A descrição do poeta Albius Tibullus' de Roma como 'A Cidade Eterna' assenta-lhe como uma luva. Roma não é a superpotência mundial que parecia que ia durar para sempre, mas todo o património, arte e história que deixou pode ser visto sempre que visitamos a capital italiana. Mas o seu governo e os romanos mudaram muito.
A cidade existe há três milénios e tem a maior concentração de bens históricos do mundo. O seu centro histórico é o ícone do património, da arte e da cultura no mundo ocidental. É Património da Humanidade da UNESCO desde 1980.
Uma cidade que o embala na história, e que tem a particularidade de ser a única cidade que é a capital de dois estados: Itália e a Cidade do Vaticano.
Ao contrário da maioria das grandes capitais, Roma possui numerosas áreas e corredores verdes espalhados por toda a cidade. Pulmões que pode usar para passear ou fazer jogging durante esta viagem única.
O centro histórico fá-lo-á transpirar quando o visitar (a menos que escolha o transporte público ou privado) porque é formado por vários relevos orográficos constituídos como as famosas "Sete Colinas de Roma". Mas vai transpirar mais ou menos à medida que sobe as colinas, dependendo da época do ano em que viaja. O clima é mediterrânico, temperado com verões quentes. No verão pode atingir os 30 graus, embora a situação se atenue à tarde com a brisa do mar conhecida como "Ponentino". O inverno, por outro lado, faz de Roma uma cidade fria e chuvosa.
A cidade de Rômulo e Remo tem uma grande desvantagem, mas que é suportável graças a tudo o que tem a oferecer em troca. São estes os seus problemas de tráfego, e a poluição ambiental e sonora que lhe está associada.
Roma acolhe inúmeras celebrações populares ao longo do ano, mas há duas que funcionam como verdadeiros ímanes turísticos: o Carnaval e os numerosos mergulhos no rio Tiber para celebrar o Ano Novo. Há milhares de aplausos todos os anos para aqueles saltadores que, não esqueçamos, saltam para um rio com águas muito frias no mesmo dia 1 de janeiro.
A cultura popular - para além do património e da história - está altamente concentrada no conhecido distrito de Trastevere, com as suas ruas estreitas, trattorias encantadoras e igrejas medievais.
Entre muitos outros, há dois filmes que o podem colocar em situação antes de iniciar a sua viagem a Roma: 'A Cidade Eterna' de 1915 e 'A Cidade Eterna' de 1923.
O que ver em Roma sem perder nada? Toda Roma, e cada recanto de Roma, é razão suficiente para uma viagem à 'Città etterna', uma viagem a uma cidade que nunca mais esquecerá.
O Coliseu Romano é uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. Esteja preparado, porém, para longas filas de espera a fim de obter bilhetes para um dos monumentos mais visitados do mundo e a derradeira expressão do poder do Império Romano. Uma boa dica é que, se reservar uma visita guiada com antecedência, pode evitar estas filas de espera. Nos últimos anos, também têm permitido visitas ao subsolo do Coliseu para ver as celas, os estábulos e a arena dos gladiadores.
O Foro Romano irá ajudá-lo a completar o quadro da Roma do século I. Está ao lado do Coliseu e os seus restos arqueológicos dar-lhe-ão uma visão de como a cidade funcionava há mais de 2.000 anos. O Foro concentrava o poder político e religioso do Império Romano.
Para ver o Fórum e o Coliseu como um todo, é uma boa ideia tomar um pouco de distância e ir à Piazza Venezia na Colina Capitolina. A partir daí, ficará encantado com as vistas panorâmicas e com a visão do monumento a Victor Emmanuel II, o primeiro rei de Itália.
O Moisés de Miguel Ângelo não é muito longe. Fica dentro da Igreja de San Pietro in Vincoli. Poderá admirar uns músculos perfeitamente esculpidos.
Passará muitas vezes pela Praça de Espanha. É um dos recantos mais encantadores, e a sua escadaria é a mais movimentada da cidade. Suba até ao topo e terá uma vista excecional sobre a cidade.
Não esteve em Roma se não visitou a Fontana de Trevi com o seu parceiro. Inúmeros filmes têm-na mostrado, embora para uma visita seja melhor ir de manhã cedo para evitar as multidões.
A Cidade do Vaticano abriga a famosa Basílica de São Pedro e a Capela Sistina. A entrada na basílica é livre, mas os grandes tesouros artísticos estão nos Museus do Vaticano, dos quais a Capela Sistina faz parte.
O Vaticano também acolhe outra obra sublime: a escultura de Miguel Ângelo 'A Pietà', um tesouro guardado na Basílica de São Pedro.
Na periferia de Roma, a pouco menos de uma hora de carro, fica a costa mediterrânica. Portanto, sim, há uma praia em Roma. Os romanos aproveitam a estação do verão para passar as férias perto da Reserva Naturale Statale del Litorale, a praia de Ostia ou da praia de Fregenae. Portanto, como um autêntico romano, arrume a sua toalha e fato de banho porque... a praia está à sua espera!
É assim que chamam o bairro de Ostia: "o porto de Roma". Está a menos de uma hora de carro do centro da capital, e em tempos antigos, durante o Império Romano, esta era a sua função. Hoje em dia é um lugar ideal para férias com a família ou amigos. Tem todos os serviços da praia e uma extensão de areia de quilómetros para passear, apanhar sol, nadar...
A parte mais difícil desta viagem será sentar-se à mesa e escolher apenas um prato para o almoço ou o jantar. A gastronomia italiana, e especificamente a região do Lácio, onde se localiza a cidade de Roma, conta com restaurantes excecionais onde se pode provar a cozinha mais autêntica e tradicional. Não haverá prato de massa ou pizza pelo qual não se apaixone.
Este molho exclusivo para massas é para os amantes de sabores poderosos. É feito de queijos típicos italianos como o parmesão ou pecorino, misturados com muita pimenta preta moída na hora. Cacio significa queijo em alguns dialetos locais.
Juntamente com a bolonhesa, a massa carbonara é provavelmente um dos pratos mais conhecidos fora de Itália. No entanto, poucas pessoas sabem que a receita original não contém nem uma gota de natas. Aproveite ao máximo a sua visita a Itália para experimentar a verdadeira carbonara, feita com bacon e gema de ovo.
Como uma das capitais mais importantes da Europa, Roma tem opções para todos os gostos. Portanto, se estiver de visita e procura aventura, ou se quiser manter-se em forma durante a sua viagem, não se preocupe com nada; encontrará o inimaginável em Roma.
Na caótica Roma existem espaços tranquilos ao ar livre onde pode praticar o seu desporto favorito: corrida, ciclismo, yoga... Tudo é possível em parques públicos como Villa Borghese, Villa Ada Savoia e Villa Doria Pamphilj, os pulmões da grande cidade italiana.
Visite a cidade de Roma num típico carro de golfe, também conhecido como buggy. Poderá deslocar-se com facilidade e ao mesmo tempo conhecer os lugares mais emblemáticos e as ruas mais históricas, uma verdadeira aventura de condução!
Roma é um monumento em si mesmo. Vire uma esquina e encontrará um tesouro artístico, uma escultura antiga, um museu... Sem dúvida, a principal atração desta cidade é o património monumental que recebeu da sua grande época como um império.
Sinta-se como um verdadeiro gladiador! O Coliseu de Roma é um antigo anfiteatro que remonta ao século I. A sua visita levá-lo-á de volta aos dias de glória da cidade. No seu interior, batalhas sangrentas de gladiadores foram travadas em frente do público. Algo que pode parecer impensável hoje em dia...
A sensação de ver a Fontana de Trevi é quase inexplicável, é preciso experimentá-la! Desça a rua, chegue a esta praça e contemple a verdadeira beleza. Dedique alguns minutos para observar cada detalhe desta fonte de estilo barroco que atrai milhares de espetadores todos os dias.
Dentro de Roma encontra-se o Estado da Cidade do Vaticano e a Santa Sé da Igreja Católica, onde o Papa e o Bispo de Roma vivem. Se planeia visitar o Vaticano, reserve com bastante antecedência... as filas de espera podem ser esgotantes! Suba ao topo dos mais de 500 degraus da Basílica de São Pedro e desfrute de uma vista de pássaro da cidade. Mergulhe na arte com os frescos sobre a vida de Cristo na Capela Sistina, de autores tão importantes como Miguel Ângelo e Botticelli.
Inspira-te para a tua próxima viagem