
Valladolid
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Valladolid
Descobrir Valladolid
Também conhecida como Pucela, Valladolid é a cidade mais povoada de Castilla y León. As suas ruas estão cheias de edifícios e palácios históricos, e vale a pena visitar a catedral e as igrejas, bem como as inúmeras praças, incluindo a Plaza Mayor. A sua arquitetura combina estilos clássicos como o barroco com estilos mais modernos, que podem ser vistos no renovado Duque de Lerma ou no Millennium Dome.
Para explorar o interior dos seus edifícios e aprender mais sobre a história e cultura de Valladolid, deve visitar os seus museus, os mais importantes dos quais são o Museu de Valladolid, o Museu de Escultura Policromada e o Museu Oriental. Mas também vale a pena simplesmente desfrutar das suas ruas e espaços verdes, como o Campo Grande.
Mas para além de monumentos, a natureza desta região também tem um número infinito de lugares a descobrir. A sua planura torna-o muito acessível para viagens familiares, e os seus trilhos podem ser explorados a pé ou de bicicleta. A Reserva Natural Riberas de Castronuño, a Senda del Pantano ou o Caminho de Vecilla são apenas alguns exemplos.
E para complementar a visita, nada melhor do que provar a gastronomia de Valladolid, típica da zona de Castilla y León. A carne é abundante, graças ao seu gado, bem como os vegetais dos seus campos. Se quiser algo leve, aproveite as opções de tapas, mas se quiser pratos saborosos, vá para o borrego assado, batatas a la importancia ou tortilla de chouriço.
O que ver

Se quiser conhecer os lugares a ver em Valladolid, aqui estão os mais destacados!
Campo Grande
Se gosta de espaços verdes, vai adorar este parque em forma triangular. Data do século XVIII, tornando-o no mais antigo, e é delimitado pela Acerca de Recoletos e pelas praças de Colón e Zorrilla. Para além de pessoas a passear, verá pavões no seu passeio. Outros espaços verdes incluem a Plaza de Poniente e La Rosaleda.
Catedral de Valladolid
A catedral de Nossa Senhora da Assunção foi concebida num projeto muito ambicioso para se tornar a maior catedral da Europa, mas ficou a meio caminho. Uma mudança de planos que é percetível na sua traseira. A pouca distância a pé fica a Pasaje Gutiérrez, que é a única rua comercial da cidade.
Igrejas
As igrejas são outra das coisas a ver em Valladolid, com três de grande interesse: Santa Maria de la Antigua, com um jardim em frente; San Pablo, com uma fachada imponente, ou o Mosteiro de San Benito, com torres sineira no topo.
Plaza Mayor
No centro da cidade velha, é uma das maiores do país, com belas colunas de granito, uma torre de relógio e fachadas cheias de encanto colorido e varandas. A Câmara Municipal e a estátua do Conde Ansúrez também se encontram ali.
Cúpula do Milénio
Ao contrário dos anteriores, este é um dos edifícios mais modernos para se ver em Valladolid. Em forma de iglu com uma estrutura metálica, acolhe feiras, concertos e eventos desportivos.
Duque de Lerma
E dos mais modernos para os mais altos, a 87 metros de altura. É também um projeto falhado, uma vez que se pretendia que fosse um hotel. O seu abandono significava que estava prestes a ser demolido, mas hoje tem casas e um miradouro no topo.
O que comer

Se quiser explorar a oferta gastronómica desta parte do país, estes são os pratos típicos que tem de comer em Valladolid!
O que se deve comer em Valladolid? Os melhores pratos
A gastronomia de Valladolid combina ingredientes das hortas da zona, tais como vegetais, com carnes e enchidos do seu gado. Além disso, sendo uma região muito fria no Inverno, os pratos quentes e pesados são sempre a estrela da mesa. Assim, a sopa de alho é sempre uma boa maneira de iniciar uma refeição, muito simples de preparar, com alho e pão, mas com uma grande consistência.
Entre as carnes, o borrego assado é o prato mais popular em Valladolid; um borrego com apenas 30 dias de idade e, portanto, com carne tenra. É untado com banha e cozinhado em fornos a lenha. Se nos virarmos para os enchidos, não há nada como experimentá-las numa tortilla de chouriço. Para fazer uma pausa da carne, as batatas a la importancia, que são preparadas com farinha, ovos, alho e cebola e caldo de vegetais, e para as acompanhar, nada como o pão de Valladolid, com uma forma plana e miolo firme e feito com farinha simples. E para aqueles com um dente doce no final de uma refeição, os mantecados de Portillo ou zapatillas.
Onde comer em Valladolid? Os melhores restaurantes
Os restaurantes de Valladolid são o local ideal para desfrutar de todos os pratos típicos. Uma primeira opção é sair para comer tapas, uma vez que se realizou aqui um concurso nacional que levou a uma multidão de bares e restaurantes que ofereceram propostas originais e muito bem preparadas.
Na lista de lugares recomendados para comer em Valladolid, Los Zagales, localizado na Plaza Mayor, ganhou vários prémios pelos seus pinchos, tais como a tapa de la Copa y Puro ou o Tigretostón. Outra proposta semelhante é Villa Paramesa, com iguarias como o ceviche ou as tapas doces. Os melhores croquetes esperam-no em El Corcho, e o melhor borrego em Figón de Recoletos.
Aventura e desporto

Se procura desportos de aventura, vai adorar descobrir tudo o que há para fazer em Valladolid!
As atividades de aventura estão sempre disponíveis em qualquer região do país, uma vez que as vilas e cidades encantadoras são sempre combinadas com os presentes da natureza, e as atividades em Valladolid não são exceção. Uma das mais populares, e adequada para toda a família, é a caminhada. Algumas das rotas que podem ser feitas são a Reserva Natural Riberas de Castronuño, uma área protegida pelo curso do rio Duero e onde se encontra a barragem de San José; a Senda del Pantano em La Santa Espina, que para além dos campos de cultivo, abriga os castelos de Simancas ou Tiedra, ou o Caminho de Vecilla, com uma rota circular que passa sobre a ponte do rio Pisuerga.
Outras opções desportivas em Valladolid são o ciclismo de montanha e as rotas de BTT; como também existem muitas planícies na área, permite explorar a região com facilidade e independentemente do seu nível. Se preferir descobrir as excursões fluviais de Valladolid, não perca o caiaque. Uma visita obrigatória para este desporto é a Medina de Rioseco, com águas calmas que são fáceis de explorar. E para desfrutar das melhores vistas da zona, a aventura em Valladolid inclui atividades como o salto de pára-quedas em Matillas de los Campos, ou os passeios de balão de ar quente em Quintanilla de Onésimo.
Lazer e cultura

Para conhecer a cultura da região, não perca as atividades em Valladolid!
Atividades culturais e de lazer em Valladolid
A melhor maneira de conhecer a história e a cultura de Valladolid é através dos seus museus. Um dos mais importantes é o Museu de Escultura Policromada, nos edifícios do Palácio do Marquês de Villena e da Capela do Colégio de San Gregorio, que foi fundado em 1933. O Presépio Neapolitano e obras como a Pietà e a Penitente Madalena podem ser aí encontradas. Outro destaque é o Museu Oriental, no Mosteiro dos Agostinianos Filipinos, com objetos da China, Filipinas e Japão, ou o Museu de Valladolid, que foi fundado em 1879 como Museu Provincial de Antiguidades e é agora dedicado às Belas Artes e Arqueologia.
Para o lazer em Valladolid, para além das rotas das tapas pelos seus bares e restaurantes, não deve perder a oportunidade de passear pelas suas ruas e ir às compras. A Plaza Mayor tem uma grande variedade de propostas, onde não há falta de joalharia ou de mercearias tradicionais. Para a moda, as ruas Pasión e Santiago, e para as lojas habituais, Plaza España e Calle Mantería.
E se estiver interessado na vida noturna, o turismo ativo em Valladolid também tem áreas a visitar. A zona Coca-Poniente é a mais conhecida, com bares como Carusso ou Monsó; San Miguel era a mais popular e hoje em dia é regida pelo público jovem; a zona da Catedral é para a multidão mais velha, e Cantarranas é onde se concentra a música rock.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.

Mad Cool Festival e Pirineos Sur arrancam com o patrocínio da Newblue.
Hoje, 10 de julho, começam dois dos festivais mais aguardados do verão: Mad Cool e Pirineos Sur. Madrid torna-se o epicentro musical com o Mad Cool Festival, que reúne mais de 100 artistas internacionais e decorre de 10 a 13 de julho. Já o Pirineos Sur, de 10 a 28 de julho no coração do Vale de Tena, oferece uma experiência irrepetível que funde música de todo o mundo com a beleza da natureza e a cultura local. Duas formas de viver a música ao vivo que marcam o calendário de festivais desta temporada.

As melhores excursões da República Dominicana
A República Dominicana é um destino que combina praias, cultura, natureza e lazer. Para além de desfrutar do sol e do mar, oferece uma grande variedade de excursões para conhecer melhor a ilha: desde visitas culturais a atividades de aventura, percursos em plena natureza ou programas para relaxar. Agora, com a Newblue, pode reservar as melhores excursões e atividades para criar uma experiência de viagem única e totalmente personalizada.