
Kos
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Kos
Descobre Kos
Kos, também conhecida como Cos, é uma das ilhas gregas que fazem parte do Dodecaneso, no mar Egeu. É conhecida pelas suas praias de areia espetaculares, assim como pelos monumentos históricos que datam dos tempos dos impérios romano e grego.
Se gostas de te envolver em história e cultura, este destino é perfeito, já que cada uma das suas ruínas funciona como um museu ao ar livre, contando-te o que a ilha foi em tempos e as diferentes civilizações que por lá passaram, cuja marca ainda se sente em alguns costumes locais ou até mesmo na gastronomia. A Casa Romana, a Ágora ou o Asklepion são os principais atrativos turísticos, mas não os únicos. Liberta o teu espírito explorador!
Mas o principal atrativo são as praias, bem como as opções de lazer, que atraem inúmeros turistas jovens de todo o mundo. Praias de areia clara e águas tão transparentes que é fácil ver o fundo do mar. Um banho relaxante, praticar windsurf ou kitesurf, fazer mergulho ou passear de caiaque são algumas das atividades mais comuns — embora também possas explorar a ilha de bicicleta.
Para recuperar energias, nada melhor do que deliciar-te com a gastronomia local que, embora já tenha chegado às nossas fronteiras, nunca sabe igual à original. Uma variedade de pratos e produtos locais que te vão encantar e transformar a tua experiência em Kos numa viagem completa.
O que ver?

Para aproveitares ao máximo as tuas férias e não perderes nada dos locais imperdíveis, estas são as coisas que deves ver em Kos!
Asklepion
A pouca distância da cidade de Kos, que é a capital da ilha, encontra-se este local, onde Hipócrates estudava no século V a.C. Situado no topo de uma planície, este é o Santuário de Asclépio, o deus da medicina, e era aqui que vinham pessoas doentes em busca de tratamentos. Os vestígios que restam incluem quatro terraços, com quartos, balneários, a escola e um Grande Altar.
Ágora Antiga
Perto do porto de Kos e do Castelo de Nerantzia, encontra-se a Ágora, uma das maiores de toda a Grécia. Embora tenha começado a ser construída no século IV a.C., os sismos obrigaram a sua reconstrução. Conservam-se ainda partes da antiga muralha, uma colunata, casas e os santuários de Afrodite e Hércules.
Palio Pili
No interior da ilha, está outro dos locais a visitar em Kos. Esta aldeia abandonada no Monte Kieo foi a capital da ilha durante dez séculos, até ao século XIX. Foi abandonada devido a uma epidemia de cólera, e hoje restam apenas ruínas, incluindo as muralhas de um castelo bizantino. As vistas panorâmicas sobre Kos e as ilhas de Pserimos e Kalymnos são espetaculares.
Odeão Romano
Também perto da capital Kos encontra-se este belo sítio em bom estado de conservação. Odeão era uma antiga cidade, onde existe um conservatório de música do século II d.C. Na altura, tinha um telhado e bancos de pedra, alguns em mármore e outros em granito. Atualmente, estão restauradas as nove primeiras filas e alguns mosaicos, e as estátuas descobertas podem ser vistas no Museu Arqueológico.
As melhores praias de Kos

Se queres aproveitar o principal atrativo da ilha, estas são as melhores praias de Kos que tens mesmo de visitar na tua viagem!
Paradise Beach
O nome já diz muito — é simplesmente uma das melhores praias de Kos. Trata-se de uma baía de areia clara e muito fina, com águas transparentes. Como a ilha é de origem vulcânica, por vezes surgem bolhas na água, razão pela qual também é conhecida como a "praia das bolhas".
Tigaki
Se procuras uma praia onde possas estar mais afastado dos outros, precisas de uma bem extensa — e Tigaki oferece-te isso, com os seus três quilómetros de areia clara. Além de todos os serviços disponíveis, nas proximidades há dunas e um lago que vale a pena visitar.
Blue
Localizada a sul da ilha, é uma praia bastante isolada e tranquila, que se tornou uma das favoritas das famílias. No entanto, o preço a pagar por esta paz pouco turística é a escassez de serviços — não encontrarás bares, restaurantes nem nadadores-salvadores.
Psalidi
Situada no norte, é uma das praias de Kos com mais contrastes, já que uma parte é composta por seixos e outra por areia clara. Mas essa não é a única divisão: há zonas privadas reservadas aos hóspedes dos hotéis da área. E como se não bastasse, também há baías protegidas e espaços abertos com várias opções de lazer.
Agios Stefanos
No sul, é uma das mais fotografadas, já que em frente à costa se encontra a ilhota de Kastri, com uma pequena capela azul e branca. A praia por si só já vale a pena, mas se quiseres explorar, podes nadar até à ilha.
Marmari
Com vários quilómetros de extensão, é conhecida pelo vento que sopra constantemente — por isso é a preferida dos amantes do windsurf. Ainda assim, como as águas são pouco profundas e sem correntes, é também bastante frequentada por famílias.
O que comer?

Para te aprofundares nos costumes desta ilha na Grécia, atreve-te a provar a sua gastronomia. Se quiseres aventurar-te, estes são os pratos típicos para comer em Kos!
Melhores pratos
Devido à proximidade com o Médio Oriente, esta região influenciou bastante a gastronomia da ilha. Um dos pratos mais comuns é o mezze, que consiste em vários pratos pequenos e variados, normalmente acompanhados por alguma bebida, como o ouzo ou o raki. Os ingredientes principais costumam ser beringelas, grão-de-bico, peixe, tomate, pimentos ou marisco, entre outros. Alguns nomes para reter são o gavros marinatos, que são anchovas; o saganaki, que é queijo kafalotyri; e os keftedes, que são almôndegas com hortelã.
Se preferires pratos mais familiares, podes optar pelos noodles em caldo, chamados pitaridia; os dolmas, que chegaram até nós e são folhas de videira recheadas de arroz; massa com legumes ou pastitsio; e os lampropites, que é uma tarte de queijo fresca.
Quanto às especialidades locais, não percas a pitaridia, que é uma lasanha com caldo de carne; os macarrões de Pasha; ou as flores de curgete recheadas.
Melhores restaurantes
O próximo passo é decidir onde comer em Kos para desfrutares do melhor sabor da sua gastronomia. Dependendo da localidade onde estiveres, as opções variam, e é sempre útil perguntar aos locais, pois eles serão os que melhor te podem aconselhar.
No entanto, caso queiras alguns nomes de restaurantes em Kos, na capital são conhecidos o Agkyra Fish, com muitas opções de peixe fresco e marisco; o Hirodion, com pratos variados da cozinha local; e o Break, especializado em carnes. Do outro lado da ilha, perto da praia Tripiti, esperam-te os melhores pores do sol e pratos deliciosos no Agios Theologos.
Aventura e desporto

Além de visitar monumentos e banhar-te em belas praias, as atividades de aventura também estão presentes na ilha. Se não queres perdê-las, isto é o que tens de fazer em Kos!
O desporto em Kos está presente de várias formas. Uma das mais populares é andar de bicicleta, pois há várias opções de aluguer e podes percorrer a ilha com uma. Existem zonas preparadas para facilitar a circulação, mas também podes explorar outras regiões e aventurar-te pela montanha, como parte das tuas excursões em Kos. Se gostas de caminhadas, podes explorar várias zonas junto à costa e nos arredores da capital Kos. Outras opções são as montanhas da costa este ou Therma.
Para os amantes do mar, debaixo de água também podes lançar-te à aventura em Kos. Nas suas águas calmas e cristalinas, é muito fácil contemplar o fundo do mar, por isso, se gostas de mergulho ou simplesmente de explorar com o teu snorkel, aqui poderás fazê-lo em quase todas as praias. E se procuras algo mais intenso, aproveita as ondas e o vento para praticar kitesurf ou windsurf. As zonas para isso são limitadas, mas é sempre possível encontrar algum lugar.
Outras atividades em Kos que podem interessar-te são o parasailing, que te permitirá desfrutar de vistas fantásticas desde o alto, ou o aluguer de motos aquáticas, se quiseres uma descarga de adrenalina enquanto aproveitas a bela costa.
Lazer e cultura

Outro dos programas que não podem faltar na tua visita à ilha são os relacionados com o lazer e a cultura. Para isso, aqui tens algumas atividades em Kos!
A ilha é um museu em si mesma, por isso a maioria dos pontos de interesse são precisamente os sítios arqueológicos que se podem visitar. Como, por exemplo, o castelo de Nerantzia; uma fortificação da segunda metade do século XV, cuja porta permite contemplar armas e estátuas antigas, enquanto no seu pátio há monumentos e esculturas.
No Museu Arqueológico, no bairro de Eleftherias, há também uma coleção de estátuas de deuses do século IV a.C., assim como objetos, joias e artigos de metais preciosos. Já em Kardamena está o Museu do Folclore, que mostra os costumes locais e a cultura em Kos, incluindo uma vasta variedade de artesanato e informações sobre a música da ilha.
Para lazer em Kos, a capital é a melhor zona, pois conta com muitas ruas com lojas e boutiques. Perto do porto, encontra-se a Praça Eleftherias, com um mercado de bancas de produtos artesanais. Em Kos Town, a curta distância da praia, também há lojas de souvenirs, onde podes encontrar as clássicas potes de terracota da ilha.
E para o turismo ativo em Kos, a ilha é, tal como Rodes, um destino favorito entre os jovens, já que as opções de entretenimento e vida noturna são muito vastas. Desde bares e pubs até discotecas que fecham ao amanhecer; a maioria localizadas nos centros turísticos de Kos, Kardamena, Tigaki e Kefalos.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

O que comer na Colômbia? Pratos típicos e gastronomia local
Falar da Colômbia é falar de cores, música e paisagens... mas também de sabores intensos, receitas com história e pratos que reflectem a autenticidade do país.

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.