
Pamplona
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Pamplona
Descobrir Pamplona
Pamplona é a capital de Navarra e é uma cidade moderna e limpa, com um grande ambiente comercial e industrial. No seu bairro histórico, combina alguns monumentos históricos interessantes, tais como a catedral ou a Plaza del Castillo, com as muralhas da cidade, mas o que realmente deu visibilidade a esta cidade são as festas cada vez menos populares dos Sanfermines, com a corrida dos touros em algumas das principais ruas, tais como Estafeta.
Fora da cidade, as áreas verdes abundam, uma vez que Navarra é uma Comunidade Autónoma com várias cadeias montanhosas e parques nacionais. Se gosta de caminhadas, aqui pode caminhar até cair, em locais como a colorida floresta de Irati e os seus vales Salazar e Aeskoa, as serras Urbasa, Andía e Aralar, ou a Reserva Natural da Foz de Lumbier. Para além das caminhadas, algumas vias são adequadas para o ciclismo de montanha; outros desportos incluem a escalada e a espeleologia.
No campo da cultura, Pamplona tem muitos museus dedicados à aprendizagem da sua história e artistas, mas há também espaço para a divulgação científica e consciência ambiental, entre outras opções. Para aqueles que procuram planos de lazer, existem áreas de compras e de bebidas em vários bairros da cidade, pelo que pode fazer planos tanto durante o dia como à noite.
E em ambos os lugares, não deve perder a oportunidade de provar a gastronomia desta região, com pratos típicos que combinam os seus produtos locais, tais como chilindrón a la cazuela, pimentos de piquillo recheados com bacalhau ou truta a la Navarra.
O que ver

Se estiver a visitar a cidade, eis o que tem de ver em Pamplona!
Câmara Municipal
Este edifício barroco e neoclássico está localizado na Plaza Consistorial, em estilo medieval, onde, para além da sua arquitetura, é valorizado porque as festas de San Fermín são aqui anunciadas com o chupinazo (exibição de fogo-de-artifício).
Palácio Real
A uma curta distância do Museu de Navarra encontra-se o Palácio Real, também conhecido como Palácio do Vice-Rei ou Palácio da Capitania. Foi construído no século XII e tem sido o local de residência dos reis do Reino de Navarra.
Cuesta de Santo Domingo
Outra das coisas a ver em Pamplona é a Cuesta de Santo Domingo, que serve de curral para os touros dormirem antes da noite dos Sanfermines. Um lugar que fica sempre mais bonito quando está vazio. A poucos metros na mesma rua verá a pequena imagem de San Fermín, a quem é cantada uma oração.
Calle Estafeta
Esta rua é também popular pelos Sanfermines, pois faz parte da Rota dos Touros de Pamplona e termina na Praça de Touros. O seu nome vem do facto de ter sido aqui que se localizou o primeiro posto dos correios na cidade, no século XVIII. Outra rua importante é Redín, que conduz à muralha que foi preservada na cidade.
Praça do Castelo
Uma área mais colorida para ver em Pamplona é a Praça do Castelo. Está localizada no centro da cidade, por isso está sempre cheia. Desde o século XV, tem sido o local das festas populares e hoje é possível apreciar a beleza das fachadas do Palácio de Navarra e Goyeneche, especialmente a partir do coreto no centro da praça. Aqui encontrará também o conhecido Café Iruña.
Catedral
A catedral de Santa Maria la Real foi construída entre os séculos XIV e XV, no local de um templo românico. Agora é de estilo gótico e guarda o túmulo de Carlos III El Noble e a sua esposa Leonor.
O que comer

Se quiser descobrir a gastronomia desta cidade. Aqui estão os pratos típicos que tem de comer em Pamplona!
Os melhores pratos
A gastronomia desta cidade inclui os produtos da terra e o gado local. Carne, legumes e verduras são comuns. No entanto, devido à existência de rios, não há falta de peixe de água doce, embora também se possa encontrar peixe do mar. Entre os pratos típicos a comer em Pamplona, os pimentos piquillo recheados com bacalhau desfiado são famosos, acompanhados por molho bechamel e um molho feito com vegetais.
Entre os pratos de carne, o prato mais tradicional que encontrará nos restaurantes de Pamplona é o borrego com chilindrón (um tempero constituído por uma mistura de tomate e pimento), servido numa caçarola de barro, acompanhado de batatas e pimentos secos. Outra opção é o bife T-bone grelhado, mas também as chistorras (linguiça). Se preferir optar pelo peixe, o prato típico é a truta de Navarra, que é recheada com presunto Serrano, panada e frita. Também recomendamos o bacalhau em molho ajoarriero (à base de batata, alho, ovo e azeite) ou as alcachofras com amêijoas. Outros pratos incluem cardo à Navarra e ovos mexidos com cogumelos.
Os melhores restaurantes
A fim de obter um sabor adequado do sabor local da gastronomia da cidade, é necessário saber escolher onde comer em Pamplona. Na capital está o conhecido Bar Gaucho, aberto desde 1968 e que ainda conserva toda a sua essência, com tapas que continuam a surpreender. Mas também a churrascaria Olaverri, onde o produto mais notável é a carne; o Rodero, que aparece no guia Michelin; a casa de sidra Auzmendi Sagardotegia, com bifes da costela sem osso e bife de lombo de vaca, ou o restaurante Alhambra, com uma proposta vanguardista.
Aventura e desporto

Se está à procura de atividades de aventura, estas são as coisas a fazer em Pamplona!
O desporto em Pamplona é mais do que garantido, uma vez que a natureza tem sido muito generosa com esta região e tem um número infinito de lugares para dar rédea solta à sua energia. As caminhadas são uma atividade favorita nesta parte do país, talvez devido à variedade de lugares disponíveis. Uma das mais interessantes é a floresta Irati, onde se pode visitar os vales de Salazar e Aeskoa. As cadeias montanhosas Urbasa e Andía e Aralar são também ideais para caminhadas.
Existem outras atividades em Pamplona, pois existe a caverna Mendiluko, se quiser descobrir a espeleologia nos seus bosques. Outras opções desportivas de aventura em Navarra incluem o ciclismo de montanha, que pode fazer na ravina de Arandari ou na zona de Bardenas Reales, cujo cenário irá surpreendê-lo agradavelmente.
Se preferir água, as excursões em Pamplona incluem passeios de rafting nos seus rios, com diferentes percursos e níveis para que possa escolher o mais adequado para si. O rio Irati é um dos mais conhecidos, pois atravessa a Reserva Natural de Foz de Lumbier, que é um desfiladeiro onde a Ponte do Diabo é frequentemente visitada pela sua história. E se se atrever a escalar, outro desporto popular, dirija-se à Mesa de los Tres Reyes, nos Pirenéus.
Lazer e cultura

Se gosta de se concentrar na cultura e no lazer nas suas viagens, não perca as atividades em Pamplona para as descobrir!
Para conhecer a cultura em Pamplona, a nossa sugestão é sempre fazer uma visita aos principais museus da cidade, pois é através deles que se obterá uma perspetiva global. Um dos mais visitados é o Museu de Navarra, dedicado à proteção do património navarro e localizado no local do antigo hospital de Nuestra Señora de la Misericordia em Pamplona, a sua coleção inclui obras que vão desde os tempos pré-históricos até aos nossos dias.
No Planetário de Pamplona irá aprender sobre ciência, com um edifício muito especial numa área ajardinada; no Museu da Catedral de Pamplona, irá explorar alguns dos seus espaços, tais como a Exposição Occidens ou a Casa del Campanero, e no Museu de Educação Ambiental de Pamplona os recursos naturais da área são expostos para aumentar a sensibilização sobre os seus cuidados e conservação.
Para atividades de lazer em Pamplona, a cidade tem várias áreas onde se pode ir a bares e tomar uma bebida. A Plaza del Castillo e a Rua Estafeta são perfeitas para algumas cervejas e pinchos; a Ensanche é uma zona mais bem conservada para pessoas mais velhas; o antigo bairro tem terraços e é a parte mais alternativa; e os bairros de Iturrama e San Juan estão próximos das universidades e têm uma multidão de bares. O turismo ativo em Pamplona significa que não terá a opção de se aborrecer!
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

Platinum Yucatán Princess: o resort só para adultos na Riviera Maya para uma escapadela de sonho
O Platinum Yucatán Princess é um oásis de luxo e tranquilidade à beira-mar no Caribe. Projetado exclusivamente para adultos, este resort combina uma localização privilegiada na Riviera Maya com um serviço excecional, instalações modernas e experiências únicas pensadas para casais e grupos de amigos que procuram desligar-se e viver momentos inesquecíveis.

Ilha do Sal: os melhores planos para descobrir este paraíso vulcânico em Cabo Verde
Com um clima quente durante todo o ano e uma oferta variada de atividades, a Ilha do Sal apresenta-se como uma alternativa atrativa para quem procura relaxar, descobrir paisagens diferentes e desfrutar do Atlântico.

O que comer na Colômbia? Pratos típicos e gastronomia local
Falar da Colômbia é falar de cores, música e paisagens... mas também de sabores intensos, receitas com história e pratos que reflectem a autenticidade do país.

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.