Viagem a Suécia
A Suécia é o país perfeito se estiver à procura de belas paisagens naturais. Localizada no Norte da Europa, é o destino preferido para apreciar qualquer desporto ao ar livre num cenário incomparável. Paisagens tranquilas que decoram as aldeias piscatórias e o e as cidades mais importantes desta capital escandinava.
As raízes Viking do país deixaram a sua marca no seu presente. No entanto, o seu passado não não impediu de nenhuma maneira que a Suécia seja um berço importante para as invenções que têm um papel tecnológico importante no desenvolvimento do mundo.
Os verões curtos da Suécia significam que os seus habitantes tiram o máximo partido de cada raio de sol prolongando a diversão nos terraços e nas praias. No Inverno, é melhor optar por passatempos típicos desta estação, como os trenós puxados por cães ou ir em busca da aurora boreal.
A sua capital, Estocolmo, destaca pela sua zona antiga cheia de personalidade, com belíssimos monumentos que visitar. Outra das zonas mais populares é Djurgården, onde se encontram vários museus: o Museu Vasa, o Museu ao ar livre Skansen, o Museu Junibacken, e onde se situa a casa de Pipi Longstocking (Pipi das Meias Largas), ou o parque de diversões Gröna Lund. Uma cidade em que o encanto do seu ambiente bucólico não deve ser esquecido e que se reflete no arquipélago de Estocolmo. Para desfrutar da sua essência, não há nada melhor do que uma viagem de barco.
Depois de Estocolmo, Gotemburgo é o segundo destino turístico mais popular do país, graças ao seu estilo único que faz com que os viajantes se apaixonem por ela. História, cultura, arte e os extensos espaços verdes combinam-se para deixar um bom sabor de boca. É essencial que, na visita turística à Suécia, faça paragem também em Malmö. A bem-vinda a esta cidade é dada pelo arranha-céus desenhado pelo espanhol Santiago Calatrava, chamado Torso Giratório. A cidade tem um encanto especial, com grandes áreas verdes que ao redor das suas atrações, como é o caso do Castelo de Malmö.
Uma viagem pela Suécia vai encher a sua mochila com experiências e diversão ativa. Dica importante: seguir a tradição sueca de fazer uma pausa para uma bebida e um doce em boa companhia. Um costume que tem o seu próprio nome: Fika.
O pão de centeio é um dos principais produtos da tradicional mesa sueca. As variedades mais típicas são knäckebröd e kavring.
O salmão temperado é o ingrediente principal do snack simples conhecido como gravlax. As almôndegas em molho suecas são mundialmente famosas, as quais, na realidade, são chamadas kottbullar. Este prato é frequentemente servido com arandos e puré de batata.
Para a sobremesa: chokladbollar, que é o nome dado às bolas de chocolate com coco ralado no topo ou os deliciosos pãezinhos de canela kanelbullar.Como curiosidade, para provar um pouco de tudo, a melhor coisa a fazer é experimentar um smörgåsbord, que consiste num buffet de receitas quentes e frias da cozinha tradicional do país.
A natureza do país oferece o melhor cenário para a prática de todos os tipos de desportos ao ar livre, tanto nos meses mais frios como nos mais quentes. No entanto, a Suécia também oferece outras experiências que irão deliciar os que procuram emoções fortes.
Algumas das aventuras mais especiais são, por exemplo, uma excursão em Estocolmo numa lancha semi-rígida ou rafting nas águas bravas em Västerbotten. Também se pode mandar numa das tirolesas mais longas da Europa na Floresta de Småland. Os fãs de passeios emocionantes não poderão negar-se a uma rápida viagem no tobogã alpino no resort turístico de Isaberg, na cidade de Hestra.
As festas e costumes populares são a melhor forma de conhecer e apreciar a cultura escandinava.
No calendário de eventos, destaca-se o festival com o qual os suecos acolhem o Verão, conhecido como Midsommar. É uma celebração em que as pessoas se vestem com trajes típicos, fazem coroas de flores para decorar o cabelo e há música e danças tradicionais.
Outro evento interessante é o Våffeldage, ou Dia de Waffle, que é celebrado todos os anos a 25 de março. Um dia cuja origem está ligada à Anunciação de Maria e em que os suecos se lambem os dedos com os deliciosos waffles que cozem e cobrem-nos com compotas, natas e fruta. Para aqueles que querem um bom festival, o famoso Storsjöyran de Östersund reúne todos os anos grandes artistas, tal como o Kulturfestival de Estocolmo, que também enche as ruas de Estocolmo com uma variedade de eventos culturais, bem como o Malmöfestivalen, que impregna a cidade de Malmö de um ambiente festivo em agosto.
O país está muito empenhado em cuidar do ambiente, que tentam incutir nos viajantes, promovendo atividades de lazer ao ar livre que minimizem o rastro carbónico. Em Estocolmo, prima o transporte público alimentado a 100% por energia renovável. O rótulo de sustentabilidade é também importante para a maioria dos alojamentos turísticos, que se esforçam por satisfazer os requisitos para o conseguir. Esta sensibilização estende-se também às empresas de viagens, que oferecem cada vez mais serviços de lazer centrados no ecoturismo, onde o mais importante é que o visitante não perturbe os lugares por onde passa.
Várias razões fizeram da Suécia um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo.
Inspira-te para a tua próxima viagem