
Saragoça
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Saragoça
Descobre Saragoça
A capital de Aragão revela ao seu turismo a variedade de facetas que possui. Desde o seu lado mais histórico e tradicional, visível nos monumentos provenientes de civilizações antigas, como os da rota Caesaraugusta, até às joias do seu passado mais recente, como a Basílica do Pilar ou a Catedral do Salvador.
No seu centro histórico, não só encontrarás edifícios com fachadas interessantes, como também uma infinidade de lojas encantadoras onde poderás comprar lembranças da cidade. Se gostas de arte, não deixes de visitar os museus, onde se destacam as ruínas romanas mencionadas, como as Termas ou o Teatro, mas também outros espaços de formato clássico. O Museu de Saragoça, o museu de arte contemporânea Pablo Serrano ou o Museu Goya, dedicado à obra do artista, são paragens obrigatórias.
Se, além dos monumentos, quiseres descobrir um lado mais aventureiro, não percas a oportunidade de praticar windsurf e kitesurf nas suas albufeiras, bem como rafting ou canoagem nos rios. Para quem prefere a montanha à água, não faltam trilhos, rotas de BTT ou vias de escalada.
E para completar a visita, o sabor mais autêntico de Saragoça sente-se na sua saborosa gastronomia, onde abundam os produtos da terra e da pecuária — a carne está sempre presente à mesa. Ternasco com batatas, migas aragonesas ou ovos com salmorrejo são alguns dos pratos típicos que não podes deixar de provar.
O que ver em Saragoça?

Se vais visitar a cidade, estes são os locais a não perder em Saragoça!
Muralhas romanas
Dos 3 mil metros que teve originalmente a muralha de Caesaraugusta, hoje conservam-se dois troços: um com um total de 80 metros e o outro faz parte do Convento do Sepulcro.
Catedral e igrejas
A Basílica do Pilar exala beleza e é também um centro de peregrinação. Está situada na Praça do Pilar, outro dos locais imperdíveis em Saragoça, junto à igreja de San Juan, à Lonja, à câmara municipal e à Bola do Mundo. Outra paragem obrigatória é a Catedral do Salvador, próxima da anterior, construída sobre uma antiga mesquita e o fórum romano de Caesaraugusta.
Casa e Arco do Deán
Na zona medieval da cidade encontra-se esta residência não palaciana, onde se conserva o único arco proveniente dessa época. Construída no século XIII, a casa só pode ser vista do exterior.
Teatro de Caesaraugusta
Se gostas de ruínas romanas, outra paragem a fazer em Saragoça é este teatro, que data do ano 14 a.C. Além deste, podes visitar as Termas, o Porto Fluvial e o Fórum. Os quatro fazem parte da rota Caesaraugusta.
Bairro El Tubo
Se procuras um ambiente mais moderno onde desfrutar da gastronomia e da essência da cidade, esse é o bairro El Tubo, no centro histórico.
Palácio da Aljafería
Com um estilo semelhante ao da Alhambra e construído no século XI, tanto a sua arquitetura como as suas salas são de grande interesse. Destacam-se o Salão Dourado e o do Trono, a Mesquita e o Palácio Mudéjar.
Parque José Antonio Labordeta
E se quiseres mergulhar no verde durante a visita à cidade, não deixes este parque de fora. Para além da vegetação dos seus jardins, inclui fontes, vários monumentos, parques infantis e até cafés.
O que comer em Saragoça?

Nada como mergulhar na gastronomia de um lugar para conhecer de perto a sua cultura e tradições. Descobre os melhores pratos para provar em Saragoça!
Melhores pratos:
Nesta região, combina-se o sabor da pecuária com os produtos da terra. O resultado desta união são iguarias como o ternasco assado com batatas — também conhecido como paletilla, embora inclua várias partes do corpo deste cordeiro jovem, com apenas três meses, criado exclusivamente na comunidade da Aragão.
Além deste prato, outros típicos que deves experimentar em Saragoça são as migas aragonesas, feitas com pão duro cortado à faca e combinadas com sebo de cordeiro, chouriço ou linguiça, ovo estrelado e uvas ou melão; as borrajas com batatas, uma verdura de textura áspera; os ovos à salmorrejo, com espargos e carne; ou o bacalhau à ajoarriero, preparado com batata e ovos. E se és fã de sobremesas, também podes saborear a trança de Almudévar, os suspiros de amêndoa ou as frutas de Aragão.
Melhores restaurantes:
Agora só falta saber onde comer em Saragoça. Para desfrutar da sua gastronomia em todo o seu esplendor, é essencial escolher bem os locais.
Poderás optar por restaurantes modernos e vanguardistas, mas também por locais tradicionais com sabores caseiros.
Um dos mais procurados atualmente, com lista de espera incluída, é o Gente Rara, que ganhou um Sol Repsol em 2021. O bar La Grillera conta com excelentes avaliações e pratos bastante variados. Outro restaurante em Saragoça que não podes perder é o Atípico, que funde o local com o internacional, ou La Miguería, onde podes saborear as tradicionais migas aragonesas.
Aventura e desporto

Se procuras atividades de aventura em Saragoça para desfrutar da natureza em todo o seu esplendor, aqui ficam algumas sugestões!
Ao saíres da cidade, a província oferece uma infinidade de opções para praticar desporto em Saragoça, não só na montanha, mas também na água — apesar de ser uma comunidade do interior.
É que aqui se encontram a albufeira de Caspe e a barragem de La Loteta. Na primeira, costuma praticar-se windsurf porque as águas são calmas, mas há vento. Na segunda, o vento é ainda mais forte, o que faz com que, além do windsurf, também se pratique kitesurf. Se pensavas que precisavas do mar para experimentar estes desportos, aqui tens a prova de que não é assim!
Continuando com a água, a aventura em Saragoça também flui pelos seus rios. Se fores até Murillo de Gállego, poderás descer pelas águas bravas do rio Gállego. E se preferires algo mais tranquilo, outra das atividades em Saragoça é a canoagem, que te permitirá explorar a flora e a fauna dos arredores. Para isso, deves dirigir-te a Cabañas del Ebro.
Para aproveitares o potencial das montanhas, não percas as excursões em Saragoça até Morata de Jalón, onde existem sete setores para praticar escalada, como La Boina, El Alí ou a Placa do Mocho. E se ainda procuras mais coisas para fazer em Saragoça, podes percorrer o Parque Natural do Moncayo a pé ou através da rede de percursos de BTT (bicicleta de montanha).
Lazer e cultura

As atividades em Saragoça para mergulhar na cultura e no lazer também não faltam durante a visita. Se gostas deste lado mais cultural, não percas estes locais a visitar!
A cultura em Saragoça vive-se, principalmente, através dos seus museus, onde é possível conhecer a história da região e as suas tradições, mas também, como em qualquer outra cidade, descobrir obras de arte de artistas locais, nacionais e internacionais.
Os museus mais importantes a visitar são os Museus Romanos, que integram a rota Caesaraugusta: o Fórum, o Porto Fluvial, as Termas Públicas e o Teatro. Através deles, poderás aproximar-te da vida política e social, comercial, económica e religiosa desta civilização. Outros museus de destaque são o Museu de Saragoça, com coleções de arte; o IAACC Pablo Serrano, de arte contemporânea; o Museu Pablo Gargallo, situado num palácio renascentista onde se encontra a sua obra, ou o Museu Goya, com peças do célebre artista.
Para o lazer em Saragoça, tens centros comerciais como o Grancasa ou o Los Porches del Audiorama. Se procuras lojas alternativas ou com mais charme, no centro histórico encontrarás artesanato e produtos variados, embora a essência mais autêntica esteja nos mercados, como o El Rastro, o mercado ambulante da Almozara ou o da Plaza Santa Cruz. E se fazes parte do turismo ativo em Saragoça, não percas a zona de bares e espaços de música, ou, se quiseres aprofundar as atividades em Saragoça, aproveita para visitar a região durante as Festas del Pilar.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.

Mad Cool Festival e Pirineos Sur arrancam com o patrocínio da Newblue.
Hoje, 10 de julho, começam dois dos festivais mais aguardados do verão: Mad Cool e Pirineos Sur. Madrid torna-se o epicentro musical com o Mad Cool Festival, que reúne mais de 100 artistas internacionais e decorre de 10 a 13 de julho. Já o Pirineos Sur, de 10 a 28 de julho no coração do Vale de Tena, oferece uma experiência irrepetível que funde música de todo o mundo com a beleza da natureza e a cultura local. Duas formas de viver a música ao vivo que marcam o calendário de festivais desta temporada.

As melhores excursões da República Dominicana
A República Dominicana é um destino que combina praias, cultura, natureza e lazer. Para além de desfrutar do sol e do mar, oferece uma grande variedade de excursões para conhecer melhor a ilha: desde visitas culturais a atividades de aventura, percursos em plena natureza ou programas para relaxar. Agora, com a Newblue, pode reservar as melhores excursões e atividades para criar uma experiência de viagem única e totalmente personalizada.