
San Sebastian
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a San Sebastian
Descobrir San Sebastian
Em San Sebastian é preciso apenas uma visita para se apaixonar. Em primeiro lugar, pelas suas praias, onde é evidente que a mais conhecida é La Concha, com a sua areia fina e límpida, a sua forma em crescente protegida por duas montanhas e a ilha de Santa Clara ao largo da costa. Os seus monumentos arquitetónicos convidam-no também a passear sem rumo pelas suas belas ruas, como a Calle Mayor ou a Plaza de la Constitución. Em terceiro lugar, a sua gastronomia, uma vez que o povo basco soube aproveitar ao máximo os produtos das suas hortas e combinou-os com grande perícia com peixe fresco e marisco do Cantábrico.
Mas isto não é o fim das atrações de San Sebastian. Se gosta de desporto, encontrará muitas opções no mar, como o surf na praia de Zurriola, mas também outras opções mais pacíficas, como a canoagem, o caiaque ou o paddle surf, perfeitas para explorar a costa. E se gosta de montanhas, aqui tem exatamente três, que pode escalar seguindo diferentes vias. Nas alturas, todos eles oferecem as melhores vistas panorâmicas da cidade e da costa.
Para completar a sua visita, San Sebastian tem vários museus e atividades de lazer. San Telmo é aquele que deve visitar se quiser aprender sobre a história do povo basco. E se quiser desfrutar da vida noturna, não há nada como ir aos bares do pintxo para começar com um pintxo acompanhado de um bom vinho.
O que ver

Se visitar esta bela cidade, estes são os lugares mais importantes para ver em San Sebastian!
Catedral do Bom Pastor
Construída no século XIX, é o monumento religioso mais importante a ver em San Sebastian. Está localizada na parte antiga da cidade e tem estilo neo-gótico, com vitrais e uma torre de 75 metros.
Casco antiguo (Cidade velha)
Para além de ver monumentos como os anteriores, vale a pena passear pelas estreitas ruas de pedra da cidade velha, como a Calle Mayor ou Kale Nagusia, que conduz à basílica de Santa Maria del Coro, ou a Plaza de la Constitución, sempre animada e com uma numeração nas varandas que corresponde aos tempos em que era uma arena de touros. Esta área é também perfeita para uma rota de pintxos.
Monte Igueldo
Para lá chegar, a uma altura de 180 metros, existe um teleférico, que é o mais antigo desta comunidade autónoma. O Torreón e um parque de diversões esperam-no lá, que são outra das coisas a ver em San Sebastián, bem como fantásticas vistas panorâmicas da Baía de La Concha.
Paseo Nuevo
O Paseo Nuevo é a marginal que corre ao longo do Monte Urgull, junto ao Mar Cantábrico, e que o levará pelo porto da cidade, a foz do Rio Urumea e a Ponte Zurriola, onde se encontram o Centro de Congressos e o Auditório Kursaal, bem como a praia de Zurriola, popular entre os surfistas, e o Castillo de la Mota.
Palácio Miramar
No nó entre La Concha e Ondarreta ergue-se esta mansão do século XIX, que, embora não possa ser visitada, permite desfrutar das vistas da ilha de Santa Clara, ao largo da costa.
Mercado de La Bretxa
Se quiser ter uma amostra da vida local, nada melhor do que uma visita a este mercado com os seus produtos frescos bascos. O próprio edifício, datado de 1870 em estilo neoclássico, é também interessante de ver.
Melhores praias

Embora tenhamos a certeza de que já conhece algumas delas devido à sua imensa popularidade, aqui estão as melhores praias de San Sebastian!
La Concha
Esta é a praia a que nos referimos quando falámos de pessoas conhecidas, e a sua popularidade ultrapassa as fronteiras nacionais. Com um comprimento de 1.350 metros de largura, tem espaço suficiente para o afluxo de turistas. Para além da sua beleza devido à cor clara da sua areia, que contrasta com o azul escuro do mar, tem a atração adicional de estar protegida pelas montanhas Igueldo e Urgull e de ter a ilha de Santa Clara ao largo da costa.
Ondarreta
Localizada no bairro de Antiguo, é outra das melhores praias de San Sebastian e fica logo a seguir a La Concha, no sopé do Monte Igueldo. Tem 600 metros de comprimento, mas 100 metros de largura, pelo que também aqui encontrará o seu lugar, mesmo na época alta.
Zurriola
Na praia de Zurriola, cujo nome costumava ser Gros, também se pode desfrutar de areia clara e muito espaço. É a favorita entre os mais jovens e os entusiastas dos desportos aquáticos, como os surfistas, pois as ondas são maiores aqui.
Zarautz
Se se atrever a explorar a área à volta da cidade de San Sebastian, chegará a praias como esta. Com dois quilómetros e meio de comprimento, é a praia mais longa do País Basco, mas é também uma das mais belas, com a sua areia dourada e ondas, que os surfistas aproveitam ao máximo. E se tiver fome, também há bares de praia.
Itzurun
A meia hora de San Sebastian, e já na costa de Zumaia, esta joia de praia espera-o, com falésias que a rodeiam a 150 metros de altura. A sua beleza é tal que até foi um cenário escolhido para a série Game of Thrones.
O que comer

A gastronomia basca é imperdível, e não pode perder uma rota de pintxos. Isto é o que se tem de comer em San Sebastian!
Os melhores pratos
Como é o caso da praia La Concha, a gastronomia desta comunidade autónoma é também internacionalmente reconhecida. O segredo está no sabor dos produtos das terras bascas, mas também no peixe fresco e marisco do Mar Cantábrico. Mas como é que estas iguarias combinam?
Um dos pratos mais conhecidos em San Sebastian é o bacalao al pilpil, que é preparado com lombo fresco num molho que contém alho, azeite e malagueta. Uma explosão de sabor! Também do mar vem o marmitako, um cozido que também pode ser comido nas comunidades vizinhas e que inclui atum branco com batatas, cebola, tomate e pimenta; tudo numa caçarola de barro.
Outros pratos para comer em San Sebastian são o txangurro a la donostiarra, com carne de santola e vários vegetais que são preparados e depois colocados de novo na casca, e a tortilha de bacalhau. Se gosta de sobremesas, também tem várias opções; bolo basco, gotxua e pantxineta.
Os melhores restaurantes
Para saber onde comer em San Sebastian, é preciso perguntar aos habitantes locais, e são eles que definitivamente o recomendarão a ir ao Txepetxa, pois preparam excelentes pintxos no local, tais como santola, ouriço-do-mar ou paté de azeitona preta.
Outras propostas interessantes são Bar Sport ou Bar Nestor, onde preparam uma excelente tortilla de batata e um bife de costela desossado com tomate como guarnição. E se procura restaurantes em San Sebastian propriamente ditos, não perca La Cuchara de San Telmo ou La Espiga.
Aventura e desporto

Se procura atividades de aventura para a sua visita, aqui estão as coisas para fazer em San Sebastian!
Atividades de aventura e desportivas
Devido à sua localização junto às montanhas Iguelso, Urgull e Ulía, bem como ao facto de estar na costa do Mar Cantábrico, as possibilidades de praticar desporto em San Sebastian multiplicam-se. Se gosta de água e desportos aquáticos, vai adorar esta área, porque é perfeita para o surf, como na praia de Zurriola; de facto, são aqui realizados campeonatos nacionais e internacionais.
Uma alternativa se estiver à procura de atividades mais calmas em San Sebastian são o caiaque, a canoagem ou o paddle surf. Com eles pode caminhar ao longo da costa das praias de La Concha, Ondarreta ou Zurriola, e até chegar perto da ilha de Santa Clara ou do Peine del Viento.
Para os amantes da montanha, as caminhadas oferecem um número infinito de excursões em San Sebastian. As subidas das colinas são as rotas mais populares, já que de todas elas se obtêm belas vistas panorâmicas do mar e das melhores praias da cidade. Mas se preferir sair do centro, pode fazer a caminhada de quase dez quilómetros entre a praia de Zurriola e Pasaia de San Pedro e San Juan, entre a qual existe uma baía, ou a rota dos Flysch.
E se ainda quiser mais aventura em San Sebastian, outras atividades a fazer são o ciclismo, com a rota circular de 25 km conhecida como Rota 25, ou a escalada, que é praticada em Pikoketa em Oiartzun, Arkale em Oiartzun e Santa Bárbara em Hernani.
Lazer e cultura

A cultura e o lazer são um imperativo numa visita a esta maravilhosa cidade. Se gostar destes temas, aqui estão algumas atividades em San Sebastian para fazer durante a sua estadia.
Os museus são a principal atração em qualquer localidade, proporcionando uma visão da história e cultura de um lugar. E os temas são tão diversos que se pode partir com uma visão muito completa do passado e do presente de qualquer destino.
Para a cultura em San Sebastian, recomendamos uma visita ao Museu de San Telmo, que é o museu mais importante da cidade. Está localizado junto ao Monte Urgull e foi outrora um convento gótico no século XVI. Hoje mostra a história do povo basco, mas também tem obras de arte de Sorolla ou Rubens. Outros museus que deve visitar são o Centro Internacional de Cultura Contemporânea e o Museu Marítimo Basco.
Para atividades de lazer em San Sebastian, além de verificar as festas e eventos populares que se realizam, pode também aproveitar a oportunidade para passar algum tempo a fazer compras. Por exemplo, na zona de Gros, no centro comercial Garbera, em La Bretxa ou no mercado de San Martín. E para o turismo ativo em San Sebastian, não perca também a vida noturna, que pode começar com pintxos e um bom vinho. As áreas mais populares são o centro, a parte antiga, Gros e Reyes Católicos.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.

Mad Cool Festival e Pirineos Sur arrancam com o patrocínio da Newblue.
Hoje, 10 de julho, começam dois dos festivais mais aguardados do verão: Mad Cool e Pirineos Sur. Madrid torna-se o epicentro musical com o Mad Cool Festival, que reúne mais de 100 artistas internacionais e decorre de 10 a 13 de julho. Já o Pirineos Sur, de 10 a 28 de julho no coração do Vale de Tena, oferece uma experiência irrepetível que funde música de todo o mundo com a beleza da natureza e a cultura local. Duas formas de viver a música ao vivo que marcam o calendário de festivais desta temporada.