Chicago é a capital do estado de Illinois, nos Estados Unidos. Apresentada em inúmeros filmes, atualmente, os seus habitantes designam-na por segunda cidade porque, em 1871, deflagrou um incêndio que durou vários dias e que a arrasou quase totalmente.
Na sua versão nova e restaurada, é uma cidade muito interessante e repleta de encanto. Porém, devido ao seu tamanho, é sempre aconselhável fazer algumas das excursões gratuitas propostas para conhecer os locais de maior interesse. Tudo depende do tempo que tem para visitar a cidade!
Alguns destes locais muito recomendados são os parques Millennium e Grant, junto ao lago Michigan. Aqui será surpreendido pelas fontes com ecrãs LED que emitem jatos de água, a escultura Cloud Gate e o The Bean, o Pavilhão de Concertos Jay Pritzker, a Buckingham Fountain e o seu espetáculo de luz e som, ou o Agora com mais de cem esculturas.
Se aprecia as vistas panorâmicas, ficará satisfeito em saber que em Chicago há vários miradouros muito altos, como Skydeck ou o Chicago Observation Deck. São dois excelentes locais para ver a enorme quantidade de arranha-céus que foram construídos.
Porém, nem tudo é edifícios modernos e escritórios, em Chicago há também igrejas para visitar, bibliotecas e museus. Se lhe apetecer passear pelas suas ruas como um habitante local, a melhor rua para esse efeito é a Avenida Michigan. Atenção porque os preços que verá nas lojas enquanto passeia são algo surpreendentes!
Antes de terminar a sua visita, não se esqueça de experimentar o prato típico por excelência em Chicago: a pizza pie. Uma pizza que, à vista desarmada, parece mais uma torta. Eventualmente por ser americana, é uma autêntica bomba calórica!
Devido ao seu tamanho enorme, falta-nos espaço para contar tudo o que tem de ver em Chicago. Sinta-se livre para se perder pelo número infindável de ruas!
A visita aos parques é das coisas imprescindíveis a fazer em Chicago. Não apenas porque as suas dimensões são excecionais, mas também porque, no seu interior, como é o caso dos Millennium e Grant Park, encontrará alguns dos pontos de maior interesse. Por exemplo, a escultura Cloud Gate; a fonte Buckingham, com vistas excecionais dos arranha-céus da cidade, ou o Agora, um conjunto de estátuas sem cabeça.
Numa cidade repleta de arranha-céus, subir aos miradouros é uma das paragens obrigatórias que tem de fazer em Chicago. Os mais populares são o Skydeck, onde terá de vencer o seu medo de alturas com um chão de vidro, ou o Chicago Observation Deck, um edifício com mais de 300 metros de altura com uma plataforma que se inclina 30º. Ficará com os cabelos em pé!
Se gosta de visitar museus, o Field Museum merece a pena, porque tem um esqueleto de um T-Rex, que é o maior e mais bem conservado em todo o mundo. Tenha em conta que, devido ao peso, a cabeça não é verdadeira. No Planetarium, há igualmente exposições interessantes e se gosta da arte urbana, esqueça-se dos edifícios e percorra as ruas. Tem o Wabash Arts Corridor, uma zona de graffiti, e inúmeras esculturas extravagantes, como The Picasso ou Calder’s Flamingo.
Além disso, como afirmámos, não é possível referir a infinidade de locais para ver em Chicago; apenas passeando poderá ver locais como a Chicago Water Tower e a Pumping Station, o passeio pedonal Riverwalk, igrejas como a Fourth Presbyterian Church ou o cruzamento da LaSalle Street com a Jackson Blvd, onde se desenrolam cenas de Gotham City.
Também conhecida como "a segunda cidade" por ter sido destruída por um incêndio quase por completo, tem dimensões que requerem vários dias de viagem para a conhecer a fundo. E mais se tivermos em conta que também há praias em Chicago para visitar. Estas são as principais!
Localizada na parte sul da cidade, é possível vê-la ao longe e está rodeada por vegetação. Está bem equipada e inclui ginásio, campos de andebol, uma churrasqueira para piqueniques e até Internet gratuita. Encontrará poucas praias como esta!
A Oak Street Beach é uma das mais belas praias de Chicago que visitará. É de areia muito branca e águas transparentes, e tem uma vista muito interessante da cidade. Os seus entardeceres são imperdíveis e tem a particularidade, de só se poder nadar quando há salva-vidas: entre 11h e 19h.
A Ohio Street Beach pode ser considerada uma das melhores praias de Chicago. É pequena e só tem serviço de limpeza, mas é muito calma, com poucas ondas e uma temperatura da água bastante tolerável. Além disso, oferece vista para os arranha-céus da cidade.
Ideal para um mergulho tranquilo ou para um passeio ao longo da costa. Está localizada no campus do museu de Chicago, em Burnham Park. Possui casas de banho, restaurante e um quiosque de cachorros-quentes. Se quer paz longe da agitação, esta é a sua praia!
Está localizada em Lincoln Park e é uma das praias mais populares de Chicago, mas também é uma das maiores que encontrará nas cidades do país. Possui excelentes serviços e opções de entretenimento, como aluguer de bicicletas ou paddleboard, além de bares e quiosques de comida.
De grandes dimensões, é uma das praias mais interessantes de Chicago, já que é aqui que se realiza o Chicago Full Moon Jam, com uma infinidade de atividades na própria praia. Perto existe um caminho por onde também pode passear.
Embora a gastronomia norte-americana tenha como maior expoente o cachorro-quente, ficará surpreendido ao saber que a cidade possui restaurantes com estrelas Michelin. Nós dizemos-lhe o que comer em Chicago!
A gastronomia desta cidade é uma fusão das culturas que ali vivem. Assim, pode encontrar todos os tipos de pratos e combinações. Mas se quer saber o que comer em Chicago que seja típico, comece pela pizza, que é semelhante a uma tarte. A acompanhar, os já mencionados cachorros-quentes, que são feitos com carne de vitela e pão com sementes de papoila.
Outros pratos habituais são a sanduíche de vitela com pimentos verdes picantes ou doces e queijo; os jibaritos, que levam banana verde frita como se fosse pão com marisco ou carne assada e legumes; as pipocas com queijo ou shrimp de Jonghe, que são camarões com alho em molho de xerez.
Por último, não pode partir sem experimentar a imensa variedade de donuts ou o seu licor Malört, embora avisemos que o sabor possa não ser o que espera.
E onde pode comer todas estas iguarias em Chicago? Para a pizza Deep Dish, pode ir ao Giordano's, ao Pizzeria Uno ou ao Pequods. Para os cachorros-quentes, vá ao Gene & Jude's, ao Hot Doug's, ao Byron's ou ao Portillo's. Neste último, também pode pedir a sanduíche de vitela.
Para o jibarito, tem o Jibarito Stop ou o La Bomba, embora encontre outras opções na Logan Square. E para o prato de camarão com alho, um dos restaurantes que recomendamos em Chicago é o Bavette's Bar and Beouf ou o Gene & Georgetti's.
Outra opção nesta cidade são as inúmeras churrascarias para comer carnes grelhadas, mas também os restaurantes que apostam na cozinha molecular e de fusão.
Apenas pelas suas dimensões, as coisas que há para fazer em Chicago dão para vários dias. Aproveite o seu tempo ao máximo!
Como a cidade está voltada para o mar, pode praticar desportos aquáticos em Chicago. No entanto, não encontrará uma ondulação muito forte aqui, pelo que as atividades aquáticas em Chicago são bastante tranquilas. Como, por exemplo, paddleboard ou barcos a pedais.
Além disso, tanto na zona da praia como na própria cidade, principalmente no Navy Pier ou no Lakefront Trail, pode movimentar-se de bicicleta. E se for ao Chicago River, pode remar num caiaque ou fazer um circuito com guia. Uma das excursões mais agradáveis e relaxantes de Chicago!
Mas se quer atividades de aventura, ainda que sejam adaptadas à cidade, recomendamos a experiência de paraquedismo indoor no Lincoln Park. Após a formação, desfrutará de duas experiências de um minuto cada em queda livre num túnel de vento vertical. Sentirá a mesma descarga de adrenalina que sentiria se saltasse de um avião!
E se as coisas para fazer em Chicago não lhe parecem suficientes porque quer algo mais selvagem, pode ir ao Starved Rock Park, um parque natural com trilhos e desfiladeiros a menos de duas horas de distância, ou ao Franklin Creek Park, à mesmo distância e com desportos aquáticos e de montanha. Aqui terá garantida em Chicago a aventura que procura!
As grandes cidades estão cheias de possibilidades e a Cidade Ventosa não é exceção. Descubra todas as atividades com as quais poderá entreter-se na sua viagem a Chicago!
Se quer aprender sobre arte e cultura em Chicago, é bastante fácil com os seus inúmeros museus. Um dos mais importantes é o The Field Museum, onde está preservada a maior estrutura de dinossauros do mundo, não faltando os museus de arte contemporânea e clássica, história, ciência, indústria ou um aquário.
Para o turista ativo que não quer perder um minuto a descobrir os encantos de Chicago, há uma avenida para fazer compras, ou simplesmente passear, que não pode perder. É a Magnificent Mile, com lojas de luxo, boutiques e centros comerciais onde vai perder-se.
Se gosta destes últimos, visite as 900 North Michigan Shops, com sete andares que incluem, além de uma infinidade de lojas, spas, hotel e galerias de arte. E se esses lugares lhe parecerem um pouco caros, mas não quiser partir de mãos vazias, passe pelo Fashion Outlets of Chicago. Fica perto do aeroporto O'Hare. Se viajar por este aeroporto, é uma das atividades em Chicago antes de partir.
E para se divertir à noite em Chicago, vai gostar de saber que a cidade possui muitos bares, discotecas com DJs de todos os estilos de música e locais onde pode apreciar jazz ao vivo. Por precaução, lembre-se de que a idade mínima para beber aqui é de 21 anos.
Vai necessitar de um passaporte com validade de até 1 dia após a saída do país. Para os cidadãos portugueses, é obrigatório o obter a ESTA, uma autorização de embarque em voos para os Estados Unidos com validade de 3 anos ou até à data de validade do passaporte, o que ocorrer primeiro. Custa aproximadamente 14 dólares dos Estados Unidos e é requisitado online.
Esta autorização não implica a garantia de acesso ao país, que depende única e exclusivamente do agente de imigração à entrada no país.
Inspira-te para a tua próxima viagem