O arquipélago da Madeira está longe do ruído e próximo da costa do continente africano. Estas ilhas do Oceano Atlântico pertencem a Portugal e têm voos diretos diários para/de Lisboa e do Porto. Assim, se está a planear uma viagem a Portugal, visitá-las é muito fácil.
Com um clima ameno durante todo o ano, é sempre boa altura para uma estadia. O arquipélago da Madeira encanta os turistas com a sua imponente natureza de origem vulcânica. A paisagem, de cor predominantemente verde, termina em impressionantes escarpas ou praias paradisíacas.
A cidade principal é o Funchal, na ilha maior, a Madeira. Embora seja a maior, a população não chega aos 200 000 habitantes. O Funchal é muito apreciado pelo porto dos pescadores, o Mercados dos Lavradores, o Forte de São Tiago e o bonito centro histórico onde pode perder-se a descobrir a história local.
O arquipélago consta ainda de outra ilha habitada, Porto Santo, bem como de ilhas inabitadas de topografia mais abrupta, as Ilhas Selvagens e as Ilhas Desertas.
Uma das atividades mais recomendadas é a excursão para ver baleias e golfinhos em alto mar. Mas se prefere as caminhadas, poderá descobrir percursos até locais fascinantes como a cascata do Vale do Rabaçal ou as piscinas vulcânicas de Porto Moniz, criadas pela lava.
A Madeira pertence a Portugal, pelo que o bacalhau é um must sobre a mesa, bem como um copo de vinho do Porto. No entanto, o arquipélago também criou o seu próprio livro de receitas. Convidamo-lo a descobrir os seus pratos mais famosos. Bom apetite!
O bolo do caco é um tipo de pãozinho típico das ilhas da Madeira que pode ser comido em qualquer altura: ao pequeno-almoço, ao lanche, ou como acompanhamento na refeições. O bolo é feito de farinha, batata doce e cozida no forno, embora, tradicionalmente, a massa era cozinhada numa pedra quente.
Esta é uma receita simples mas muito saborosa e versátil. Come-se tanto no Verão como no Inverno, quer quente ou frio. O tomate e a cebola são cozidos numa panela, juntamente com outras especiarias e ervas aromáticas, e depois cozidos.
A mistura é então amassada e pronta a servir!
Se viajar para as Ilhas da Madeira pode desfrutar do ar mais fresco para praticar os seus desportos preferidos, dar um passeio, fazer caminhadas ou desafiar as ondas numa prancha de surf. Prepare-se para descobrir as áreas mais selvagens da Madeira e suba ao topo das suas montanhas.
Prepare-se para viajar ao centro da terra. Na Madeira, poderá entrar nas Grutas de São Vicente; estas possuem um alto valor geológico criadas a partir de erupções vulcânicas
que criam cavidades de até 6 metros de altura. Vai ficar sem palavras.
O ponto mais alto da Madeira é o cume do Pico do Areeiro, a 1.818m acima do nível do mar. Aventureiro, calce a sus botas de montanha e desfrute duma das excursões mais bonitas caminhando sobre a forma pontiaguda única do Arieiro.
Mesmo se viajar para a Madeira em busca da natureza em todo o seu esplendor, ela tem
outros encantos como a sua cultura mais tradicional, folclore e abundância de actividades de lazer.
É impossível não encontrar algo para fazer.
Na capital da Madeira, Funchal, encontram-se localizados os principais centros culturais, como o Museu do Funchal, mas também outros edifícios emblemáticos como a Sé Catedral ou o belo Mercado dos Lavradores, o centro neurálgico da cidade para os locais e visitantes, onde encontrará produtos locais de primeira classe.
Na Madeira, o Carnaval celebra-se à grande, neste caso, não à francesa, mas ao mais puro estilo canário ou brasileiro. O Carnaval é uma época que atrai muitos turistas graças a uma atmosfera festiva que dura 24 horas por dia. Se tiver a sorte de coincidir com o Carnaval, não perca o desfile de trajes.
Ficará surpreendido com a originalidade dos residentes e o trabalho árduo por detrás de cada carro alegórico.
A enorme riqueza natural destas ilhas no Atlântico levou a uma reconsideração do tipo de turismo aí recebido. As Ilhas da Madeira estão a caminho de se tornarem um destino sustentável e surpreendem todos os dias com novas propostas que respeitam o seu ambiente. Alojamento sustentável, comércio local, restaurantes biológicos. Tudo para apostar num futuro verde para a Madeira.
Inspira-te para a tua próxima viagem