Madri é a capital da Espanha e isso fica claro em sua combinação entre história, cultura, esportes e lazer. Também conhecida como Villa y Corte, é uma cidade agradável para passear sem rumo, entrar em seus diferentes bairros e descobrir a infinidade de monumentos e edifícios históricos, notáveis a cada passo.
Alguns pontos clássicos que não precisam de apresentação são a Puerta del Sol, onde acontecem as badaladas de fim de ano, e a de Alcalá, imortalizada nas canções do país. Também a Plaza Mayor, área das tapas, a Plaza Cibeles e seu palácio de mesmo nome, onde comemoram-se as vitórias de futebol, ou a Gran Vía, artéria da cidade e melhor amostra deste ambiente que respira dia e noite. Há também uma cara mais tranquila e pacífica que pode ser apreciada nos jardins do parque El Retiro, ou na beleza do Templo de Debod.
Em sua vasta oferta de museus, galerias e centros de arte, as opções para absorver arte e cultura podem rechear de sugestões cada dia da sua viagem. Os famosos Museu do Prado, Reina Sofia, Matadoro e CaixaForum são só alguns exemplos. Porém, a cultura de Madri também pode ser sentida em sua gastronomia, com o cozido, o sanduíche de lula e os churros com chocolate que não podem faltar em nenhuma mesa.
E, para voltar a descarregar as baterias depois de um almoço ou de um jantar, é bom passar pelos diferentes bairros para conhecer a variedade de ambientes e propostas de lazer. Latina, Malasaña, Chueca, Lavapiés, o bairro Salamanca... Todos nomes carregados de personalidade e que refletem as mil e uma caras de Madri.
A oferta cultural da capital, assim como a sua riqueza arquitetônica, é praticamente ilimitada. Por isso, deixamos aqui um breve resumo do que ver em sua visita a Madri.
É o centro da cidade, a zona comercial e onde acontecem as badaladas de fim de ano. É a referência do quilômetro zero no país, e isso aparece em uma placa. É aí que fica a conhecida estátua chamada Oso y Madroño.
A primeira inclui a Casa de la Panadería de 1619 e a estátua equestre de Felipe II, enquanto a segunda é o ponto de encontro em vitórias futebolísticas e hospeda o Palacio de Cibeles, a sede da Câmara Municipal.
A Gran Vía é a artéria da cidade e uma das coisas que precisam ser vistas em Madri por ser cheia de lojas e com edifícios interessantes como o Cines Capitol e o Teatro Coliseum. Em Callao, destaca-se o edifício Carrión e a sua placa da Schweppes.
É uma das mais jovens da Espanha e está situada em frente ao Palácio Real, outro edifício que precisa ser visitado em Madri. Embora não seja tão espetacular como as de outras cidades, o lugar tem o seu encanto.
Na rua Alcalá, é uma das cinco portas reais pelas quais entrava-se na cidade. Agora é uma região cheia de bares e restaurantes.
Situado no Parque del Oeste, foi construído no Egito no século I a.C., o país o entregou à Espanha em agradecimento pela ajuda em salvar os templos de Nubia. É uma das quatro partes que existem e que estão em Leiden, Turín e Nova York.
A gastronomia da capital é uma das mais completas que você poderá encontrar, desde o famosíssimo cozido para recarregar as baterias até os doces mais doces para deixar um gosto bom na boca. Descubra o que comer em Madri!
As tapas são um clássico em todo o país, e em Madri isso não poderia ser uma exceção. Porém, mais do que essas pequenas porções, você poderá também degustar pratos inteiros como, por exemplo, o famoso cozido madrilenho (um ensopado com grão de bico, verduras e carnes variadas). E isso nunca falta na cidade grande! Há cozidos de tripa de vaca ou cordeiro, de miúdos e galinha, ou de orelha e focinho.
E da carne, passamos aos peixes, como os croquetes de bacalhau ou o guisado de quaresma, que acompanha grão de bico e espinafre. Outra forma típica de aproximar a mesa do mar é o sanduíche de lula, perfeito para você se restaurar enquanto passeia pelas ruas do centro, embora as batatas bravas sejam muito típicas para beliscar também. E, de sobremesa, as rosquinhas do santo, as napolitanas ou as palmeiras de chocolate.
E se o que você quer saber é onde comer em Madri, não vão faltar opções. A região da Plaza Mayor e o seu redor são ideais para aproveitar o sabor mais perfeito sem se deslocar muito. Mas, se quiser nomes de restaurantes em Madri, alguns dos mais conhecidos são: Casa Camacho, em Malasaña; El Pescador, na Puerta de Toledo, conhecido por suas lulas e suas batatas bravas; os aperitivos de La Dolores, no bairro das letras; os croquetes e a tortilla da La Bodega; Casa Labra e seu bacalhau junto à Puerta del Sol; e, para os churros com chocolate que não tínhamos mencionado, a chocolataria San Ginés. Agora você já sabe onde comer em Madri!
A capital oferece milhares de opções para quem busca atividades de aventura. E o que os arredores do centro têm em esporte, o centro tem em cultura. Aqui está o que dá para fazer em Madri se você busca adrenalina!
A fusão entre o esporte e a natureza sobre duas rodas chegou a cidade grande em forma de Bicitren; 45 passeios de diferentes níveis que englobam mais de 1.800 quilômetros. Além disso, sempre conectam estações de trem para facilitar os deslocamentos para outras zonas. Com essas excursões em Madri, você pode visitar a Sierra Norte, a Oeste e a Sierra de Guadarrama.
Outra forma de encontrar aventura em Madri é nos parques florestais, como o Amazonia Cercedilla, com 22 tirolesas e seis circuitos, ou o Florestal Park, com mais de 92 jogos e doze tirolesas que atravessam uma reserva. Dentro da área da geologia, as atividades em Madri também incluem visitas às cavernas, como a Cueva Aire em Patones de Arriba, na qual podem ser contempladas estalactites e estalagmites, rochas sedimentares e muito mais.
Se você gosta de dirigir, mais uma das coisas para fazer em Madri é pilotar um carro de corrida no circuito de Jarama, como uma Ferrari ou um Porsche. Mas, se preferir ter o esporte em Madri aos seus pés, as corridas da capital acontecem todos os meses do ano em diferentes localizações. É impossível ficar entediado!
Se há algo pela qual esta cidade é conhecida, é por sua oferta cultural e de lazer. Madri tem atividades para todos os dias da semana!
Para conhecer o que acontece na capital, nada como consultar as agendas culturais, já que a quantidade de teatros, museus e salas é tão grande que não teríamos espaço aqui para reunir a infinidade de opções de lazer que acontece em Madri a cada semana.
Entre os museus, é possível visitar o do Prado, o Centro de Arte Reina Sofía, o Nacional de Artes Decorativas, o Thyssen... Além das obras que cada um possui, as exposições variam, e estas também se encontram em galerias de arte como CaixaForum, ou nos centros culturais como Matadero e La Casa Encendida.
Se você gosta de teatro, deve saber que mais da metade das peças que estreiam no país fazem uma parada em Madri. E o mesmo acontece com a música, com artistas nacionais e internacionais em concertos individuais ou participações em festivais. A cultura em Madri sempre tem uma carta na manga!
Inspira-te para a tua próxima viagem