Toulouse, também conhecida como a Cidade Rosa devido à cor do barro a partir do qual foi construída a maioria dos edifícios mais antigos. Muitos deles são ainda hoje preservados, e são a principal razão do encanto desta dinâmica cidade francesa. Estes tijolos podem ser vistos na fachada do Convento Agostiniano, que também alberga um dos mais importantes museus de Toulouse.
Outras zonas a visitar são a cidade velha, com ruas estreitas onde abundam os edifícios de tijolo, mas também as zonas comerciais com boas lojas, bares e restaurantes onde se pode apreciar a gastronomia local. Lugares como a Place du Capitole ou a Basílica de Saint-Sernin são também uma obrigação para compreender a beleza da cidade.
Para conhecer o seu passado, os museus, tais como os de arqueologia e de arte, levá-lo-ão numa viagem mágica até aos dias de hoje. Mas se também lhe apetecer sair e explorar a natureza, na Occitânia tem milhares de quilómetros de trilhos para se perder, porque o desporto é muito importante em Toulouse.
E se quiser recarregar as suas baterias com todo o sabor local, não deixe de provar os seus pratos mais conhecidos, como a salsicha servida em espiral ou o cassoulet, um guisado perfeito para desfrutar em qualquer altura do ano.
A gastronomia francesa é outro dos prazeres da vida que pode experimentar durante as suas férias. Se quiser conhecer os pratos típicos, estes são os que tem de comer em Toulouse!
Os melhores pratos
Embora possam fazê-lo pensar na Alemanha, as salsichas são um dos pratos mais populares nesta cidade. Feito de carne de porco, é vendido enrolado numa espiral, mas se achar que não tem nada de especial, deve saber que só se encontra em Toulouse e que, se for vendido noutro local, não é o verdadeiro, que é rotulado Saucisse de Toulouse Véritable (a verdadeira salsicha de Toulouse). Outro prato típico com esta salsicha é Le poulet à la toulousaine, uma galinha recheada com salsicha e outras carnes, alho, cebola, tomate e azeitonas.
Também com carne, em Toulouse pode comer um guisado quente conhecido como cassoulet, com feijão branco, carne de porco curada ou pato. De acordo com a tradição, é preparado num pote de cerâmica, que é chamado casolle; os ingredientes podem variar de lugar para lugar, mas são sempre locais.
Outras opções mais leves são a salada com queijo de cabra gratinado com cebola e mel; o foie gras de pato, que segue o conhecido procedimento para a sua preparação, ou a croustade aux pommes, uma sobremesa com maçã e uma cobertura de massa folhada muito estaladiça.
Os melhores restaurantes
Além de saber o que pedir, é também importante saber onde comer em Toulouse para que não fique desapontado com a qualidade dos alimentos. A escolha é sempre ampla, mas alguns dos melhores restaurantes de Toulouse são Le Petit Marais, de estilo familiar e especializado em cassoulet; Le Point d'Ogre, um dos mais populares e cuja caçarola tradicional le fevoulet é o prato principal do menu; Aux Pieds Sous la Table, que combina tradição com um toque moderno; ou Bistroquet a la Une, onde terá de ir com antecedência porque fica muito lotado.
O desporto em Toulouse é muito importante para os seus habitantes, uma vez que tem uma importante equipa de râguebi e, como tal, é também um dos desportos mais populares a par do futebol. Para além destes, o golfe é outro dos desportos mais populares do país, e aqueles que amam este desporto podem visitar qualquer um dos seus campos, como São Gabriel ou Toulouse-Seilh, entre muitos outros.
Como a cidade está localizada no sul, as atividades ao ar livre em Toulouse estão quase sempre disponíveis, pelo que é possível passear por qualquer um dos parques da cidade ou ao longo de qualquer um dos seus caminhos pedonais. Localizada na Occitânia, tem 40.000 km de rotas bem sinalizadas, incluindo os vales do Gers, os Cuasses, a costa mediterrânica e as florestas dos Pirenéus. Perfeitos para quem procura aventura em Toulouse!
E se quiser algo relacionado com a natureza, mas mais calmo, pode também optar por excursões em Toulouse a qualquer um dos seus parques e áreas de jardim. Como os do distrito de Grand Rond, incluindo o jardim botânico, o Grand-Rond, onde existe um coreto, o Roya, com um lago e jardins públicos, o Compans-Caffrelli ou o Japonais, perfeito para relaxar. Há muito para fazer em Toulouse!
Para mergulhar na história e na cultura da cidade, e para desfrutar de todas as suas opções de entretenimento, aqui estão as melhores atividades em Toulouse!
Os museus são sempre a melhor maneira de mergulhar na história e cultura de Toulouse ou de qualquer outro destino. Então comecemos por eles, porque é provável que haja alguns que lhe interessarão. No Convento dos Agostinhos, pode visitar o museu do mesmo nome, com uma coleção muito grande de pinturas cristãs do início do século XX. A Fundação Bemberg também tem pinturas de arte moderna.
O Museu de Arte Moderna e Contemporânea dos Abattoirs tem três mil m² de obras e exposições, a galeria Torre de Água exibe fotografia, e o Museu de Arqueologia de Saint-Raymond oferece uma visão do passado da Cidade Cor-de-Rosa.
Para entretenimento em Toulouse, consulte o calendário cultural da cidade quando visitar, porque pode sempre encontrar festivais, peças de teatro ou eventos culturais que sejam do seu interesse. Para fazer compras, pode passear pelas ruas comerciais ou ir a qualquer um dos mercados de rua da cidade, como o Mercado Vitor Hugo, com uma multidão de produtos locais, tais como queijos e vinho.
E para o turista ativo de Toulouse que quer conhecer o lado noturno da cidade, a zona com mais ambiente é a Place St. Pierre, ao lado do rio, onde existem bares e discotecas, tais como a sala de concertos Saint des Seins, ou o bar Le Saint Pierre. Outra zona é perto da estação de metro Jean Jaures.
Inspira-te para a tua próxima viagem