
Veneza
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Veneza
Descobrir Veneza
Se Paris é conhecida como a Cidade do Amor, existe apenas um outro lugar no mundo que pode competir neste ranking com a capital francesa: Veneza, "A Cidade do Romantismo". Veneza é o destino obrigatório para um casal em algum momento da sua relação: para conquistar ou reconquistar.
A cidade das gôndolas e dos gondoleiros não é apenas intimidade, romance e restaurantes. Arte e monumentos são a outra grande e impressionante razão pela qual nos devemos deixar seduzir pela ideia de visitar Veneza.
Na realidade, estamos a falar de um grupo de 118 ilhas localizadas na Lagoa de Veneza, no norte do Mar Adriático. A construção da cidade tornou necessária a construção de 455 pontes para ligar cada uma das pequenas ilhas. A soma de tudo isto é, com água no meio, um destino com o qual ninguém pode competir.
Veneza adotou o mecenato criado pelo Imperador César Augusto de Roma. Durante o Renascimento, muitos artistas puderam estabelecer-se na cidade e dedicar-se de corpo e alma à criação, graças às classes ricas da cidade, que estavam muito interessadas em patrocinar estes artistas. O resultado é óbvio em qualquer visita a monumentos, basílicas ou arquivos. Muita arte e história por metro quadrado. Outro exemplo da história artística de Veneza é o facto de o compositor Antonio Vivaldi ter nascido ali. Richard Wagner morreu ali. Os restos mortais de Igor Stravinsky também descansam em Veneza por sua livre vontade.
Veneza é abençoada com um clima subtropical húmido com verões quentes e invernos frios. A precipitação não está concentrada em nenhum mês do ano, mas sim dispersa-se.
A cidade é também rica em eventos culturais e populares, que só aqui sabem como dar uma valorização espetacular e promover como destino turístico.
Em fevereiro não se pode perder o Carnaval de Veneza. O século XVII veneziano é o motivo da maioria dos trajes. Tenha isto em mente para não desentoar se quiser participar desta maravilhosa experiência.
A cidade também alberga a cada vez mais poderosa Bienal de Veneza, como é conhecida a Exposição Internacional de Arte de Veneza. A Bienal inclui entre as suas atividades o Festival de Cinema de Veneza, que em breve completará 100 anos.
O que não deve deixar de experimentar em Veneza? As suas bebidas icónicas: spritz, prosecco, crodino, Bellini, bussulai ou sgroppino. Note-se que, exceto o crodino, todas estas bebidas contêm álcool. Os pratos mais típicos são camarões, lulas, carpaccio com parmesão, fígado ao estilo veneziano e arroz "a la pescatora".
O que ver

Antes de mais, a curiosidade e a lenda. Deve visitar o museu sensorial dedicado ao primeiro playboy da história: Giacomo Casanova. Fica no Palazzo Pesaro Papafava, uma espetacular mansão do século XIV no distrito de Cannaregio. Não há uma única pista em toda Veneza sobre a casa da família de Casanova, mas sim uma placa que indica onde ele nasceu.
Veneza é diferente de qualquer outra cidade em Itália ou no mundo, tanto pelos seus canais como pela sua concentração de arte e monumentos.
A Praça de São Marcos é o verdadeiro ícone da cidade. Na mesma praça encontram-se a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal e a Torre do Campanile.
A Basílica de São Marcos é uma mistura de vários estilos, mas é certamente tudo opulência e brilho. Não deixe de admirar os 4 cavalos de bronze na entrada.
A sua fotografia obrigatória será em frente ou na Ponte Rialto. Uma fórmula altamente recomendada é contratar um vaporetto ou gôndola para passar sob esta estrutura imponente e icónica.
A Ponte dos Suspiros é a ponte mais filmada do cinema. Tem uma história terrível: os reclusos condenados a morte costumavam passar por cima dela no seu caminho para serem executados na Praça de São Marcos.
Na Galleria Dell'Accademia pode ver obras de Tiziano, Canaletto, Da Vinci e Bellini. Um museu imperdível.
O edifício mais famoso de Veneza é sem dúvida o Palácio Ducal. É preciso entrar para ficar fascinado pelas suas salas decoradas com mobiliário antigo e obras de arte originais.
Ca' d'Oro é outro dos palácios mais encantadores da cidade.
Um dos teatros de ópera imperdíveis do mundo é o Teatro La Fenice em Veneza. Continua de pé apesar de ter sofrido três incêndios. Quando lá vai, a personagem principal não se encontra no palco. O interior deste fantástico teatro já é o protagonista principal da peça: muito ouro e lugares reservados.
Se quiser 'ambiente de rua', acabará por ir ao apelo da famosa Via Garibaldi. É a rua mais larga de Veneza.
Provavelmente não o conhece, tal como milhares de turistas não o conhecem quando chegam a Veneza. Se quiser, pode dar um mergulho na praia. A praia do Lido é muito próxima.
Melhores praias

A estação do verão é desfrutada nas belas praias de Veneza. Entre as mais movimentadas e populares estão as da ilha de Lido, devido à sua proximidade, embora para lá chegar seja necessário apanhar um vaporetto (autocarro aquático).
Praia de Lido
Um local ideal para desfrutar do sol e do mar. Uma bela praia larga na zona mais turística da ilha.
Praia de Alberoni
Um verdadeiro paraíso protegido pela World Wildlife Fund (WWF). Um lugar verdadeiramente especial onde se pode admirar a fauna e flora locais.
Costa de Veneza
A costa veneziana oferece muitas mais opções para aqueles que procuram desfrutar da praia. Entre os destinos mais recomendados: praia Cavallino, praia Sottomarina em Chioggia ou Bacan em Sant Erasmo. Um pouco mais longe estão as agradáveis praias de Caorle, Jesolo ou Bibione.
O que comer
O peixe é um dos principais protagonistas de muitos dos pratos de Veneza, mas também se podem encontrar várias iguarias típicas feitas com outros ingredientes, tais como os vegetais que os venezianos cultivam nas suas hortas.
O menu começa com as entradas tradicionais como o baccalà mantecato, uma espécie de creme feito com bacalhau salgado, ou schie com polenta, camarões em farinha de milho cozida.
Entre os primeiros pratos mais característicos da cozinha veneziana, pode pedir massa e fasiòi (massa com feijão) e risi e bisi (risoto com ervilhas). Dos pratos principais, experimente peoci saltai (mexilhões salteados) ou a saborosa carne em tecia.
Para sobremesa, não perca os excelentes fritos chamados frìtołe venessiane, o creme frito ou os biscoitinhos crocantes conhecidos como bussolà buranelli.
Aventura e desporto

A cidade tem espaços adaptados para a prática de várias disciplinas desportivas. No entanto, se preferir fazer exercício ao ar livre, existem várias rotas para o jogging. Para os entusiastas do ciclismo, a melhor coisa a fazer é ir a uma das ilhas como Lido, Sant Erasmo ou Pellestrina, pois as bicicletas não são permitidas no centro histórico de Veneza... uma boa desculpa para explorar outros lugares pitorescos de bicicleta!
O turismo de pesca é também muito popular em Veneza. Uma experiência muito agradável em que se podem descobrir os segredos da cultura marítima a bordo de um barco de pesca.
Para aqueles que procuram mais aventura, um passeio de caiaque para explorar a Lagoa de Veneza é uma ótima forma de escapar à azáfama entre belas paisagens. Outra grande opção é uma excursão às impressionantes Montanhas Dolomitas, um Património da Humanidade pela UNESCO.
Lazer e cultura

Os seus fabulosos museus, igrejas extraordinárias e teatros surpreendentes fazem de Veneza uma cidade única na qual se pode desfrutar e aprender a cada passo. É um destino que surpreende com os seus acolhedores espaços verdes abertos tanto a cidadãos como a turistas.
O seu particular encanto também se encontra nos seus mercados locais. Uma forma de descobrir não só a cultura e as tradições, mas também várias áreas de Veneza. Uma visita ao mercado de Rialto, na parte mais antiga da cidade, é uma visita obrigatória.
Entre as suas grandes festas e tradições estão o característico Carnaval veneziano com as suas admiradas máscaras e elegantes trajes de época, e a Festa do Redentor, que se realiza no terceiro fim de semana de julho para comemorar o fim da epidemia de peste que assolou a cidade em 1577. Também muito popular é a Regata Histórica no primeiro domingo de setembro, que começa com um desfile espetacular sobre a água, prévio à competição.
Sustentabilidade

A promoção do turismo sustentável é essencial para proteger a identidade de uma das mais belas e especiais cidades do mundo, declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
#EnjoyRespectVenezia
Através da campanha de sensibilização #EnjoyRespectVenezia, a cidade promove uma série de atitudes responsáveis para com o ambiente, tais como diferentes itinerários e experiências mais autênticas. O objetivo é fazer com que os turistas compreendam as consequências das suas ações para a conservação da paisagem natural e artística de Veneza, e assim contribuir para o desenvolvimento sustentável de Veneza.
O teu blog diário para descobrires novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem

O que comer na Colômbia? Pratos típicos e gastronomia local
Falar da Colômbia é falar de cores, música e paisagens... mas também de sabores intensos, receitas com história e pratos que reflectem a autenticidade do país.

5 razões pelas quais Miches se tornou o novo destino indispensável do Caribe
O Caribe oferece muitos destinos, mas poucos mantêm a tranquilidade e o ambiente natural que caracterizam Miches. Situado na costa nordeste da República Dominicana, este lugar começa a destacar-se como uma verdadeira alternativa aos locais mais conhecidos do país. Miches combina o melhor de dois mundos: a riqueza natural de um Caribe ainda bem preservado e uma oferta turística pensada para quem procura uma forma diferente de viajar — com tudo o que é necessário para desfrutar do destino com calma. Contamos-te por que razão Miches começa a destacar-se como um dos destinos mais interessantes do Caribe.
Os melhores destinos de outono
Embora o outono seja geralmente associado à mudança da hora e aos primeiros casacos, também pode ser o momento ideal para viajar para longe, recarregar energias e continuar a aproveitar o bom tempo.

Os destinos mais procurados para o verão pelos espanhóis
Cada verão tem os seus destinos estrela, e 2025 não é exceção. Muitos viajantes têm-no claro: preferem locais que tenham tudo — desde uma boa gastronomia até praias irresistíveis, passando por programas culturais e recantos com encanto. Cidades com muito para ver, litoral para relaxar e planos que se aproveitam em boa companhia. Segundo os dados mais recentes da EXCELTUR, a evolução do turismo urbano e de férias confirma quais são os destinos mais dinâmicos deste verão, com previsões de crescimento que refletem uma procura sólida e diversificada. Estes são os destinos nacionais que estão a gerar mais interesse este verão. Alguns já clássicos, outros que deram um salto em popularidade — mas todos com algo em comum: são boas opções para descansar e aproveitar o verão.