
Lyon
Temos a viagem ideal para ti
Viagem a Lyon
Descobrir Lyon
Lyon é uma cidade francesa situada na região histórica de Rhône-Alpes e é a terceira cidade mais populosa do país. É uma cidade muito antiga e há mais de 2.000 anos era a capital da Gália nos tempos do Império Romano. Hoje, tendo sido também uma cidade comercial na Idade Média e um importante centro para o comércio da seda, é Património da Humanidade. A sua arquitetura reflete o seu passado romano no anfiteatro dos Três Gauleses, e o seu passado medieval e renascentista na parte antiga, que é Património da Humanidade.
Sendo banhado pelos rios Ródano e Saône, não só tem um encanto especial, como também lhe dá a oportunidade de praticar desportos como o caiaque ou o barco a remo e desfrutar de uma vista diferente da cidade. Para além destas opções, não perca a oportunidade de explorar os trilhos circundantes, uma vez que a cidade está perto dos Alpes e tem locais tão espetaculares como o Parque Nacional Regional do Massif des Bauges.
Embora os seus monumentos já funcionem como um museu que o levará através do seu passado ligado a diferentes civilizações, pode também entrar nos oficiais e descobrir outros temas igualmente interessantes, tais como os museus de Belas Artes; o Gadagne, que alberga um museu de história e um museu de marionetas, ou o Institut Lumiére, dedicado aos irmãos Lumiére. E para continuar com as atividades de lazer, existem inúmeros bairros onde se pode ir às compras e onde se pode tomar um copo sob a luz dos projetores que correm por toda a cidade.
O que ver

Se vai visitar esta cidade fantástica e não quer perder nada, estas são as coisas que tem de ver em Lyon!
Basílica de Notre-Dame de Fourvière
Construída no final do século XIX no cimo de uma colina que pode ser alcançada por um funicular, combina estilos arquitetónicos gótico, bizantino e românico. No exterior, as quatro torres e a torre do sino são impressionantes, enquanto que no interior há vitrais e mosaicos impressionantes.
Bairro Vieux Lyon
Depois de descer a colina, chegará à parte mais antiga da cidade, que consiste em três bairros diferentes e onde a bela arquitetura renascentista e medieval o espera, com belas fachadas e muitas lojas encantadoras ao longo das ruas que estão ligadas por pátios. Não se esqueça de visitar as igrejas de Saint-Georges e Saint-Paul.
Catedral de São João Batista
A sua fachada não só mostra a transição do estilo românico para o gótico, uma vez que levou três séculos a construir, mas também as pedras de alguns monumentos romanos foram utilizadas para a sua construção. Não perca o relógio astronómico no seu interior.
Teatro Romano
A melhor representação do seu passado romano é este teatro e o Odeon. O primeiro estava ao ar livre e hoje as suas bancadas foram preservadas, enquanto o segundo era um teatro coberto. Para além destas duas relíquias, pode visitar os Banhos Romanos, o Anfiteatro dos Três Gauleses e um mausoléu.
Place des Terreaux
Esta praça para peões está no seu melhor à noite, quando as luzes são ligadas e as dezenas de jatos de água são ativadas. Para além de estar localizado numa zona animada, também se pode contemplar a beleza única da sua fonte.
O que comer

Nada melhor do que apreciar a gastronomia francesa para conhecer melhor a sua cultura e costumes. Estes são os pratos típicos que tem de comer em Lyon!
Os melhores pratos
Embora existam restaurantes em Lyon para escolher em todas as zonas, na parte antiga da cidade será fácil experimentar o sabor da cozinha local, uma vez que existem vários locais especializados na mesma. E o que são estes pratos que deve comer em Lyon? Por exemplo, a quenelle, que é feita com sêmola ou farinha e misturada com ovos, leite e manteiga. É combinado com molho de caranguejo chamado nantua ou com molho bechamel. Este último é também uma especialidade da cozinha de Lyon.
Outros pratos interessantes a experimentar incluem gâteau de foie de volaille, que é uma torta salgada feita com fígado de frango e molho de tomate; tablier de sapeur, que é um prato de carne cozinhado num caldo e marinado em vinho branco, ou saucisson lyonnais à cuire, que é uma salsicha acompanhada por um gratinado de batata com uma combinação de sabores doces e salgados. Para sobremesa, a tarte de amêndoa com cobertura de açúcar de cor vermelha. E quando se trata de bebidas, o vinho Beaujolais é produzido localmente, no norte da cidade.
Os melhores restaurantes
Agora que sabe que pratos típicos deve provar durante a sua visita, está na altura de descobrir onde comer em Lyon. Se perguntar aos habitantes locais, eles provavelmente irão sugerir mais alguns. Mas em qualquer caso, recomendamos Le Musee, onde pode apreciar a cozinha típica da cidade; Bouchon Bat D'Argent, num estilo semelhante no coração de Lyon; le Parloir, que também tem um terraço, ou Bouchon Tupin, que é um dos mais famosos.
Aventura e desporto

Se quiser experimentar atividades aventureiras na sua viagem à cidade, aqui estão algumas coisas a fazer em Lyon para aproveitar ao máximo cada minuto!
O que fazer em Lyon? Atividades de aventura e desportivas
O desporto em Lyon é de grande importância, uma vez que a cidade tem várias equipas desportivas em diferentes disciplinas, tais como futebol, basquetebol, râguebi, voleibol, hóquei e outras. Acolheu também grandes eventos internacionais, tais como o Tour de France e os Campeonatos do Mundo de futebol e râguebi. É portanto provável que durante a sua visita possa assistir a um evento desportivo.
Mas se preferir fazer a sua própria atividade em Lyon, pode desfrutar tanto dos navegáveis rios Ródano e Saône, onde pode andar de caiaque, como dos arredores da cidade, onde pode ir fazer caminhadas ou andar de bicicleta. E no Lago Annecy, são praticados desportos náuticos como a vela. Devido à sua localização geográfica, tem um microclima que lhe permite desfrutar de bom tempo durante uma grande parte do ano.
No entanto, o que é realmente interessante nas excursões em Lyon é a possibilidade de ir para os Alpes. Na área em redor de Grenoble pode escalar qualquer um dos seus picos e até subir até à Bastilha. O Parque Nacional Regional do Maciço de Bauges é também perfeito para a aventura em Lyon; é um maciço montanhoso com belas paisagens e rotas tais como as passarelas Revard ou o desfiladeiro Pont du Diable.
Lazer e cultura

Se quiser saber mais sobre a história e a cultura desta cidade mágica, aqui estão algumas atividades em Lyon para desfrutar durante a sua visita!
A história e a cultura de Lyon pode ser vivida de perto, visitando os seus melhores museus. Embora estes possam variar de acordo com as preferências individuais, os mais importantes em geral são o Institut Lumière, localizado na casa dos irmãos, que tem uma réplica do cinematógrafo que projetou a primeira sessão de cinema no final do século XIX; o Museu de Belas Artes, com pinturas de artistas de renome internacional; o Museu Gadagne, que inclui o Museu de História e o Museu de Marionetas do Mundo; e o Museu de Confluências, que trata do homem e da natureza.
Se quiser ir às compras para um pouco de lazer em Lyon, a cidade tem várias zonas comerciais, tais como a cidade velha, com uma miríade de lojas; para trovadores de tesouros alternativos, vá até Croix-Rousse; para boutiques de estilistas e alta costura, Carré d'Or; e para antiguidades, Rue Auguste Comte. Os centros comerciais também estão disponíveis.
E para o turista ativo de Lyon que quer ver as noites prolongarem-se pela noite dentro, seja na cidade velha, a Croix Rousse, a Presqu'île ou nas margens do rio Saône, existem bares e discotecas de diferentes estilos. E como um presente, graças aos 100.000 holofotes da cidade, todas as ruas são iluminadas à noite.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

Ilha do Sal: os melhores planos para descobrir este paraíso vulcânico em Cabo Verde
Com um clima quente durante todo o ano e uma oferta variada de atividades, a Ilha do Sal apresenta-se como uma alternativa atrativa para quem procura relaxar, descobrir paisagens diferentes e desfrutar do Atlântico.

O que comer na Colômbia? Pratos típicos e gastronomia local
Falar da Colômbia é falar de cores, música e paisagens... mas também de sabores intensos, receitas com história e pratos que reflectem a autenticidade do país.

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.