Um amor à primeira vista. As ilhas dos Açores são um daqueles lugares no mundo impossíveis de esquecer. Trilhos verdes que serpenteiam até cascatas e ravinas impressionantes, vulcões majestosos que parecem tirados de um filme de ficção científica, golfinhos e baleias que emergem das águas cristalinas do Atlântico… A natureza na sua essência mais pura.
Nove ilhas. Uma viagem apaixonante que começa hoje mesmo. Situadas em pleno Oceano Atlântico, este destino é o preferido dos amantes da aventura e do relaxamento. A sua natureza vulcânica oferece paisagens lunares impressionantes nas ilhas das Flores e Graciosa. Já para não falar das águas termais nas quais pode mergulhar em São Miguel, a maior ilha do arquipélago.
A ilha do Pico é o sonho alpinista tornado realidade, uma vez que possui o pico mais alto de Portugal. As ilhas do Faial e Terceira combinam cenários vulcânicos com florestas de um verde intenso. A primeira é muito conhecida por ser um dos pontos-chave do avistamento de baleias; na segunda pode percorrer a capital histórica dos Açores.
As ilhas de Santa Maria, Corvo e São Jorge envolvem-nos num cenário rural do qual não queremos voltar a sair. Verdes campos, moinhos de vento, praias de areia branca e uma tranquilidade única. Se o paraíso tivesse um nome, chamar-se-ia Açores.
Comer nos Açores é um prazer que é preciso provar no seu todo. Embora a sua gastronomia tenha uma grande herança portuguesa, o facto é que o arquipélago também se destaca pelas suas receitas originais, como o Bife à regional. Um prato confecionado à base de carne. A Alcatra, tradicional sobretudo na Terceira, é um guisado de carne de vaca cozinhado a lume brando numa panela de barro. Entre os seus peixes mais populares, salientamos as lapas grelhadas, o peixe-porco na brasa, a caldeirada e o atum.
Se for daquelas pessoas que gosta de experimentar com a comida, não pode perder a morcela com ananás, uma receita curiosa servida habitualmente como entrada. Entre as sobremesas, destacam-se as produzidas com produtos lácteos, como a tarte de queijo.
Alguns dos melhores restaurantes dos Açores são A Tasca e Taberna Açor em São Miguel e Boca Negra e Caneta na Terceira.
Os Açores são as ilhas perfeitas para os amantes da aventura. Se gosta de calçar as botas e fazer caminhadas, não pode perder as excursões à incrível cascata Salto do Farinha e a subida ao vulcão Pico da Vara em São Miguel. O Parque Natural da Terceira é o espaço ideal para conhecer o património natural dos Açores e, a poucos quilómetros, está situada Algar do Carvão, uma cratera que contém uma lagoa brilhante no seu interior. No Faial , o trekking é o desporto de eleição e destacamos o Trilho dos Caminhos Velhos. Um antigo trilho de passagem. O Parque Natural Florestal da Silveira em São Jorge é ideal para visitar em família e conta com uma zona de piquenique para descansar. Nos arredores da ilha Graciosa surgem várias ilhotas de visita obrigatória.
Contemplar os Açores de um ponto de vista aéreo? Sim, é possível. Tanto em São Miguel como em Santa Maria, há a opção de atividades de parapente. As ilhas das Flores, Faial e Corvo são especialmente propícias para o avistamento de baleias e golfinhos. Em todas as ilhas são praticados desportos aquáticos como surf, mergulho, snorkel, esqui, canoagem e windsurf.
Quer conhecer os Açores a fundo? Então este parágrafo é para si. As festas populares das ilhas são a oportunidade perfeita para se integrar nos costumes dos seus habitantes. Como a Semana Do Mar no Faial, dedicada aos desportos aquáticos. Continuando a temática marítima, em Santa Maria, é organizado o Festival das Marés, com música ao vivo e mostras gastronómicas. Na Terceira, são celebradas as Danças de Carnaval com representações teatrais e as Festas da Vinha e do Vinho, tendo o vinho como protagonista. Se prefere música, não pode perder o Angra Rock e o Angra Jazz.
Inspira-te para a tua próxima viagem