Viagens a Tunisia
Entre o Deserto do Saara e o Mar Mediterrâneo, a Tunísia é um país tão enigmático quanto fascinante. História, cultura, desporto e relaxamento, este pequeno canto do Magrebe é caracterizado pelo seu rico património, as suas praias de água turquesa e areia dourada, a sua gastronomia exótica e a hospitalidade dos seus habitantes. Prepare os seus cinco sentidos para descobrir este destino invulgar.
A porta de entrada para o continente africano tem algumas das melhores praias do Mediterrâneo. As suas paisagens costeiras são um verdadeiro paraíso. O azul do mar e a exclusividade e sofisticação das cidades e aldeias costeiras, contrastam com a austeridade e o misticismo do interior do país, especialmente a parte dominada pelo grande deserto do Saara. A cultura berbere combina com desportos de aventura no meio de dunas e oásis deslumbrantes.
A cultura reflete a rica história da Tunísia. Através de sítios arqueológicos romanos ou púnicos, mesquitas, medinas e fortificações, descobrimos o legado e o património deste pequeno grande país do Norte de África.
Os tunisinos têm um caráter marcadamente mediterrânico, razão pela qual cuidam da sua linha costeira e praias como símbolo da sua identidade. De norte a sul, a costa da Tunísia oferece praias de areia turquesa deslumbrante, bem como paisagens pitorescas, tais como praias rodeadas de palmeiras ou com algum dromedário a passear ao longo da areia.
Um dos destinos mais populares, tanto para tunisinos como para visitantes do país, é a cidade de Hammamet, a cerca de 60 km da capital. É uma das principais estâncias turísticas do país e conserva o encanto de ter sido um paraíso para artistas, escritores e cineastas. A praia de Hammamet é uma das mais movimentadas, e mantém aquele toque de sofisticação que a torna um dos destinos preferidos da jet set internacional.
No sudeste do país encontra-se um dos resorts mais populares da Tunísia: a exclusiva ilha de Djerba. Os seus 150 quilómetros de costa oferecem praias paradisíacas incríveis como Sidi Mahrez, Seguia e Cheikh Yahya. Areia dourada, águas calmas de cor turquesa, palmeiras... Um sonho!
No lado oriental da Tunísia, a cidade costeira de Monastir oferece uma mistura inigualável de praia e património. A fabulosa Praia de Karaia está localizada junto às antigas muralhas do Ribat, o que lhe confere um toque de distinção e exotismo. As suas águas cristalinas e areia branca fazem dele um dos locais mais populares do Norte de África.
A cidade de Sousse é rodeada por extensos olivais, e a região é uma das principais zonas produtoras de azeite, pelo que o delicioso ouro líquido está muito presente na sua gastronomia. Na Tunísia, a cozinha mediterrânica é misturada com influências africanas, resultando numa grande variedade de pratos variados e saborosos. Não se esqueça que se encontra numa zona costeira, por isso o peixe fresco aparecerá de forma proeminente nos menus dos restaurantes.
Não se pode visitar Sousse sem experimentar o seu prato mais típico: borghol sahli. Trata-se de um saboroso guisado, geralmente preparado com borrego, cujo ingrediente principal é trigo descascado e cozido, acompanhado de vegetais sazonais, grão-de-bico e servido com pimentos fritos.
Os tunisinos não vivem só de cuscuz e borrego. Saladas com legumes e hortaliças frescos de zero quilómetro estão sempre presentes em todas as mesas. E, depois de um dia na praia, é mesmo o que se quer! A salada mais comum chama-se tunisa ou tousya, uma mistura de tomates e pimentos doces e picantes finamente picados, temperada com azeite e servida com atum ou sardinha. Uma delícia!
Os amantes de peixe e marisco encontrarão o seu paraíso culinário em Sousse. Sendo uma cidade costeira com um porto de pesca, os produtos do mar são de uma frescura e qualidade extraordinárias. Peixes brancos, tais como dourada e robalo, atum fresco, polvo e lulas, estarão presentes na maioria dos menus dos restaurantes e bares de praia locais. Grelhados, fritos ou cozidos com especiarias típicas tunisinas, são uma experiência inesquecível.
Os mais aventureiros quererão explorar o fascinante deserto do Saara em 4x4 ou em carro de rally. Velocidade através das dunas de areia dourada, descobrindo aldeias, oásis, desfiladeiros e até cenários de filmagem do filme Star Wars.
As águas cristalinas do Mediterrâneo que banham as centenas de quilómetros da costa tunisina são o cenário ideal para os desportos aquáticos e náuticos. Mergulho em Djerba, windsurf em Monastir, catamarã em Port El Kantaoui, esqui aquático ou jet-ski nas praias de Sousse, são a forma perfeita para completar as suas férias.
Entre as fabulosas praias da costa e o misterioso deserto do interior, a Tunísia tem seis Parques Nacionais onde se pode desfrutar de paisagens deslumbrantes. Caminhadas, observação de pássaros... explorar o lado mais desconhecido do país a cavalo, de bicicleta ou a pé.
Desde passar uma tarde relaxante num fabuloso hammam, visitar um museu ou um monumento, até à diversão num sofisticado clube noturno, a Tunísia oferece uma multiplicidade de opções para diversão e cultura. Os fãs da saga Star Wars, também podem visitar os locais onde algumas das sequências dos seus filmes foram filmadas.
Património e museus
A rica história da Tunísia reflete-se nos seus monumentos, medinas e sítios arqueológicos, que podem ser encontrados em qualquer uma das suas cidades. Existe também uma rede de museus onde se pode aprender mais ainda sobre o passado do país. O Museu do Bardo, na capital, tem uma coleção imbatível de mosaicos romanos, o museu arqueológico de Sousse, o Museu Kairouan e o de Sfax, entre muitos outros, são uma referência obrigatória para os viajantes mais culturais.
O aclamado realizador de cinema George Lucas escolheu a Tunísia para filmar várias cenas da popular saga. Mesmo que não seja um fã fiel dos filmes, uma visita às aldeias e locais escolhidos para a filmagem é uma experiência espantosa. Existem sete locais diferentes recriando o planeta Tatooine, que pode visitar por si próprio ou juntar-se a uma das muitas excursões de Star Wars que se oferecem.
Inspira-te para a tua próxima viagem