
Cairo
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Cairo
Descobrir Cairo
O Cairo é a capital do Egito, com uma área de mais de 3.000 quilómetros quadrados e uma população metropolitana de mais de 21 milhões de habitantes. Ambos os aspetos fazem da cidade um lugar caótico com tráfego intenso, mas apesar disso, são necessárias apenas algumas horas para se apaixonar pela beleza deste lugar.
Aqui pode fazer uma viagem de volta no tempo. De facto, é o único lugar onde uma das sete maravilhas do mundo antigo, as Pirâmides de Gizé, está preservada. Mas este não é o único lugar a visitar, porque com tais dimensões, não terá tempo para ver todos os segredos que esconde. Por exemplo, o tesouro de Tutankhamun, o bazar de Khan el-Khalil ou a cidadela de Saladin e a sua mesquita.
Para além de se perder na cidade em expansão, explore a área circundante. As excursões populares incluem safari ou viagens de 4x4 pelo deserto, ou cruzeiros descontraídos ao longo do Nilo para desfrutar das vistas panorâmicas, onde também se pode provar a cozinha local. Outro plano interessante é optar por uma excursão ao Mar Vermelho, onde se pode explorar o fundo do mar.
E para mergulhar na história e cultura desta cidade fascinante, não perca toda a coleção de museus. Um deles, o Grande Museu Egípcio, foi recentemente inaugurado, e aí terá acesso à maior coleção arqueológica do mundo. E se gosta de sair à noite, nesta cidade descobrirá uma nova forma de experimentar a vida noturna, já que mais do que discotecas, aposta-se nos locais com espetáculos.
O que ver

As coisas a ver no Cairo são quase ilimitadas, mas aqui estão os destaques!
Saladino Citadel
Localizada no Monte Mokattam, a fortaleza foi construída no final do século XII e possui várias torres; a Mesquita al-Nasir, conhecida pelos seus minaretes de azulejos; o Palácio Otomano Gawhara; o Túmulo de Mohammed Ali; e a Mesquita Alabastro, que se assemelha à Hagia Sophia em Istambul.
Bazar de Khan el-Khalili
Quer queira ir buscar algumas recordações ou apenas descobrir a verdadeira essência da cidade, este bazar é um dos locais a ver no Cairo. Datada dos finais do século XIV, tem cerca de mil bancas, onde não faltam especiarias e joias e onde se tem sempre de regatear.
Pirâmides de Gizé
A 20 km da cidade, deve visitar este local que data de 2500 a.C. Nestas três pirâmides estão os túmulos dos faraós Cheops, Chephren e Mykerinos. Dentro da primeira, pode visitar a câmara funerária com o sarcófago.
Igreja Pendurada
A Igreja da Santa Virgem Maria foi construída no século III d.C. no topo das torres romanas da Fortaleza da Babilónia e era também uma mesquita. No seu interior existe um altar de mármore com 13 pilares.
Mesquita de Al-Azhar
No coração do centro histórico e construído entre 970 e 972, foi uma universidade, um centro de estudos e um lugar onde foram aprovadas leis que afetam todo o mundo islâmico. Não perca o pátio de mármore branco, o salão de oração e a biblioteca.
Mesquita Ahmad Ibn Tulun
Esta mesquita é mais antiga do que a anterior, com tijolo de lama e decoração oriental com arcos e cúpulas, bem como um pátio interior de 90-m² com uma fonte no centro.
O que comer

Se não sabe que pratos comer no Cairo, deve saber que existem opções para todos os gostos. Aqui estão os pratos típicos da cidade e do país!
Os melhores pratos
Alguns dos pratos a comer no Cairo já lhe serão familiares, pois foram-nos trazidos. Este é o caso do falafel ou shawarma, embora o seu sabor autêntico o surpreenda porque não são como os que preparamos aqui. Há mesmo restaurantes especializados neles.
Outras opções menos conhecidas, mas interessantes, são o ful medames, que poderia ser considerado o prato nacional, com feijão frito com alho, cebola, salsa, limão e óleo, e servido numa panela de cobre com pão pita. Ou koshari, um prato vegetariano com massa, arroz, grão-de-bico, lentilhas, molho de tomate e outros ingredientes que lhe darão energia para o resto do dia.
Não perca o baba ganoush, um creme de beringela também consumido no Líbano; fatteh, que é carne com arroz, alho e pão seco embebido em caldo, servido com iogurte; kofta, que são almôndegas em forma alongada num espeto; ou mahshi, também vegetariana e constituída por vegetais cozidos, tais como pimentos ou abobrinhas, recheados com arroz, ervas aromáticas e molho de tomate.
Restaurantes de topo
A questão seguinte é onde comer no Cairo. Dado o seu tamanho, terá muitas bancas de rua para deitar as mãos à comida rápida, bem como restaurantes de todos os tipos. Como sempre recomendamos, os locais ou guias turísticos poderão dar-lhe as melhores indicações, mas se quiser alguns nomes bem conhecidos de restaurantes no Cairo, estes são Zööba, que é uma cadeia espalhada por toda a cidade; Le Pacha 901, que é um barco no porto com várias opções; ou Zitouni, com um ar elegante no centro.
Aventura e desporto

Se está à procura de atividades de aventura no Cairo e arredores, não perca estas sugestões de coisas para fazer no Cairo!
O que fazer no Cairo? Atividades de aventura e desporto
Para visitar esta cidade impressionante e ver todos os tesouros que testemunham o seu passado, pode caminhar até não poder mais andar. Mas se preferir procurar outras alternativas mais divertidas para o desporto no Cairo, aqui todas elas giram em torno de uma visita ao deserto ou ao Mar Vermelho.
A primeira é a mais importante de todas as excursões do Cairo e, devido à sua dimensão, pode passar o tempo que quiser. As excursões realizam-se geralmente em quad bike e incluem secções do deserto, o Oásis das Bahariya e as Pirâmides de Gizé.
Outra opção, se não quiser perder um minuto de aventura no Cairo, é optar pelas excursões que o levam ao Mar Vermelho. Aí pode fazer diferentes atividades aquáticas, tais como mergulho, snorkelling e adrenalina a bordo de um jet ski.
Para estas atividades no Cairo, pode ir por conta própria ou utilizar empresas que organizam as excursões. Dadas as distâncias envolvidas e as características do local, é melhor optar por esta última opção, que normalmente inclui alimentação e transporte.
Lazer e cultura

Se quer descobrir a história e a cultura de uma cidade tão excitante como esta, aqui estão as melhores atividades no Cairo!
Se gosta de museus está com sorte, porque a abertura mais recente é o Grande Museu Egípcio, que reunirá todas as peças de antiguidades que anteriormente estavam alojadas noutro local. A poucos quilómetros das Pirâmides de Gizé, terá a maior coleção arqueológica do mundo.
Para além disto, tem muitas outras opções para descobrir a história e a cultura no Cairo. Por exemplo, o Museu Copta, no bairro da Babilónia, na parte antiga da cidade e com arte da religião cristã copta; o Museu de Arte Islâmica, com peças do século VII até ao final do século XIX; o Museu da Agricultura, que embora possa não parecer muito importante, explica como o Antigo Egipto se desenvolveu, ou o Museu Mahmud Mujtar, na ilha de Gezira e com esculturas egípcias modernas. Outros museus incluem o Museu de Gezira, o Museu da Civilização Egípcia e o Planetário do Cairo.
Para lazer no Cairo, a cidade tem várias zonas comerciais, com souks, ruas comerciais e centros comerciais. As primeiras são as mais atrativas, uma vez que poderá comprar produtos e artesanato local.
E para o turismo ativo no Cairo, os bares fecham geralmente às 4 da manhã, o mais tardar. O álcool é servido em bares baladi, embora os habitantes locais não bebam. Na Sharia Alfy, há várias opções para sair, embora o público seja maioritariamente masculina. Outras opções incluem espetáculos no bairro de Zalamek ou nos casinos.
Informações que você precisa saber antes de viajar

Documentação
Para os cidadãos portugueses, é necessário um passaporte com uma validade mínima de 6 meses a partir da data de entrada no país e um visto, que pode ser obtido no aeroporto à chegada a um custo aproximado de 35 euros (a ser pago em dinheiro).
Moeda
A moeda oficial é a libra egípcia (EGP) que é dividida em 100 piastras (1 euro é equivalente a aproximadamente 17,5 EGP). Recomenda-se que traga euros, que são aceites na maioria dos restaurantes e lojas nas principais cidades, e troque uma pequena quantia em moeda local no seu destino para fazer compras em mercados e bazares. Os extras de hotel e os pagamentos de barco devem ser feitos em euros ou dólares americanos. A maioria dos principais cartões de crédito são aceites em todos os grandes retalhistas. As excursões opcionais adquiridas à chegada podem ser pagas com cartão de crédito.
Gorjeta
A gorjeta não é obrigatória, embora seja um costume de longa data em táxis, restaurantes e guias turísticos. É costume dar gorjetas entre 10 e 20% do montante do serviço. Nos navios de cruzeiro, uma gorjeta de cerca de 45 euros (pagável em dinheiro) é habitual.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

Ilha do Sal: os melhores planos para descobrir este paraíso vulcânico em Cabo Verde
Com um clima quente durante todo o ano e uma oferta variada de atividades, a Ilha do Sal apresenta-se como uma alternativa atrativa para quem procura relaxar, descobrir paisagens diferentes e desfrutar do Atlântico.

O que comer na Colômbia? Pratos típicos e gastronomia local
Falar da Colômbia é falar de cores, música e paisagens... mas também de sabores intensos, receitas com história e pratos que reflectem a autenticidade do país.

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.