Santo Domingo é a capital da República Dominicana. Declarada Cidade Património Mundial pela UNESCO, a sua área colonial em particular é uma caixa de surpresas que o irá cativar desde o primeiro momento.
É particularmente conhecida mundialmente por ter sido o primeiro assentamento europeu no continente americano, e foi aqui que as conquistas, lideradas pelo governo espanhol, começaram a expandir-se. A primeira catedral e o primeiro castelo nas Américas foram construídos aqui, que pode visitar durante a sua escapadela. Estes são a Catedral Primada e a Fortaleza Ozama, dois exemplos, entre muitos outros, da impressionante arquitetura desta cidade.
Dadas as suas águas das Caraíbas, seria de esperar praias paradisíacas neste país, e já as tem! A apenas uma hora de carro, chega-se a Boca Chica, que é considerada a praia oficial da cidade e é visitada tanto por habitantes locais como por turistas. Nem aqui, nem na capital, lhe faltarão opções para provar a sua comida deliciosa e desfrutar de um ótimo ambiente nos bares e clubes.
E se também estiver interessado em explorar os dons da natureza nesta área, não perca o Aquário Nacional ou o Parque Nacional Los Tres Ojos, que vale bem uma visita. O seu nome provém do facto de que os três lagos que vai descobrir no interior estão alinhados e tomam esta forma. Mas deixamos-lhe a explicação para descobrir na sua viagem, Santo Domingo espera-o!
Se gosta de culinária de fusão, vai lamber os dedos na República Dominicana. Tanto devido às diferentes culturas que passaram por ali como à atual diversidade resultante do turismo, há muitas opções se se perguntar o que comer em Santo Domingo.
Quer goste ou não deste estilo de comida, quando viaja para um país diferente é importante mergulhar na sua cultura para obter uma maior compreensão dos seus costumes, e isto não é exceção. Aqui a influência da conquista espanhola é combinada com a cultura africana e indígena.
O resultado desta mistura são pratos como a Bandera Dominicana, com arroz, feijão vermelho e carne ou frango; sancocho, um guisado com vegetais e tubérculos; mangú e tostones, feitos com bananas verdes; e yaniqueques, que parecem pequenas tortas.
Mas se as leguminosas são demais para si ou se não é um amante de carne, também há infinitas opções para a cozinha internacional, bem como uma vasta gama de pratos preparados com peixe e marisco frescos - uma das vantagens de estar junto ao mar!
Sabe o que comer em Santo Domingo, mas... Para onde ir? Os restaurantes estão espalhados tanto ao longo da costa como no centro da cidade. Don Pepe é um dos que pode ostentar as melhores classificações; o seu menu é muito extenso, assim como a sua variedade de vinhos, e as suas porções são conhecidas pela sua abundância. É um dos lugares de visita obrigatória para comer em Santo Domingo!
Outros que também gozam de boa reputação são o Laurel, a uma curta distância da anterior e com uma boa oferta gastronómica e vitivinícola. Mila, com uma atmosfera relaxada e um menu conciso se não conseguir decidir, e Jalao, na Cidade Colonial, com pratos dominicanos.
Como capital do país, as coisas a fazer em Santo Domingo durante a sua viagem multiplicam-se, já que terá acesso fácil a qualquer parte da República Dominicana. Traga a sua alma exploradora!
O que fazer em Santo Domingo? Atividades de aventura e desportivas
As atividades em Santo Domingo começam ali mesmo; conhecida como a Cidade Colonial, tem uma multidão de lugares interessantes a visitar. Mas já que estamos a falar de atividades de aventura, uma vez conhecidos os pontos de interesse, pode começar com as excursões em Santo Domingo.
Por exemplo, o Parque Nacional Los Tres Ojos, que consiste em três lagos alinhados no meio do deserto e sobre cuja história se pode aprender quando se está lá. Outra proposta é o Parque Nacional del Este, que lhe dará a aventura em Santo Domingo que procura, através dos seus trilhos naturais, das suas grutas e da piscina natural onde pode nadar. E, claro, para não ficar fora da sua lista de coisas a fazer em Santo Domingo é a Reserva Natural Los Haitises, com as suas montanhas de cársticas, grutas e florestas de mangais.
Para o desporto em Santo Domingo, pode juntar-se aos locais, que são grandes fãs do basebol e do futebol. Para o turismo, existem vários campos de golfe onde pode melhorar as suas capacidades de golfe, e claro, pode praticar desportos aquáticos como o surf, windsurf ou kitesurf nas belas praias. Também na água, convidamo-lo a mergulhar no fundo do mar, com grutas, recifes de coral e fauna e flora nativas.
Se quiser fazer atividades em Santo Domingo que lhe permitam aproveitar ao máximo a sua visita ao país, não faltam planos para cada dia! Uma cidade vibrante com algo para todos.
Atividades culturais e de lazer em Santo Domingo
A cultura de Santo Domingo é tão importante como a sua história. O centro da capital é conhecido como a Cidade Colonial, pois foi aqui que foi construída a primeira catedral das Américas após a conquista espanhola.
Para saber o que aconteceu, bem como para mergulhar na própria cultura dominicana, tem um número infinito de museus sobre todos os temas. Alguns dos mais destacados são o Museo Alcázar de Colón, o Museo de las Casas Reales e o Museo Memorial de la Resistencia Dominicana. A maioria deles estão localizados perto da Plaza de la Cultura, o que os torna fáceis de visitar.
Se, ao fim de um dia inteiro, quiser um pouco de entretenimento em Santo Domingo, a escolha de bares e restaurantes é ilimitada. Alguns locais fecham tarde, pelo que terá a oportunidade de dançar pela noite fora, se for isso que precisa.
Dependendo da época do ano que visitar, as atividades em Santo Domingo irão variar. Mas pode sempre encontrar um concerto ou festival disponível, assim como atuações ao vivo em locais. A própria presença do turismo ativo em Santo Domingo significa que nunca faltam coisas interessantes para fazer - nunca se aborrecerá nesta cidade!
Inspira-te para a tua próxima viagem