Há poucos lugares no mundo com tanta magia como o Algarve. Um tesouro escondido na zona sul de Portugal que deixa uma marca inesquecível na retina de todos os que o visitam. Viajar para o Algarve é sinónimo de pores do sol de postais, vilas piscatórias que souberam conservar a sua verdadeira essência, paisagens naturais que convidam a ficar para sempre, praias inscritas na lista de melhores praias da Europa e, sobretudo, integrar-se numa comunidade alegre que vive sem pressa.
Como imagina a viagem perfeita? Faça as malas. Está prestes a entrar num universo repleto de cor que deixa qualquer um encantado. Desde Faro, a sua pitoresca capital, até à impressionante formação rochosa de Ponta da Piedade, o Algarve é um destino que combina o relaxamento dos seus areais brancos com planos de aventura. Como o Parque Natural da Ria Formosa. Um gigante de marismas considerado uma das sete maravilhas de Portugal. E quando os visitar, vai perceber o motivo. Para não falar da gastronomia deliciosa de que vai poder degustar aos pés do Atlântico. Pois se há algo bom que os portugueses têm é que a sua cozinha é fenomenal.
Damos-lhe as boas-vindas a uma viagem que vai querer repetir vezes sem conta. Damos-lhe as boas-vindas ao Algarve, o segredo mais bem guardado de Portugal.
Na mesa de qualquer português que se preze há sempre um prato de peixe. Portugal é, sem dúvida, um destino de tradição marítima. E o Algarve não fica atrás. Uma das receitas obrigatórias que tem de provar é a cataplana. Um delicioso caldo elaborado com peixe, marisco ou verduras que encanta imediatamente o paladar. Em alguns restaurantes, também é feita à base de carne. Outro prato de destaque é o arroz caldoso com marisco e, na verdade, é um dos pratos mais famosos do Algarve, perfeito para degustar ao pé da praia. Não podia faltar o bacalhau, o peixe por excelência de Portugal. Há quem diga que há uma receita para cada dia do ano.
Se prefere mais a carne, vai-se encantar com os grelhados. Carne grelhada acompanhada com todo o tipo de guarnições. O Cozido à Portuguesa, ainda que seja mais típico nos meses de inverno, é também uma opção ideal se quiser degustar os diferentes tipos de carne confecionados no Algarve combinados com arroz e feijão. Na carta de sobremesas, destacam-se os doces tradicionais, como os bolinhos e o morgadinho, cujo ingrediente principal é a amêndoa.
Procura planos de aventura no Algarve? Está no sítio certo. Para começar, a zona de Albufeira é a mais indicada se quiser praticar desportos aquáticos, como mergulho, snorkeling, caiaque, surf e windsurf. Aliás, são organizadas excursões em caiaque na Praia de Benagil para explorar as belas grutas de Benagil e a experiência vale muito a pena. Na Ponta da Piedade, há excursões de barco que atravessam grutas de grande beleza para nos levar até ao sopé das escarpas. É uma verdadeira experiência! O Algarve também é famoso pelos seus campos de golfe. Os mais conhecidos encontram-se perto de Lagos, Sagres e Portimão.
O percurso dos sete vales suspensos é um dos mais apreciados do Algarve. E não é caso para menos. Um total de seis quilómetros através de escarpas incríveis onde pode contemplar a imensidão do oceano na sua essência mais pura. Outro que não pode perder é o Percurso dos Sete Vales Suspensos, um percurso para caminhadas que começa na Praia da Marina e termina na Praia do Vale de Centeanes, serpenteando entre miradouros e praias nas quais pode desfrutar de um mergulho refrescante. A Via Algarviana e a Rota Vicentina são dois percursos perfeitos para ir de bicicleta e pedalar pelas paisagens memoráveis.
O Algarve tem planos para todos os gostos. Um dos mais recomendáveis é o FIESA. Uma extensa exposição de esculturas de areia situada na cidade de Armação de Pera. A temática muda todos os anos. Desde personagens de filmes de ficção científica, animais e cultura do mundo a personalidades importantes da atualidade. É um verdadeiro espetáculo!
A cidade de Faro acolhe o Museu Principal, situado num convento, no qual pode conhecer em primeira mão a história da capital e da região. No que diz respeito a festas, além do colorido carnaval, celebra-se o Paderne Medieval em Albufeira. Uma recriação da vida medieval na qual não faltam propostas gastronómicas, artesanato e música. Em Lagos, no final do verão, decorre a Festa do Banho de Lagos, com música ao vivo em frente ao oceano. A Noite Branca, na cidade de Loulé, é um autêntico festival no qual os seus habitantes se vestem de branco e dançam ao som da música.
Inspira-te para a tua próxima viagem