Na Irlanda tudo é impressionante. Não se deixe enganar por este pequeno país com uma grande reputação. Paisagens imponentes juntamente com comunidades fascinantes e simpáticas. Uma natureza lírica própria dos poemas inspirados no amor, na vida e na liberdade. A Irlanda são falésias, estradas e verde. A Irlanda são trevos e duendes. A Irlanda é magia.
Sim, a Irlanda é simplesmente uma preciosidade digna de um conto de fadas. As suas gentes não precisam de proclamar aos quatro ventos que a sua terra é uma das mais bonitas do mundo, porque já o demonstraram claramente. O seu rico património histórico, o seu imenso espólio natural e a calorosa receção dos irlandeses são a prova.
Não pode ir embora da Irlanda sem ter tomado o famoso pequeno almoço irlandês. Salchichas, bacon, morcela, ovos, tomate, feijão… e sobretudo manteiga. É, de facto, o típico pequeno almoço que lhe dará toda a energia de que precisa para o resto do dia.
Além do típico "fish and chips", os pratos mais típicos da gastronomia irlandesa são:
estufado de vitela com batatas, cenouras, cebola, cerveja, caldo de vegetais e tomate. Também há o Guinness Irish Stew, cujo molho é elaborado com a famosa cerveja preta.
sopa de marisco com salmão, batatas e uma mistura de marisco.
carne de porco ou vitela assada com pudim Yorkshire, batatas e legumes.
A Irlanda também se destaca pelas suas requintadas sobremesas, como o bolo de chocolate e whisky e o crumble de ruibarbo, uma espécie de tarte servida com gelado de baunilha.
Uma das atrações turísticas mais procuradas, e não é para menos. A partir de uma vertiginosa altura de 214 metros, as vistas são mais do que espetaculares e, em dias de sol aberto, até se pode conseguir ver a baía de Galway. A espuma marítima e a frescura do Atlântico farão com que se sinta como se estivesse a desafiar o oceano de lá de cima.
Formas praticamente impossíveis e uma paisagem de sonho. A Calçada dos Gigantes talvez seja um dos lugares mais impressionantes da Irlanda. É constituída por mais de 40 mil colunas de basalto criadas pelo arrefecimento da lava expelida por um vulcão.
Se há um local na Irlanda onde se pode perder, é aqui. Não é aconselhável a pessoas com vertigens, já que se trata de uma ponte a 25 metros de altura sobre o mar, que une uma pequena ilha à costa. Atravessá-la é, sem dúvida, uma das sensações mais inesquecíveis, não apenas da sua visita à Irlanda, mas da sua vida.
Esta estrada atravessa paisagens espetaculares num ambiente único. Não é nada perigosa e é pouco percorrida.
Colinas verdes e lagos brilhantes. Ovelhas e vacas a pastar. Praias douradas e falésias deslumbrantes. Este tesouro proporciona uma rota espetacular à volta do Condado de Kerry.
Quando fecha os olhos e imagina a Irlanda, pensa certamente na região de Connemara. Este lugar inclui parte do condado de Galway e de Mayo e é uma das áreas naturais mais bem conservadas de todo o país. O seu grande património paisagístico une-se ao linguístico já que é um dos lugares onde melhor se preservou o idioma gaélico.
Uma paragem obrigatória para os casais e para os amantes da natureza. Esta cordilheira que percorre do norte ao sul o sudeste da Irlanda é simplesmente uma obra de arte. Vai encontrar maravilhas como o lago Guinness, o vale Glencree e as reservas naturais de Glendalough. Aqui foram filmadas várias cenas do filme Braveheart.
O desporto é muito popular na Irlanda, tanto para assistir como para praticar. O futebol gaélico é o desporto mais popular do país. É muito semelhante ao futebol que conhecemos, mas a bola é transportada na mão.
Outro desporto muito popular é o hurling, que é muito semelhante ao hóquei em campo mas a bola é jogada pelo ar. O râguebi, o hóquei ou o andebol gaélico são outros desportos de destaque na Irlanda, mas as corridas de cavalos estão, sem dúvida, no topo das preferências.
As corridas de cavalos estão também associadas a apostas, comida e festa. Não é invulgar ver muitas pessoas envergando os seus melhores trajes de gala para irem uma destas corridas. O glamour e o luxo são sinónimos das corridas de cavalos na Irlanda. É uma verdadeira experiência.
Atrevido, divertido e variado. Excelentes produções internacionais e irlandesas dão-lhe a oportunidade de ver fantásticas representações em prestigiosos teatros da capital.
O autoproclamado maior "festival para solteiros” da Europa. É pura diversão: dança, música ao vivo, hipismo e encontros.
Este festival cresce e melhora a cada ano. De facto, tornou-se o festival mais importante da Irlanda. Engloba todo tipo de atrações, desde os que estão interessados no teatro até aos aficionados do cinema. Dança, teatro, jazz, blues, folk, exposições, comédia, cinema, músicas do mundo e cultura, quaisquer que sejam os seus gostos, aqui é impossível aborrecer-se.
Cork leva o jazz muito à sério, mas este festival tem a reputação de ser o mais descontraído de todos os festivais de jazz da Europa. Muitos dos grandes da indústria pisaram este terreno: Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie ou Sonny Rollins.
Sem dúvida, a capital gourmet da Irlanda. O seu festival gastronómico consolida a sua reputação: degustação de comida de alta qualidade e uma oportunidade para experimentar pratos dos melhores restaurantes.
Inspira-te para a tua próxima viagem