Viagens a Israel
Se acredita que Israel é um daqueles destinos que se deve visitar pelo menos uma vez na sua vida, tem razão. Israel é um país mediterrânico situado na região asiática do Médio Oriente. Pátria histórica do povo judeu e Terra Santa, Israel é o berço das três grandes religiões: muçulmana, cristã e judaica.
Viajar neste país é como passear pela história e a religião. Porém, também é lazer e diversão. Israel estende-se até ao Mar Mediterrâneo e ao Mar Vermelho. Tal favorece a prática de atividades aquáticas como o snorkel, o mergulho ou passeios de barco. Além disso, temos de acrescentar uma gastronomia deliciosa e variada, bem como um encanto especial que é difícil de explicar. Com tudo isto, e a apenas 4 horas e meia de voo a partir de Espanha, não é de estranhar que Israel receba cerca de 4 milhões de visitantes todos os anos.
Israel é, sem dúvida, uma autêntica desconhecida do outro lado do Mediterrâneo. Um país cheio de emoções que lhe dão a oportunidade de viver uma experiência repleta de espiritualidade. Sem se dar conta, num instante, é confrontado com 3000 anos de história. A sua cidade mais cosmopolita é Telavive. A "cidade que nunca dorme" proporciona-lhe uma ampla oferta de lazer noturno, além de intensas atividades culturais.
Uma das dúvidas que certamente terá antes da sua viagem é o que comer em Israel. Graças à mistura de culturas, a oferta gastronómica é muito variada. Atreva-se a experimentar algo diferente do habitual!
A gastronomia deste país foi-se desenvolvendo nas últimas décadas, através do que os novos habitantes têm vindo a importar. Esta fusão com a comida tradicional judaica recebeu influências da cultura árabe, cujos pratos abundam nos menus de qualquer restaurante.
Alguns já conhece mas, no local, terão um sabor mais autêntico, como o húmus, o falafel ou o shawarma. Outros pratos típicos de que desfrutar em Israel são a shakshuka, feita com ovos escalfados com molho de tomate e cebola, geralmente comida ao jantar; a jraime, geralmente comida aos domingos, e que leva peixe com molho de especiarias, tomate, alho e azeite; a salada israelita ou salat katzutz, com pepino picado, cenoura, verduras de folha verde e tomate.
Em Israel, se não quiser comida de prato e preferir antes algo rápido que possa levar consigo e comer, recomendamos que prove o sabich, uma espécie de sanduíche de pão pita recheado com beringela frita e ovo cozido.
Agora que conhece os pratos mais importantes, só falta saber onde comer em Israel. Em Jerusalém, o Hachapuria e o Aricha Sabich, são dois dos estabelecimentos com melhor classificação, nos quais pode degustar os pratos tradicionais.
Em Telavive, o Balinjera e o Saluf & Sons ocupam os primeiros lugares, uma vez que combinam pratos excelentes com o melhor serviço ao cliente. Contudo, recomendamos que visite os mercados e as bancas de rua para ter uma experiência completa.
Se não souber o que fazer em Israel, existem inúmeras atividades que vão tornar as suas férias muito mais divertidas do que qualquer outra viagem. A seguir, deixamos algumas de maior destaque!
Devido ao grande número de praias, uma das atividades mais populares em Israel é a prática de desportos aquáticos. Por exemplo, surf ou kitesurf, mas também mergulho, dado que, em Éilat, existe um recife de coral repleto de cores que fará as delícias dos amantes do fundo marinho.
Contudo, se quiser praticar outro desporto em Israel, este país não vai dececionar. Em Éilat, além do surf, também pode fazer rappel nas escarpas ou nas montanhas do deserto, bem como ciclismo de montanha. Se procura atividades de aventura em Israel, mas sem correr riscos, também pode atravessar o deserto a bordo de um 4x4 num percurso até ao Mar Morto.
Além disso, uma vez que Israel tem várias cidades de grande valor cultural e histórico, recomendamos realize excursões em Israel. Algumas das mais conhecidas são as que se dirigem para a Cidade Antiga de Jerusalém, com inúmeros monumentos; Belém, que se encontra na Cisjordânia e que pode contemplar à distância; Telavive, considerada a cidade que nunca dorme, ou Haifa, para visitar Nazaré e o Mar da Galileia.
Se tiver dúvidas sobre o que fazer em Israel, pode ver que as possibilidades são ilimitadas!
As atividades em Israel são muito variadas, uma vez que cidades como Jerusalém estão muito focadas no seu passado e no património histórico e cultural, enquanto outras, como Telavive, estão cheias de vida e opções para o lazer. Descubra os dois lados deste país!
O antigo porto de Telavive foi reconstruído em 1930 e deu início a um rápido crescimento, o qual foi interrompido com o abandono dos contentores para transporte. Nessa altura, o espaço foi transformado numa zona de lazer bem estruturada em Israel, com um grande leque de opções para compras ou entretenimento.
Se gosta de fazer compras nas suas viagens, aqui, não se vai arrepender, podendo até adquirir algumas das marcas mais populares no país, como Bluebird, Factory 54 ou Replay. Para o lazer em Israel, Telavive é também o destino perfeito, com um ambiente jovem que é visível nos bares e discotecas da cidade.
Para mergulhar na cultura de Israel, existem vários museus em praticamente todas as cidades mais importantes, mas os mais destacados estão em Jerusalém, como o Museu de Israel, do Holocausto ou de Arte Islâmica, bem como em Telavive, onde encontrará o Museu de Arte, o Palmach ou do Povo Judaico.
Quanto ao turismo ativo em Israel, consulte um calendário hebraico com as celebrações de maior destaque. Por exemplo, o carnaval judaico no mês de março, conhecido como Purim, ou o Hanukkah, no inverno, durante o qual poderá ver candelabros em portas e janelas e provar as roscas fritas e bolinhos de batata.
Inspira-te para a tua próxima viagem