Uma das mais belas e surpreendentes cidades que existem na Europa. A capital dinamarquesa orgulha-se de ter os níveis de vida e bem-estar mais altos do mundo. Com a bicicleta como meio de transporte habitual e com uma gastronomia especialmente saudável, pode percorrer as suas ruas e canais rodeados dos seus peculiares edifícios coloridos.
Copenhaga é uma cidade com duas virtudes: a proximidade dos locais e o grande ambiente da capital dinamarquesa. Tal faz com que seja um dos destinos preferidos para escapar durante alguns dias e mergulhar na tranquilidade das suas ruas, apreciar a simpatia dos seus habitantes e a sua arquitetura única.
Parques relaxantes, miradouros com vistas espetaculares e palácios de contos de fadas: a verdade é que Copenhaga não deixa ninguém indiferente. Restaurantes de cozinha revolucionária, lojas de artesanato e locais com um espírito hospitaleiro incrível. Teatros, óperas, concertos, museus… Copenhaga tem tudo. Porém, da mesma forma que tem tudo, também tem algo especial para cada um dos seus viajantes. E não é apenas um café com aroma num distrito magnífico.
O canal mais famoso da cidade. Não é para menos, uma vez que este sítio serviu de inspiração ao famoso escritor Hans Christian Andersen para escrever alguns dos seus contos mais populares. Foi construído no século XVII como entrada para a cidade pelo mar para os comerciantes. É um dos locais mais turísticos da cidade: as suas fachadas coloridas e os barcos de madeira atracados na margem tornam-no especial.
O que seria de uma cidade sem o seu guardião? A Pequena Sereia é um dos ícones da capital dinamarquesa. Esta escultura de bronze com um metro de altura está colocada sobre uma rocha perto do porto. É o monumento mais visitado de toda a Dinamarca, por isso, é uma paragem obrigatória em Copenhaga.
A rua pedonal mais longa da Europa. Percorrê-la é uma das experiências dinamarquesas mais incrível. Verá inúmeras lojas, como a da LEGO ou de porcelana Royal Copenhagen. Além disso, ao redor desta rua, existem alguns dos melhores restaurantes para se comer na cidade.
Outro imprescindível da capital dinamarquesa. Esta igreja tem um dos melhores miradouros da cidade. De estilo barroco, é conhecida pela sua escadaria exterior em forma de caracol. O seu altar de "Nosso Salvador" tem mármore branco e um órgão de três andares.
Além da sua arquitetura e das suas impressionantes vistas, este edifício destaca-se porque a subida ao mesmo faz-se através de uma enorme rampa interior em forma de caracol. Não possui qualquer degrau.
A cidade livre. Christiana é uma área da cidade autogovernada pelos seus habitantes. Considera-se independente da Dinamarca. Atualmente, residem cerca de mil pessoas, entre as quais o consumo de marijuana ou haxixe é permitido, mas sempre sob a supervisão do governo dinamarquês. Não é um local perigoso, mas é importar notar que não pode tirar fotografias no seu interior.
Neste palácio renascentista, com um impressionante jardim e rodeado por um fosso de água, falta apenas o dragão. Trata-se de um dos locais mais bonitos da cidade. Foi construído como residência de verão do rei Christian IV. Pode visitar o seu interior ou simplesmente passear pelos seus arredores.
É a residência oficial da Família Real durante o inverno. De estilo rococó, é composto por quatro edifícios que formam uma praça presidida pela estátua de Frederick V. Em frente ao palácio, encontra-se a Igreja de Mármore, cuja cúpula verde impressiona até os mais reticentes apreciadores de arquitetura.
Esta pequena ilha está rodeada de um bonito canal no qual pode passar. Ali, poderá contemplar os seus três edifícios más importantes: a Bolsa, a Biblioteca Real dinamarquesa e o palácio de Christiansborg, atual sede do Parlamento.
Pensamos que, se viajarmos para o norte da Europa, as praias não são viáveis e iremos deparar-nos com um mar em que será impossível entrar. A realidade é que a água é fria, mas é possível desfrutar de um bom banho de mar, embora se esteja num local nórdico.
A praia mais famosa e frequentada de Copenhaga. Embora a capital dinamarquesa não seja um lugar de praia, uma visita a esta praia é uma ótima surpresa. Um dos atrativos deste local é a uma plataforma de madeira sobre o mar a partir da qual se pode saltar para a água. Chama-se Kastrup Søbad.
Esta praia artificial tem quatro mil metros quadrados e foi convertida num local agradável para os turistas.
Ideal para famílias com crianças. Costumam estar muito lotadas se as temperaturas forem convidativas.
É a mais afastada do centro da cidade. Junto às dunas, é um dos sítios mais tranquilos para descansar do ruído da cidade.
Em Copenhaga, é fácil encontrar um local onde comer bem, uma vez que, na última década, se transformou numa referência gastronómica. Sem dúvida, temos de recomendar o restaurante Noma, considerado o melhor restaurante do mundo pelo guia Michelin. A seguir, enumeramos os pratos típicos da capital dinamarquesa:
Queijo fumado.
Parecido com o queijo gorgonzola, é um dos mais famosos.
Sopa de bolinhos de batata com manteiga e farinha.
Hambúrguer típico dinamarquês.
Carne de porco picada com ovo e cebola.
Costelas de porco recheadas.
Sem dúvida, o prato mais famoso de Copenhaga. São fatias de pão de centeio barradas com manteiga e servidas acompanhadas com carnes frias ou fumados.
É um delicioso pudim de ovo muito parecido com o pudim flan.
Este doce de massa folhada recheado com amêndoas e canela é dos doces mais comuns das pastelarias dinamarquesas.
Se quiser viver a experiência completa em Copenhaga, não pode perder este cruzeiro. Nele poderá percorrer a cidade através dos canais.
A capital dinamarquesa leva o desporto a sério. Possui milhares de clubes desportivos de todos os tipos de desportos. No entanto, tornou-se líder nos desportos náuticos. Golfe, windsurf, escalada, natação, squash… Todos são populares.
É um dos parques de atrações mais antigos do mundo. Não importa a sua idade, este lugar conquista qualquer um com as suas montanhas-russas, carrinhos de choque e carrosséis. Também tem uma ampla variedade de restaurantes, com destaque para a Fragata de São Jorge, que se encontra num barco.
É um dos museus mais interessantes da cidade. Possui uma coleção de arte antiga, bem como obras do século XIX.
Uma cisterna subterrânea em Copenhaga. Este lugar chegou a armazenar 16 milhões de litros de água quando a epidemia de cólera chegou a Copenhaga. Atualmente, é o museu de arte mais contemporâneo que possa imaginar.
Inspira-te para a tua próxima viagem