotel Avila Beach.
Inspira-te para a tua próxima viagem