
Bilbao
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Bilbao
Descobrir Bilbao
Depois de ser uma cidade industrial onde o cinzento era a cor predominante, Bilbao pode agora gabar-se de ser uma das cidades mais vibrantes do país, com uma cidade velha cativante e uma miríade de monumentos que vale a pena ver.
O Museu Guggenheim e a sua escultura de flores tornaram-se ícones, mas é apenas uma pequena representação das muitas opções para desfrutar da cultura e da tradição, também presentes nos Museus de Antropologia e dos Pasos.
Entre os edifícios históricos, deve visitar o antigo bairro, mais conhecido como Siete Calles, que é também o local perfeito para apreciar a gastronomia basca sob a forma de pintxos (tapas). Na Plaza Nueva, pode esfregar os ombros com os locais nos terraços, e no Mercado de la Ribera, o maior mercado coberto da Europa, pode comprar produtos locais.
As suas igrejas, tais como a Catedral de Santiago ou a Igreja de San Nicolás são as mais representativas, e passeando ao longo do estuário é possível encontrar os edifícios e atrações mais populares da cidade. Para um lado diferente, Bilbao tem sete miradouros, incluindo o do Monte Artxanda, que pode ser alcançado através de um funicular.
Fora da cidade, é possível sair para a natureza no Anillo Verde de Bilbao ou no monte Pagasarri, bem como praticar desportos de aventura. E para recarregar as suas baterias, não se trata apenas de pintxos que pode comer na cidade, pois o bacalhau ao estilo Purrusalda, cocochas de pescada ou marmitaco de bonito (guisado de atum) são outras especialidades. Deixe-se conquistar pela vibrante Bilbao!
O que ver

De ser uma cidade industrial com o cinzento como cor predominante, transformou-se numa cidade cheia de vida. Descubra tudo o que há para ver em Bilbao!
Museu Guggenheim
Um ícone da cidade, a sua arquitetura peculiar e as coleções no seu interior não deixam ninguém indiferente. Mas se há uma coisa que conseguiu cativar é o jardim de flores na forma de um cãozinho que age como um guardião no exterior.
As Sete Ruas da cidade velha
Há sete ruas, Somera, Artecalle, Tendería, Belosticalle, Carnicería Vieja, Barrencalle e Barrena, que estão ligadas entre si e são a essência pura do que se vê em Bilbao. Passeie sem rumo, tome um pintxo ou visite as suas lojas!
O trio de igrejas
Com inúmeros monumentos, a Catedral de Santiago e as igrejas de San Nicolás e Santos Juanes são as mais importantes no tema religioso.
Plaza Nueva
Outra das coisas a ver em Bilbao, se quiser mergulhar na sua cultura, é a Plaza Nueva. Não só encontrará habitantes locais a apreciar a sua cidade, como também é o melhor local para provar a sua gastronomia.
Mercado de la Ribera
Junto à ria de Bilbao, este é o maior mercado coberto que se pode encontrar na Europa, com mais de 10.000 m² e cerca de 200 lojas.
Passear ao longo da ria
Ao atravessar diferentes zonas da cidade, é outro ponto de interesse a ver em Bilbao. Não só verá alguns dos monumentos mais notáveis, mas também outros sítios muito menos conhecidos.
Miradouros de Bilbao
E se quiser ver a cidade de diferentes pontos de vista, tudo o que tem de fazer é subir até ao topo de qualquer um dos seus miradouros. No Parque Etxebarria, na Torre Iberdrola ou o favorito do Monte Artxanda, que pode ser alcançado por funicular e de onde se podem ver os melhores pores-do-sol.
O que comer

Comer em Bilbao poderia ser considerado outra atração turística, uma vez que faz praticamente parte do seu património. Se quiser mergulhar nas suas tascas e bares, aqui estão os pratos típicos!
O que se deve comer em Bilbao? Os melhores pratos
O peixe é um dos grandes protagonistas da cozinha basca e pode ser comido de diferentes formas, como é o caso do bacalhau. O chamado Pil Pil é acompanhado por este molho, mas não é a única possibilidade, pois também é preparado ao estilo Biscaia com cebola e pimentos ou ao estilo Purrusalda, com alho francês, batatas e um saboroso caldo de carne.
E do bacalhau às bochechas de pescada, cuja receita remonta a 1935. Em terceiro lugar, as enguias a la bilbaína, com alho e chili numa caçarola de barro, ou o marmitako de peixe-serra, que é particularmente popular nos meses de verão por ser da época.
É claro que os pintxos são um must se estiver a pensar no que comer em Bilbao, porque são tão representativos da cidade como o próprio Museu Guggenheim. As Sete Ruas da cidade velha e a Plaza Nueva estão cheias de opções para o surpreender.
Onde comer em Bilbao? Os melhores restaurantes
E do que provar onde comer em Bilbao. Como já dissemos, nas ruas do centro, há um número infinito de possibilidades. Alguns dos bares mais populares são o Gure Toki, especializado em tapas; Bcaicoa, com vinho caseiro; Café Bar Bilbao, na Plaza Nueva, ou Bar Motrikes, perto da catedral.
Entre os restaurantes de Bilbao, destaca-se o restaurante Trueba, com versões atualizadas de pratos tradicionais e vinhos locais; Etxanobe, com alta cozinha e um menu de degustação, ou El Arandia de Julen Jatetxea, onde o feijão e a carne são os pratos principais.
Aventura e desporto

Se pensa que passear pelas suas ruas é tudo o que há para fazer em Bilbao, aqui pode ver por si mesmo que não é este o caso!
O que fazer em Bilbao? Atividades de aventura e desportivas
As atividades de aventura em Bilbao são as mesmas de que pode desfrutar em todo o País Basco, uma vez que esta região tem tudo o que é necessário para explorar a natureza ao máximo. A descida de desfiladeiros é uma proposta cada vez mais popular para aqueles que desejam experimentar uma nova forma de turismo. As áreas típicas são La Leze, mas também as ravinas de Saturio, Aguake ou Chorretones. E se em vez de descer, o que gosta é de subir, a escalada é outra atividade em Bilbao que não pode faltar, como em Atxarte ou em Mañaria, ou também nas Vías Ferratas.
As caminhadas são outro costume profundamente enraizado nesta região e, por esta razão, nunca há falta de excursões nas montanhas de Bilbao. Existem muitos parques naturais e alguns dos mais notáveis são Urkiola ou pequenos Alpes bascos, Gorbea ou Urbasa, para percursos mais longos. Mais perto da cidade, existe o Anillo Verde de Bilbao, que o levará através de montanhas com vegetação e florestas luxuriantes, ou a subida do Monte Pagasarri, com belas vistas dos vales da zona.
E se quiser um ponto intermédio para fazer desporto em Bilbao sem ter de sair da cidade, pode optar pelo serviço de bicicletas públicas com o qual pode ver mais locais de interesse enquanto fica em forma ao mesmo tempo.
Lazer e cultura

As atividades em Bilbau relacionadas com lazer e cultura estão sempre presentes na cidade, quer através dos seus museus e exposições, quer através do hábito dos seus próprios cidadãos de organizar eventos.
Atividades culturais e de lazer em Bilbao
Os museus são a parte mais importante da cultura em Bilbao, entre os quais é evidente que o Guggenheim ocupa o primeiro lugar. Este último concentra-se na arte internacional, enquanto que o Museu de Belas Artes se concentra em obras de artistas contemporâneos. Para aprender sobre a história desta cidade, deve visitar o Museu Basco. Na cidade velha, pode visitar esta última, bem como o Museu de Arqueologia e o Museu dos Passos da Semana Santa. Além de museus, existem também centros culturais e de lazer em Bilbao, tais como Azkuna Zentroa Alhóndiga ou Abusu.
Entre as festas populares, que são outra das atividades mais atrativas em Bilbao, encontram-se a Aste Nagusia, que se realiza em agosto, e a Santa Águeda em fevereiro. E para o turismo ativo em Bilbao, há várias áreas onde se pode sair para tomar uma bebida ou várias.
O antigo bairro é o melhor lugar para começar com um bom pintxo, embora as ruas de Iturribide, Barrenkale e Somera lhe permitam continuar a festa. Outros clássicos são os Jardines de Albia e Mazarredo, com uma miríade de bares e locais tão bem conhecidos como Kafe Antzokia e Azkena.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.

Mad Cool Festival e Pirineos Sur arrancam com o patrocínio da Newblue.
Hoje, 10 de julho, começam dois dos festivais mais aguardados do verão: Mad Cool e Pirineos Sur. Madrid torna-se o epicentro musical com o Mad Cool Festival, que reúne mais de 100 artistas internacionais e decorre de 10 a 13 de julho. Já o Pirineos Sur, de 10 a 28 de julho no coração do Vale de Tena, oferece uma experiência irrepetível que funde música de todo o mundo com a beleza da natureza e a cultura local. Duas formas de viver a música ao vivo que marcam o calendário de festivais desta temporada.