A sul do estado mexicano da Baixa Califórnia, encontra um dos destinos turísticos mais importantes do país. Los Cabos é um dos cinco municípios que compõem a zona mais meridional deste pedaço de terra privilegiado pela sua localização, setor turístico e riqueza dos excelentes recursos naturais de que os visitantes podem desfrutar.
A sede do município é San José del Cabo e a cidade de maior destaque (e turismo) é Cabo San Lucas. A distância entre as duas é de apenas 32 quilómetros. Um trajeto que coincide com um potente corredor turístico onde encontra todo o tipo de serviços e propostas atrativas.
O estado da Baixa Califórnia tem fronteira terrestre com os EUA e, com exceção desta, está totalmente rodeado de água: a leste pelo Mar de Cortez (Golfo da Califórnia) e a ocidente pelo Oceano Pacífico.
Los Cabos oferece numerosas atividades desportivas, excelentes praias, contactos inesquecíveis com tradição e beleza, uma gastronomia única e, claro, a bonança de um clima desértico semi-seco, com calor no verão e temperaturas amenas no inverno. Atualmente, a época da chuva concentra-se em agosto e setembro.
Los Cabos proporciona experiências tão singulares e excecionais que se tornou um dos destinos preferidos da jet-set mundial para férias ou uma segunda residência.
Estamos no México. Por conseguinte, passará dias a deliciar-se com uma grande variedade gastronómica repleta de produtos e receitas tradicionais, bem como de numerosos produtos dos dois mares que banham esta bonita terra.
Uma novidade gustativa é que, em Los Cabos, pode comer manta-gigante, uma vez que o México é um dos países do mundo em que a sua carne é aproveitada e comercializada. Assemelha-se à raia que se encontra em qualquer mercado do Mediterrâneo. A diferença é o tamanho, visto que a manta mede vários metros. Além disso, Los Cabos oferece tacos de peixe, camarão ou polvo, torradas de marlim fumado, navalheira recheada e "chiloria" de abalone. Os fajados (fajitas) de frango fazem parte de qualquer ementa, bem como um dos pratos mais típicos, a "comida dos pobres", uma sopa de marisco, arroz à mexicana e feijões. Tudo sempre acompanhado de tortilhas de farinha.
Los Cabos também tem bebidas próprias: a principal e mais exclusiva é o licor de Damiana elaborado com a planta silvestre do mesmo nome e que os índios Guaycura já preparavam nas suas cerimónias. E peça um clamato, uma mistura de sumo de tomate e ameijoa condimentada.
No hotel, consulte o calendário de eventos gastronómicos celebrados quase todo o ano, com destaque para o Festival de Sabores de Baja.
Escolha uma empresa de aluguer de barcos ou junte-se às excursões, por exemplo, pelas águas do Mar de Cortez e viva experiências únicas, como avistar baleias, nadar com golfinhos ou mergulhar.
Los Cabos também tem praias onde pode surfar, ainda que este destino se distinga por uma atividade de classe mundial – a pesca desportiva. Deseja cumprir este sonho? Pode fazê-lo. O marlim azul, marlim às riscas, peixe-galo e peixe-espada são espécies abundantes e que os amantes da pesca desportiva tentam capturar em Los Cabos.
Esta é uma zona desértica, por isso, visitar um dos seus desfiladeiros é uma ideia sempre excelente e irrepetível. Pode andar de tirolesa, fazer escalada e rapel. E para terminar um dia perfeito em Los Cabos, opte por um passeio a cavalo ou camelo e pelo ciclismo de montanha.
As selfies para as redes sociais e as melhores fotografias podem tirar-se no símbolo de Los Cabos. Em El Arco, ícone indiscutível de Cabo San Lucas. Trata-se de um cume rochoso que se ergue do mar e está habitado, mas não por pessoas. Quando chegar a El Arco em qualquer tipo de embarcação, pode fotografar a espetacular colónia de leões marinhos que se secam ao sol, junto às rochas.
San José del Cabo é o centro da cultura e sabor desta zona do México. Aquilo de que mais desfrutará será um passeio pela calle Ancha (calle Grande). Trata-se de uma bonita viagem pela história que poderá acompanhar de tequila ou vinho num dos vários estabelecimentos da rua.
Cabo San Lucas, por seu lado, é o centro do ócio, das melhores lojas, dos restaurantes mais conhecidos e da animação mais sedutora. Tudo é ócio. "A noite" é em Cabo San Lucas.
Se quiser comida italiana, visite o Il Forno; para jantar ao estilo americano, escolha o Jack's Steak House; La Poblanita recria os pratos ancestrais da zona: chili, "fajones" e diversos picantes. Se procura boas vistas de La Marina, conforto e comida internacional, a resposta é o Lighthouse Cabo Restaurant. Los Kurricanes está localizado na lota e é uma opção saborosa para degustar o peixe da zona.
Los Cabos conta com vários programas de conservação da tartaruga marinha: muitas espécies fazem ninhos nas praias onde os turistas mergulham e tomam banhos de sol. 22 praias têm a classificação Blue Flag. Outro exemplo da sensibilidade ambiental da região é o facto de 42% do território da Baixa Califórnia do Sul ser considerado área natural protegida.
Inspira-te para a tua próxima viagem