Viagens a Noruega
Noruega é sinónimo de aventura. Um país perfeito para os viajantes mais intrépidos, mas também para todos os que queiram desfrutar de uma paisagem única. Existem inúmeras possibilidades para os amantes da natureza, que podem apreciar com os seus próprios olhos a beleza dos fiordes noruegueses, vales criados pela ação dos glaciares em que as águas invadiram a terra e deram lugar a vistas panorâmicas impressionantes que se espalham pelo país.
Um destino surpreendente com miradouros dignos de postais que se precipitam sobre o vazio, como o de Preikestolen, no sudoeste do país. Um espetáculo natural moldado ao longo da história com lagos, montanhas, rios, cascatas ou bosques que impressionam qualquer espetador.
A magia também está muito presente na Noruega com as suas auroras boreais, produzidas pelo choque das partículas provenientes do sol com a atmosfera terrestre. Um espetáculo luminoso na noite negra que se ilumina com tons vibrantes, como cor-de-rosa, roxo ou verde. A melhor zona para observá-las é a região norte, mais especificamente, no céu ártico da cidade de Tromso. Uma exibição celestial num local onde também se pode descobrir o fenómeno do sol da meia-noite, um pôr-do-sol infinito que ocorre nos meses mais quentes, quando o sol realmente não põe.
Entre as cidades que não pode deixar de ver ao visitar o país europeu, encontra-se em primeiro lugar a sua capital, Oslo. Digna de um postal, a cidade de Bergen com Bryggen, o bairro declarado Património da Humanidade. O guia de viagem fica completo com a cidade de Trondheim e a sua impressionante catedral de Nidaros.
Embora o maior fluxo de visitantes ocorra entre os meses de maio a setembro, uma vez que as temperaturas são menos frias e há mais horas de luz, também pode desfrutar em pleno da Noruega noutras épocas do ano, por exemplo, durante as férias da Páscoa. Um período magnífico para esquiar e descontrair numa das suas encantadoras cabanas enquanto saboreia os doces típicos. Se, pelo contrário, quiser ver uma aurora boreal, o melhor é viajar de setembro a março.
A gastronomia tradicional é reinventada num país que se pode orgulhar de ser dos mais premiados no concurso mundial Bocuse d'Or. Novos sabores que seduzem os paladares mais exigentes, com base nos seus produtos típicos mais conhecidos, tais como o salmão e a carne de caça. Mas há mais a experimentar...
Bacalhau seco que é servido em fatias como um snack saudável e deve a sua popularidade à era dos vikings.
O famoso queijo castanho da Noruega, com o seu sabor característico e indescritível, é sem dúvida um dos seus patrimónios gastronómicos.
Na Noruega tradicional, entre os seus belos fiordes, as cabeças de ovelha ainda são cozinhadas à moda antiga: curadas em sal e fumadas.
O arenque é a estrela de mais do que um festival gastronómico no país. Pode ser comido de várias maneiras, embora os habitantes locais o prefiram em escabeche.
O país escandinavo é um paraíso para os entusiastas do desporto e para quem procura novas aventuras. Caminhadas sobre um glaciar, exploração de grutas, trenó de cães, canoagem, caiaque, surf, escalada numa rota protegida, participação num safari guiado... Não faltam emoções para todos os gostos e idades na Noruega.
Aventuras que começam com a possibilidade de ficar em algumas das originais casas construídas nas copas das árvores...
O lazer e a cultura andam de mãos dadas num país que celebra o seu dia grande a 17 de maio. A Festa Nacional comemora a aprovação da Constituição em 1814 com desfiles por todo o país, incluindo o na capital, Oslo. As crianças são os principais protagonistas de um dia em que os trajes tradicionais colorem as ruas animadas.
As suas atrações culturais incluem museus de arte como o Museu Munch, dedicado ao criador de 'O Grito'; o espetacular Museu Folclórico, onde estão representadas as habitações típicas de todas as regiões, e o pioneiro Museu Internacional de Arte Infantil.
Mas não é necessário entrar num museu para apreciar a arte que enche as ruas da Noruega. A arte de rua atinge outro nível num país onde é impossível caminhar olhando para o chão, especialmente em cidades como Bergen ou Stavanger, onde é realizado o famoso festival de Arte de Rua Nuart.
Para os amantes de comida e cerveja, o festival alimentar Trøndelag tem lugar no final de julho.
A Noruega tem vários locais certificados como destinos sustentáveis que visam minimizar a pegada ambiental do turismo. O fiorde Geiranger é um destes destinos sustentáveis, que também inclui as aldeias do Vale de Setesdal ou locais como Lærdal, Lillehammer ou Røros, que surpreendem com a sua cultura e tradição únicas.
Sem esquecer as joias naturais como as Ilhas Lofoten e as ilhas do arquipélago de Vesterålen ou a incrível zona do Femund Engerdal no leste do país, com dois parques nacionais, mais de sessenta picos de montanha e cerca de novecentas áreas aquáticas.
Inspira-te para a tua próxima viagem