
Aragão
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Aragão
Descobrir a Aragão
Aragão é uma região que goza de uma popularidade muito menor do que as outras comunidades próximas. No entanto, tanto a beleza das suas aldeias como a sua natureza surpreendem aqueles que aqui vêm.
É o principal representante da arte mudéjar no país, e em praticamente todas as suas localidades é possível apreciar obras de arte arquitetónica autênticas da época medieval. Assim, não há falta de castelos, torres e muros, como nas aldeias de Aínsa em Huesca, Albarracín ou Calaceite em Teruel e Belchite Viejo em Saragoça. Ou na própria capital, onde a imensa basílica e a Plaza del Pilar são populares.
Se nos virarmos para a natureza, existem também aqui muitos parques nacionais, tais como Ordesa e Monte Perdido, onde se pode fazer inúmeras caminhadas, ou o Parque Natural de los Cañones e a Serra de Guara. Tanto aqui como nos seus rios, é possível praticar desportos como o rafting, a escalada ou a descida de desfiladeiros; os entusiastas dos desportos de aventura encontrarão aqui todas as suas expectativas cumpridas.
A cultura também está presente em Aragão e é possível mergulhar no seu passado através dos seus museus mais importantes, como os de Huesca, Teruel e Saragoça. Para além da mais importante coleção de arte de Goya, existem vestígios arqueológicos de épocas passadas.
E para aprofundar ainda mais a cultura, deve experimentar a gastronomia de Aragão, onde a carne de porco e de borrego são os pratos principais, assim como o peixe dos rios, especificamente a truta. Todos eles preparados de acordo com os costumes da região.
O que ver

Para além dos espaços naturais, as vilas e cidades a ver em Aragão são ilimitadas, uma vez que é conhecida pela sua arquitetura mudéjar. Aqui estão algumas recomendações!
Aldeias medievais
A lista é interminável e cada uma tem o seu encanto, mas não se pode perder a oportunidade de visitar lugares como Aínsa e Alquézar em Huesca, Albarracín ou Calaceite em Teruel, ou Belchite Viejo em Saragoça, bem como as capitais.
Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido
Este parque é o segundo mais antigo do país e também um dos mais impressionantes. Faz parte dos Pirenéus e os seus picos montanhosos combinam-se com vales e prados, assim como rios e cascatas. Mas para além da vegetação e paisagens, as aves que ali vivem, tais como os abutres barbudos, águias douradas e abutres, também atraem a atenção. A uma curta distância encontra-se o vale de Bujaruelo, que também vale a pena visitar.
Deserto de Monegros
O Deserto de Monegros é outra das coisas a ver em Aragão, pois é um dos espaços nacionais mais áridos que se pode encontrar. Localizado entre Huesca e Saragoça, tem também áreas contrastantes de pinhal.
Muralha Chinesa de Finestres
Em La Ribagorza, uma peculiaridade da natureza espera-o, que tem sido utilizada para marcar a fronteira com a Catalunha. O seu nome é Roque de Vila e são rochas completamente verticais que foram levantadas por forças tectónicas, mas que dão a impressão de serem uma parede de construção humana.
Mallos de Riglos
Nas Peñas de Riglos, estas formações geológicas têm uma altura de 300 metros e constituem uma paisagem excecional na região. Mas são também perfeitas para aqueles que gostam de escalar.
Parque Natural de los Cañones e a Serra de Guara
Em Huesca, é uma área natural protegida e a maior da comunidade de Aragão. É um dos parques preferidos para caminhadas, embora na mesma província existam também os Valles Occidentales e o Parque Natural de Posets-Maladeta.
O que comer

A gastronomia aragonesa está cheia de sabor e tem tudo o que precisa para recarregar as suas baterias durante a sua visita. Estes são os pratos típicos a comer em Aragão!
Os melhores pratos
Cada província tem as suas próprias particularidades. Assim, em Teruel, não há falta de carne de porco ou presunto, enquanto em Huesca, o borrego e o peixe do rio são mais populares. Contudo, é em Saragoça que os pratos típicos da região abundam, fundindo a tradição agrícola e pecuária com o sabor que vem do Mediterrâneo e a influência do norte.
O resultado dos pratos a comer em Aragão são iguarias como o frango al chilindrón, com um molho de vegetais da região; bacalao ajoarriero, cujo molho tem muitas variações, mas que consiste em batata, alho, óleo, ovo e sumo de limão, ou truta à aragonesa, que é o peixe mais abundante nos seus rios e que é acompanhado por um molho com folha de louro, cebola, pimenta, vinho branco e limão, embora existam muitas outras formas de o preparar.
Outras sugestões para a degustação são as madejas, que são os intestinos de um borrego, ou as chiretas, que são também as tripas deste animal, mas recheadas com arroz, toucinho e presunto. Entre as sobremesas, a trança de Almudévar é a mais tradicional.
Os melhores restaurantes
E se quiser saber onde comer estes pratos em Aragão, não lhe faltarão locais. La Miguería, em Saragoça, prepara migas de todos os tipos desde 1995; Parrilla Albarracín prepara comida tradicional atualizada, e em El Fuelle pode desfrutar de carnes grelhadas.
Se preferir restaurantes em Aragão com estrelas Michelin, tem Callizo em Aínsa, Espacio N em Esquedas, Lillas Pastia em Huesca e Cacook em Saragoça. Todos eles com propostas deliciosas e uma apresentação requintada.
Aventura e desporto

Se está a pensar o que fazer em Aragão para desfrutar de atividades de aventura, não lhe faltarão opções!
Por ser uma região montanhosa, se procura desporto em Aragão, poderá escolher entre uma multiplicidade de planos de intensidade variável. Tem vários parques, tais como o Valles Occidentales, o Parque Natural de Posets-Maladeta ou o Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, entre outros, e no total há mais de 20.000 quilómetros de rotas a explorar a pé, desde níveis muito baixos para as famílias até aos mais exigentes para os caminhantes experientes. E se gosta de se deslocar de bicicleta, há cada vez mais lugares para percursos de bicicleta de montanha.
Se quer aventura em Aragão, tente as suas vias ferratas e locais de escalada, tais como os Mallos de Riglos. E para as descidas, a descida de desfiladeiros destaca-se entre as atividades em Aragão, particularmente na Serra de Guara. Com trechos estreitos, estará a caminhar ao longo de sebes, cascatas e passadiços, a nadar, a mergulhar e a praticar rapel, entre outras atividades. Algumas das áreas mais populares são o rio Vero, a ravina de Gorgas Negras ou a ravina de Otín.
Outras excursões em Aragão que não deve perder são as de rafting. Porque embora não tenha costa, tem rios suficientes para praticar este desporto aquático. Se gosta de água branca, não perca os rios Gállego ou Ésera, onde pode testar o seu equilíbrio na jangada.
Lazer e cultura

Se na sua visita não podem faltar as atividades em Aragão que incluem cultura e lazer, isto é o que deve acrescentar ao seu planeamento.
O património histórico e cultural desta região é muito extenso e pode ser visto, antes de mais, no número de monumentos e edifícios históricos que nos falam do passado de cada localidade. Para além destes, há também muitos museus que lhe permitem aprofundar as suas origens. O mais antigo é o Museo de Saragoça, datado de 1842, no qual a coleção de arte de Goya é uma das suas coleções mais apreciadas. Tem também obras de outros artistas e uma secção de arqueologia.
No Museu de Huesca, destacam-se os vestígios arqueológicos da Cueva de Chaves, e no Museu de Teruel, pode conhecer parte do seu passado desde a Pré-História até à Idade Média e descobrir as culturas que habitaram a região. Outras atividades de lazer em Aragão incluem o Planetário e o complexo desportivo Aventura Amazonia Pirineos.
Mas entre tanta tradição e influência histórica, a cultura em Aragão também tem uma versão mais moderna e não faltam locais para compras, mercados de rua e centros comerciais. E para o turismo ativo em Aragão, não faltam bares onde se pode tomar uma bebida ou as discotecas, tais como o Tarari Disco Bar em Huesca, o Miniclub em Jaca, ou o Reset Club e Deja Vu em Zaragoza.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

Ilha do Sal: os melhores planos para descobrir este paraíso vulcânico em Cabo Verde
Com um clima quente durante todo o ano e uma oferta variada de atividades, a Ilha do Sal apresenta-se como uma alternativa atrativa para quem procura relaxar, descobrir paisagens diferentes e desfrutar do Atlântico.

O que comer na Colômbia? Pratos típicos e gastronomia local
Falar da Colômbia é falar de cores, música e paisagens... mas também de sabores intensos, receitas com história e pratos que reflectem a autenticidade do país.

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.