
Asturias
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Asturias
Descobrir a Asturias
Para aqueles que amam o verde dos prados e gostam de se perder na natureza mais selvagem, as Astúrias são um verdadeiro paraíso. Com numerosos parques nacionais e naturais e inúmeros trilhos para caminhadas e ciclismo, o cenário é sempre surpreendente, com montanhas, prados, penhascos e praias simplesmente perfeitas.
Entre as suas praias, destacam-se nomes tão conhecidos como Gulpiyuri, playa del Silencio, Gueirúa ou Rodiles, rodeada pela natureza e beleza inigualável, e entre os parques, os Picos da Europa, ou os parques naturais de Ponga, Somiedo e Redes. E entre tanta natureza, não faltam desportos de aventura, como o surf, a escalada, a descida de desfiladeiros ou a canoagem pelos seus vários rios.
As suas aldeias não são descuidadas em beleza, carregadas de monumentos de interesse turístico, alguns deles Património da Humanidade, tais como os pré-românicos de Oviedo, que incluem várias igrejas e a fonte de La Foncalada. Além da capital, Gijón, na costa; Cudillero, na encosta de uma montanha e cheia de cor; a aldeia piscatória de Llanes, ou Ribdesella e a sua atmosfera festiva merecem uma visita.
E para completar a experiência asturiana, não se esqueça de visitar os seus inúmeros museus, que o levarão de volta ao passado e costumes da região, ou de provar a sua saborosa gastronomia, com pratos tão conhecidos como a fabada asturiana, mas também muitos outros que o surpreenderão com o seu sabor e nos quais a carne é um ingrediente comum.
O que ver

Esta comunidade significa natureza em todo o seu esplendor, por isso não há falta de lugares para ver nas Astúrias. Vai ter pouco tempo!
Picos da Europa
Este parque nacional é uma das coisas essenciais a ver nas Astúrias. Inclui duas aldeias, lagos, o Santuário de Covadonga, o pico Urrielli e a conhecida rota do Cares, o que lhe permitirá descobrir os encantos deste ambiente verde privilegiado.
Bufones de Pría
Estes buracos na rocha, localizados na aldeia de Llames de Pría, que foram corroídos pela água, produzem água e infiltração do vento, fazendo com que este dispare para cima com força. Para além desta peculiaridade das falésias, também não se pode perder a vista da zona.
Parque Natural de Redes
Reserva da Biosfera, é outro dos parques a ver nas Astúrias, e aqui não há falta de contrastes na própria natureza. Formações glaciares, florestas de faias, prados e um número infinito de espécies que vivem livremente no interior, tais como ursos castanhos, lobos e veados.
Oviedo e outras cidades
A sua capital, Oviedo, tem um centro histórico cheio de monumentos, tais como os monumentos pré-românicos que são Património da Humanidade. Mas para além desta cidade, Gijón, na costa e com praias como San Lorenzo e Poniente; Cudillero, uma colorida aldeia de montanha, ou Taramundi, onde a paz e a tranquilidade são os principais protagonistas neste ambiente natural, também merecem uma visita.
Miradouro de Fitu
Para além da peculiaridade deste miradouro, situado no Alto de la Cruz de Llames, esperam-no as vistas mais impressionantes que alguma vez viu nas Astúrias, pois daqui poderá ver os Picos da Europa. Se gosta de explorar a natureza, a partir daqui pode iniciar várias trilhas para caminhadas.
Melhores praias

Numa localização privilegiada, assim como nas montanhas, não pode perder as praias das Astúrias. Aqui estão as mais belas!
Playa del Silencio
Em Cudillero, é sem dúvida uma das melhores praias das Astúrias e, provavelmente, do país. Junto a algumas falésias impressionantes, esta praia de calhau tem vistas de cortar a respiração, mas devido ao seu acesso por escadas, não é a praia mais frequentada. Perfeita para ter tranquilidade!
Poo
Em Llanes, é uma praia muito especial, tal como é na foz do rio Vallina. Devido à sua forma peculiar, a partir da areia não se poderá ver o mar aberto, mas os prados circundantes. É uma favorita das famílias.
Cadavedo
Se gosta de ambientes rurais, vai adorar esta praia arenosa em forma de concha. Na cidade com o mesmo nome, a sua areia escura e águas transparentes e o seu fácil acesso fazem dela uma das praias mais visitadas das Astúrias.
Rodiles
Localizada na Reserva Natural de Villaviciosa, esta praia é uma das favoritas para o surf. Mas por causa da marginal de madeira e das florestas que a abraçam, os seus fiéis não são exclusivos do desporto.
Cué
Para aqueles que desejam mergulhar debaixo de água em busca do fundo do mar, Cué é uma das melhores praias das Astúrias para o fazer. Quando a maré chega, forma-se uma piscina natural, perfeita para explorar.
Gulpiyuri
A praia de Gulpiyuri é uma das praias mais conhecidas nas Astúrias, e embora seja minúscula, com apenas 50 metros de comprimento, os arredores são indescritíveis, de tal forma que é considerada um Monumento Nacional. Para desfrutar dela, deve ir quando a maré está baixa.
Ballota
Esta praia é popular devido às suas águas muito calmas, mas também por causa da ilhota de Castro ao largo da costa. Além disso, devido à sua chaminé natural no penhasco, a água sobe à medida que salta das rochas.
O que comer

Depois de tanta atividade, comer nas Astúrias tem de ser outro prazer capaz de recarregar as baterias. Estes são os pratos típicos!
O que se deve comer nas Astúrias? Os melhores pratos
Cada parte de Espanha tem pratos que são conhecidos em todo o país, e no caso das Astúrias, esta é a fabada asturiana. A chave do seu sabor é que o feijão é muito suave e o compango, ou seja, o chouriço, a morcela e o bacon, são locais. Uma alternativa semelhante para comer quente é o pote asturiano. Se gosta de carne, não lhe faltarão opções, porque outro prato típico para comer nas Astúrias é o cachopo, que consiste em dois filetes de carne com queijo e presunto Serrano no meio; tudo é empanado e frito.
Também pitu caleya, um guisado de galinha, ou escalopines al queso cabrales (vieiras com queijo cabrales). Se preferir peixe, não se esqueça de provar o pastel de cabracho, um peixe local, que é misturado com molho rosa, ou o pixín, que é um tamboril com diferentes tipos de preparação. Para um lanche, os bollos preñaos, e para sobremesa, arroz doce, cheesecake ou carbonayones.
Onde comer nas Astúrias? Os melhores restaurantes
E para desfrutar de todos estes pratos como se fossem comida caseira, pode perguntar-se onde comer nas Astúrias. La Farola, em Valdés, é imperdível, com a sua especialidade de escalopes de cabrales; se procura algo rápido como hambúrgueres, não perca Serendipia em Gijón; se além de comida de qualidade, procura um cenário perfeito, vá ao Restaurante L'Albancia, em Laviana.
Outros restaurantes nas Astúrias com excelentes classificações são El Fartuquin em Oviedo, Casa Chema em Latores ou Casa Consuelo em Luarca. E com as estrelas Michelin, Casa Marcial, Ayalga e El Corral del Indianu.
Aventura e desporto

Se está a pensar o que fazer nas Astúrias, é porque ainda não está consciente das infinitas possibilidades que tem para oferecer e, sobretudo, atividades de aventura. Vá para descarregar a adrenalina!
Esta região é caraterizada por prados e florestas verdes, com abundância de rios e trilhos naturais para se perder na natureza. E na costa, existem praias fantásticas para todos os tipos de desportos aquáticos.
Uma das atividades mais populares nas Astúrias é a descida em canoa ou piroga. O lugar mais popular para isto é o Descenso del Sella, onde até se realiza um evento desportivo. Alguns dos rios para tal são o Eo, Devas ou Cares. Outra opção de aventura nas Astúrias que envolve água é a descida de desfiladeiros, onde o rapel é combinado com escorregas ou saltos em lagoas. Uma área comum para este desporto nas Astúrias é a ravina El Vallegón, na Serra de Amieva.
O surf é outra atividade a fazer nas Astúrias, pois muitas das suas praias são adequadas para este desporto, tais como Playa de la Grande, Rodiles, San Lorenzo ou Bañugues. E para aqueles que preferem as montanhas, estas excursões nas Astúrias são praticamente ilimitadas, com uma multiplicidade de rotas em todos os seus parques naturais, e há até mesmo rotas específicas para ver ursos pardos. As vias de escalada e ciclismo também estão disponíveis. E se quiser ir ainda mais fundo, não perca as cavernas.
Lazer e cultura

Se ainda quiser descobrir as atividades culturais e de entretenimento nas Astúrias, aqui ficam algumas sugestões!
Os museus das Astúrias são tão peculiares como as suas paisagens e vão mostrar-lhe tudo o que precisa para compreender o passado desta região e os seus costumes. Algumas visitas obrigatórias são o Museo del Pueblo de Asturias, em Gijón, com vários edifícios rodeados pela natureza; o Museo de los Molinos, onde se pode ver como funcionam ao vivo, ou o Museu Etnográfico de Grandas de Salime, onde espaços como uma casa ou uma escola são recriados, sem falta de objetos do quotidiano da época.
Outros museus importantes são o Museo de Bellas Artes, o Museu de Arqueologia e o MUJA, um museu jurássico para toda a família. E, claro, para absorver o sabor e a cultura local das Astúrias, não há nada como uma visita ao Museo de la Sidra.
Para o lazer nas Astúrias, se gosta de compras, deve dirigir-se para as principais cidades, como Oviedo, Gijón ou Avilés, e não há falta de opções nos seus centros. Mas se preferir o artesanato, pode comprar facas Taramundi, cerâmica preta de Llamas del Mouro ou Rayu, azeviche ou antiguidades.
E se estiver no turismo ativo nas Astúrias, pode viajar durante algumas das suas festas populares, tais como o Descenso Internacional del Sella, as peregrinações e festivais "prao" ou os festivais de cidra. E para sair para uma bebida, a marina ou a Plaza Mayor em Gijón e Ribadesella.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.

Mad Cool Festival e Pirineos Sur arrancam com o patrocínio da Newblue.
Hoje, 10 de julho, começam dois dos festivais mais aguardados do verão: Mad Cool e Pirineos Sur. Madrid torna-se o epicentro musical com o Mad Cool Festival, que reúne mais de 100 artistas internacionais e decorre de 10 a 13 de julho. Já o Pirineos Sur, de 10 a 28 de julho no coração do Vale de Tena, oferece uma experiência irrepetível que funde música de todo o mundo com a beleza da natureza e a cultura local. Duas formas de viver a música ao vivo que marcam o calendário de festivais desta temporada.

As melhores excursões da República Dominicana
A República Dominicana é um destino que combina praias, cultura, natureza e lazer. Para além de desfrutar do sol e do mar, oferece uma grande variedade de excursões para conhecer melhor a ilha: desde visitas culturais a atividades de aventura, percursos em plena natureza ou programas para relaxar. Agora, com a Newblue, pode reservar as melhores excursões e atividades para criar uma experiência de viagem única e totalmente personalizada.