
Castela e Leão
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Castela e Leão
Descobrir a Castela e Leão
Castela e Leão é uma região de Espanha com uma abundância de monumentos; de fato, três das suas províncias foram declaradas Património da Humanidade. Em Ávila, mais de dois quilómetros de muros românicos esperam por si, enquanto em Segóvia ficará impressionado com o tamanho e a beleza do aqueduto de Segóvia. Salamanca é uma coleção de fachadas espetaculares e, em Burgos, embora não seja um Património, a sua catedral e castelo ou o mosteiro de Las Huelgas não deixam ninguém indiferente.
Mas para além de visitar as suas principais cidades, a natureza em Castela e Leão também não está muito atrasada, com uma multiplicidade de trilhos a partir dos quais será estragado por escolha, mas onde também pode fazer outras atividades, tais coma descida de desfiladeiros ou caiaque. Por exemplo, existem os trilhos de Babia em León, que combinam montanhas com rios, lagos e lagoas; Las Tuerces em Palencia, com as suas peculiares formações cársticas; as impressionantes quedas de água de Burgos, os Picos de Europa ou a Senda del Duero.
Em termos de cultura, Castela e Leão oferece uma vasta gama de museus, tais como arte contemporânea, escultura e etnografia, embora o mais conhecido de todos seja o Museu da Evolução Humana de Burgos, devido aos sítios arqueológicos de Atapuerca.
Outra forma de mergulhar na cultura de Castela e Leão é através da sua gastronomia, onde a carne do seu gado é o protagonista. Leitão de Segóvia, bife de osso em T de Ávila, morcela de Burgos ou Botillo de León. Mas também, devido ao clima, pratos de colher como o cocido maragato.
O que ver

Com três províncias do Património da Humanidade e uma miríade de monumentos, as coisas a ver em Castela e Leão são incontáveis!
Salamanca
Uma das cidades que são Património da Humanidade, com jóias como a sua universidade, as suas duas catedrais, a Ponte Romana e a Plaza Mayor. E não perca as tapas na Van Dyck Street!
Aqueduto de Segóvia
Outra cidade galardoada onde este fantástico monumento da época romana o espera. Mas não é o único, pois também deve visitar o Alcázar, a Dama de las Catedrales ou a Plaza de Medina del Campo.
Muralhas da Cidade de Ávila
Em terceiro lugar está Ávila e as suas impressionantes muralhas da cidade, com 88 torres que se estendem ao longo de dois quilómetros de comprimento. Os seus edifícios religiosos são também de grande valor e fazem parte da Rede de Bairros Judaicos Espanhóis.
Alpes Leoneses
Léon é outro dos lugares a ver em Castela e Leão: Babia. É uma zona montanhosa com mais de 80 picos, vários rios, lagos e lagoas. Para além de nos perdermos no interior e vermos as estrelas, recomendamos o Miradouro da Peña Ubiña.
Las Tuerces
Palencia também tem muitos encantos para oferecer, como esta Área Natural, que consiste em formações cársticas que se assemelham às figuras de uma tartaruga, um cogumelo, um navio pirata ou um dinossauro. Nesta província também recomendamos o miradouro de Valdecabado, a Gruta Cueva de los Franceses e o Mosteiro de Santa Maria de Mave.
Quedas de água de Burgos
O centro de Burgos também não deve ser perdido, mas o que não deve ser perdido no que ver em Castela e Leão são as quedas de água em Las Merindades. A cascata de Nervión tem mais de 200 metros de altura e está localizada em Berberana. A Orbaneja del Castillo e Las Pisas são também espetaculares.
O que comer

Para conhecer a fundo esta região, é preciso provar os seus pratos típicos, nós dizemos-lhe o que tem de comer em Castela e Leão!
Os melhores pratos
Devido à sua localização, a pecuária desempenha um papel importante na gastronomia de Castela e Leão. Além disso, devido ao frio desta zona no Inverno, a combinação das duas dá origem a pratos como guisados e carnes assadas. Mas se quiser nomes específicos, alguns dos mais populares são o leitão de Segóvia, que é preparado com banha numa panela de barro; o chuletón de Ávila, que é normalmente feito de vitela e grelhado; o pudim preto de Burgos, com sangue de porco, cebola e arroz, ou o Botillo de León, típico de El Bierzo e constituído por costelas e cauda de porco com tempero.
Mas se se cansar de tanta carne, há mais coisas para comer em Castela e Leão, tais como sopa castelhana, com alho e pão, um pouco de presunto e dois ovos; judiones de la Granja, cocido maragato ou arroz a la samorana. Se gostar de algo rápido que não implique parar muito, o hornazo de Salamanca; uma empanada recheada com chouriço, presunto ou lombo de porco, ou torreznos de Soria, que é bacon frito.
Os melhores restaurantes
Para saber onde comer em Castela e Leão, o melhor a fazer é perguntar aos habitantes de cada cidade em que se encontra. Mas se procura aqueles com classificações mais positivas, deve ir à Casa Gato, em Cacabelos, Leão, onde abundam as leguminosas; Eh Voilà em Valladolid, com cozinha internacional; Matimore Casa Moreno, em Segóvia, com fornos de pedra; Las Termas em Leão, especializada em cocido maragato, ou La Muralla em Salamanca, um dos restaurantes mais antigos de Castela e Leão.
Aventura e desporto

Se está a pensar o que fazer em Castela e Leão em termos de atividades de aventura, com tanta natureza, não lhe faltarão sugestões!
As atividades em Castela e Leão são praticamente ilimitadas. Com vários parques, tais como os Picos de Europa, oferece inúmeras rotas para caminhadas. Alguns destes caminhos são históricos, tais como a Via Francesa, a Via Cid ou a Via do Duero. Este último cobre mais de 700 quilómetros de distância a pé e dois parques. Outro parque que deve visitar é o dos Picos de Europa, que também abrange esta comunidade e inclui três picos calcários, o Cornión, o Urrielles e o Andara, com diferenças entre os pontos mais altos e os vales de 2.500 metros.
Mas para além deste desporto em Castela e Leão, também tem outras opções, como a descida de desfiladeiros, que é comum em Salamanca e Leão. Pode saltar sobre piscinas, descer escorregas naturais ou descer cachoeiras em rappel. E se ainda estiver à procura de mais aventura em Castela e Leão, não hesite em optar pelos circuitos naturais que incluem zíperes, saltos para o vazio ou pontes tibetanas.
E, se quiser fazer excursões em Castela e Leão onde não há falta de água, outra opção é o caiaque ou a canoagem. Para desfrutar dos arredores em paz e sossego, visite as águas do rio Tormes, e se procura algo mais animado, as águas da Reserva Natural Hoces del río Duratón, onde penhascos de 100 metros de altura o esperam.
Lazer e cultura

Se procura atividades em Castela e Leão para se aproximar da sua história e cultura, vai adorar estas propostas!
Os museus são a forma mais eficaz e divertida de aprender sobre a cultura de Castela e Leão e o seu passado. Dentro da região, os mais destacados são o Museu Etnográfico de Castela e Leão, dedicado à investigação antropológica e à preservação e difusão da cultura tradicional; o Museu de Arte Contemporânea ou MUSAC, com mais de mil obras, e o Museu da Evolução Humana de Burgos, onde se destacam os sítios arqueológicos de Atapuerca. Outros que são muito interessantes são o Museo de la Escultura em Valladolid, o Museo de art nouveau y art déco Casa Lis em Salamanca ou a Cartuja de Miraflores em Burgos.
Outros planos de lazer em Castela e Leão incluem rotas para descobrir monumentos imponentes, tais como as catedrais góticas, os mosteiros na província de Burgos ou os castelos em Valladolid. Para o turismo ativo em Castela e Leão, há várias festas populares que vale a pena visitar, tais como o Festival Titirimundi em Segóvia, as Fiestas de San Pedro em Burgos ou a Semana Santa em León.
E se quiser desfrutar da vida noturna, em Salamanca não lhe faltarão opções, pois é uma cidade estudantil, o que significa que há muitos bares onde se pode tomar uma bebida e continuar a festa. Mas a atmosfera em León também é bem conhecida.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.

Mad Cool Festival e Pirineos Sur arrancam com o patrocínio da Newblue.
Hoje, 10 de julho, começam dois dos festivais mais aguardados do verão: Mad Cool e Pirineos Sur. Madrid torna-se o epicentro musical com o Mad Cool Festival, que reúne mais de 100 artistas internacionais e decorre de 10 a 13 de julho. Já o Pirineos Sur, de 10 a 28 de julho no coração do Vale de Tena, oferece uma experiência irrepetível que funde música de todo o mundo com a beleza da natureza e a cultura local. Duas formas de viver a música ao vivo que marcam o calendário de festivais desta temporada.

As melhores excursões da República Dominicana
A República Dominicana é um destino que combina praias, cultura, natureza e lazer. Para além de desfrutar do sol e do mar, oferece uma grande variedade de excursões para conhecer melhor a ilha: desde visitas culturais a atividades de aventura, percursos em plena natureza ou programas para relaxar. Agora, com a Newblue, pode reservar as melhores excursões e atividades para criar uma experiência de viagem única e totalmente personalizada.