
Praga
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Praga
Descobrir Praga
Praga é um dos destinos mais mágicos e belos que pode encontrar na Europa. Capital da República Checa, tem uma superfície de quase quinhentos quilómetros quadrados, é amor à primeira vista. Um amor que se torna mais forte à medida que percorre as suas ruas cheias de história. Um local que nunca nos vai cansar e que nos deixa sempre com vontade de voltar. Um romance puro que não acaba em tragédia, mas antes numa alma e num coração repletos de experiências enriquecedoras.
A sua localização e o seu estilo fizeram com que Praga seja conhecida como o coração da Europa. Mas também é a Cidade das 100 Torres e a Cidade Dourada do Leste da Europa. Nomes que refletem a imensidade da sua beleza que surpreende os turistas de todo o mundo quando descobrem o Castelo de Praga, Malá Strana, a Praza da Cidade Antiga ou o Bairro Judeu. Uma cidade que é história viva, com grandes exemplos de vários estilos arquitetónicos que deslumbram a cabeça a cada passo. Arte que preenche cada recanto, sem esquecer os seus jardins e parques que se tornam no local perfeito para uma agradável paragem.
A cidade com mais de um milhão de habitantes é atravessada pelo rio Moldava com os seus imponentes viadutos, dos quais se destaca a Ponte de Carlos. Menção especial para o centro histórico que foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO no ano de 1992. Se se aventurar para além do centro, os seus bairros são uma verdadeira janela para conhecer mais a fundo a cultura e o dia a dia dos seus habitantes.
Como em qualquer outro destino que se preze, para ser totalmente perfeito, deve deliciar os paladares ansiosos por experimentar as iguarias típicas. Em Praga, a experiência gastronómica é vivida com todos os sentidos. Locais com encanto em que o menu cativa e a cerveja é considerada a melhor do mundo.
Não é de estranhar que todas estas qualidades tenham convertido Praga numa das cidades mais visitadas da Europa. Um destino ideal com uma oferta turística variada e perfeita para uma viagem em família, em casal, com amigos ou a sós. Fica à sua consideração!
O que ver
Parques e jardins
O oásis verde de Praga pode ser encontrado nos seus jardins históricos e tranquilos parques. Estes são lugares onde se pode desfrutar da natureza de uma forma descontraída e ambientalmente responsável. Entre eles, os Jardins do Castelo de Praga destacam-se como um verdadeiro tesouro a ser descoberto graças ao seu vasto património natural e cultural, bem como às suas incríveis vistas.
O Jardim Botânico de Praga é outro local perfeito para se afastar da azáfama do centro da cidade e meditar num espaço que recria as paisagens naturais do Japão. Um lugar impressionante de mais de cinquenta hectares onde se pode aprender mais sobre a diversidade da vegetação.
Zonas de banho
Há também zonas balneares em Praga. Áreas relaxantes para banhos de sol e desfrutar da estação do verão na cidade.
Žluté lázně
Praia urbana nas margens do Moldava com areia e relva. Uma área com várias zonas de lazer e recreio, com a possibilidade de praticar desporto. O recinto está aberto de maio até ao final de setembro, e é acessível através da taxa de entrada.
Hostivařská přehrada
Este reservatório está localizado na área natural de Hostivař e é acessível por uma taxa. Tem uma praia e uma variedade de atividades de lazer para todas as idades. Há uma bela praia de nudismo longe da praia principal.
Dzbán
Este lago no Parque Divoká Šárka é perfeito para um mergulho. Instalações adequadas para toda a família e uma praia amiga dos cães. Acessível de junho a agosto inclusive, mediante o pagamento de uma taxa.
O que comer

Se há uma coisa que deve experimentar em Praga, é o tradicional guláš, um guisado de carne de vaca com molho e especiarias.
Há uma grande variedade de sopas na cozinha checa. As mais típicas são: kulajda feita com ovos, cogumelos e aromatizada com endro; zelnacka à base de couve; bramboračka com cogumelos e batatas; e drstkova, sopa de tripas.
Outras receitas interessantes a experimentar em Praga incluem salsichas com puré 'utopenec', vitela assada com molho 'svíčková', bolinhos de batata 'knedlík' que acompanham muitos pratos, escalopes de carne de vaca, pato assado, tártaro de bife ou o queijo frito 'smazeny syr'.
As sobremesas incluem ‘knedlíky’ recheado de fruta, pãezinhos ‘buchty’ e o bolo ‘koláč’.
Aventura e desporto

Caminhadas, jogging, ciclismo, excursões... a beira do rio Moldava e as suas margens são o ambiente perfeito para o desporto. Várias áreas oferecem barcos a remos, barcos a pedal e barcos de pesca para aluguer. Também pode optar por fazer um cruzeiro e ver a cidade a partir da água.
Para uma viagem até às alturas, recomendamos o funicular Petřín, que se eleva 130 metros até ao topo da montanha Petřín. Ali, pode ascender ainda mais alto subindo os 299 degraus da Torre de Observação, um miradouro que se assemelha à Torre Eiffel e oferece uma vista única sobre Praga. Há também um divertido labirinto de espelhos na zona, que é popular entre os jovens e os adultos.
Lazer e cultura
Praga é sinónimo de cultura. A arte transborda a cada momento uma cidade que se vangloria de ter sido o epicentro de diferentes correntes que deixaram a sua marca nas suas ruas, centros culturais e estilo de vida. Teatros, cinemas, salas de música, galerias e museus acolhem um rico programa cultural ao longo de todo o ano.
Alguns dos melhores eventos culturais do calendário de Praga incluem a exposição de escultura de rua Sculpture Line que decorre de junho a setembro, o Signal Festival que enche de luz as fachadas históricas em outubro, o Festival Internacional de Cinema Febiofest em março e os muitos festivais dedicados a vários estilos musicais, tais como a Primavera de Praga de música clássica em maio e junho; o Metronome Festival Prague, que reúne os melhores artistas de música moderna durante o verão, o Bohemia Jazz Fest na Praça da Cidade Velha em julho e o Festival Internacional de Música Antiga em julho e agosto.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.

Mad Cool Festival e Pirineos Sur arrancam com o patrocínio da Newblue.
Hoje, 10 de julho, começam dois dos festivais mais aguardados do verão: Mad Cool e Pirineos Sur. Madrid torna-se o epicentro musical com o Mad Cool Festival, que reúne mais de 100 artistas internacionais e decorre de 10 a 13 de julho. Já o Pirineos Sur, de 10 a 28 de julho no coração do Vale de Tena, oferece uma experiência irrepetível que funde música de todo o mundo com a beleza da natureza e a cultura local. Duas formas de viver a música ao vivo que marcam o calendário de festivais desta temporada.