Viagens a Dinamarca
Cidades de contos de fadas intercaladas com paisagens selvagens. A terra que viu o famoso escritor Hans Christian Andersen nascer e que inspirou William Shakespeare a criar as obras de amor mais belas e profundas. Diz-se que os habitantes da Dinamarca estão entre as pessoas mais felizes do mundo e não é caso para menos: uma sociedade com os políticos menos corruptos da Europa e as contas públicas mais transparentes.
Por este motivo, a Dinamarca é harmonia e felicidade. A Dinamarca é composta por canais e escarpas. Bicicletas pelas ruas e cafés em esplanadas. A Dinamarca é natureza selvagem e qualidade. Em suma… A Dinamarca é qualidade de vida.
Não pode partir da Dinamarca sem ter feito uma visita à capital. Não é apenas a cidade mais original e fresca de todo o mundo, é também a cidade com as pessoas mais felizes. Se passear pelas suas ruas estreitas calcetadas, vai descobrir. Ainda que esteja na Europa, Copenhaga teletransporta-nos para outro lugar. As suas pequenas casas coloridas voltada para as águas brilhantes do estreito de Oresund, as suas bicicletas por toda a parte, as suas zonas verdes a poucos metros umas das outras e os seus cafés iluminados pelas luzes das velas fazem desta cidade um lugar único.
Duas palavras: Património da Humanidade. Nesta catedral de estilo gótico, descansam os restos mortais da maioria dos reis e rainhas do país. Situada a 30 km de Copenhaga e com uma estrutura em tijolos vermelhos, é uma das atrações turísticas mais famosas da Dinamarca.
A fórmula da felicidade dinamarquesa é personificada em Aarhus. Fundada pelos vikings, é um dos territórios mais antigos do país. Contudo, também é a mais compacta, fotogénica e divertida. Os seus restaurantes, bares e cafés situados nas margens dos seus canais vibram com as vozes dos vikings atuais: os estudantes da universidade da cidade. É isso mesmo, Aarhus é a cidade com o maior ambiente estudantil da Dinamarca. Na verdade, Aarhus foi nomeada Capital Europeia da Cultura em 2017. Além disso, nesta cidade encontrará o famoso Parque dos Cervos onde pode descontrair.
A ilha mais mágica da Dinamarca. O seu principal atrativo é a linha de escarpas de rocha branca que lembra as muralhas da cidade de Minas Tirith de "O Senhor do Anéis". Estas escarpas estão coroadas por um denso bosque que inspirou inúmeras pinturas. E como todos os locais mágicos têm as suas lendas, Møn não fica atrás: os seus túmulos, as suas grutas misteriosas e os seus monumentos neolíticos alimentaram todo o tipo de histórias. Outra caraterística que torna este local especial é o seu céu escuro, perfeito para desfrutar das estrelas à noite.
Trata-se de um dos locais abandonados mais famosos do mundo. Este farol fotogénico com vistas espetaculares transformou-se numa grande atração turística. Esta edificação com 120 anos de antiguidade foi deslocada uma distância de 70 metros em 2019 para evitar uma queda iminente numa escarpa devido à erosão da costa. Esta mesma erosão formou uma duna de areia que confere à paisagem uma imagem ainda mais incrível.
O berço de Hans Christian Andersen. Nesta povoação situada na ilha de Fiónia, a terceira maior do país, vai poder visitar a casa onde nasceu o escritor, ver as suas obras e manuscritos, além de entrar na catedral gótica de São Canuto, uma das mais importantes da Dinamarca.
Se é um apaixonado por Shakespeare, este sítio é para si: vai apreciar a marca deste famoso escritor em todos os cantos da cidade. Na verdade, Shakespeare utilizou o castelo de Kronborg como pano de fundo para a sua peça Hamlet. Esta joia do Renascimento no Norte da Europa tornou esta cidade imensamente rica entre os séculos XV e XVIII.
Este local é a mistura perfeita entre a arte e a natureza. As suas águas em constante tumulto e a sua natureza selvagem tornaram-na numa zona de excelente beleza paisagística. Desta forma, Skagen atraiu um importante grupo de pintores dinamarqueses que aqui fundou uma escola de arte. As suas obras podem ser vistas no museu da cidade. Saboreie um enquanto observa as suas paisagens e as suas casas baixas de cor amarela com cercas brancas
Esta ilha está na moda. Os casais mais românticos de todo o mundo viajam para este lugar, com apenas 30 km de comprimento por 9 km de largura, para se casarem nas suas praias e igrejas. É um lugar bonito e tranquilo, cheio de moinhos de vento e cabanas na praia. A sua povoação parece saída de outra época.
Sem dúvida, a zona mais soalheira da Dinamarca. Porém, não o seu único atrativo: o mar, um pedaço de terra cheio de escarpas afiadas, praias sem fim e bosques densos tornam este lugar mágico. As aldeias piscatórias, as fábricas de cerâmica e vidro, as igrejas arredondas e os fumeiros dão harmonia a esta paisagem espetacular e convertem-na num dos locais mais bonitos a visitar na Dinamarca.
Este arquipélago encontra-se dividido entre três países: Dinamarca, Holanda e Alemanha. A ilha mais bonita por excelência é Rømø. Com uma superfície de 130 km², tem menos de mil habitantes. A sua baixa densidade populacional é justamente o que a torna tão especial durante todo o ano, exceto no verão, quando se enche de turistas. Por isso, se quiser vê-la como realmente é, visite-a fora da época.
Um dos pratos mais famosos do país. Uma fatia de pão de centeio barrada com manteiga e acompanhada com peixe ou queijo e carnes frias. A opção perfeita para um almoço rápido dinamarquês.
O tradicional prato dinamarquês da Consoada. Trata-se de porco assado em fornos de lenha.
Estufado de vitela com batatas, louro e pimenta.
Este prato é preparado com salmão marinado, endro e mostarda doce. Geralmente é comido como aperitivo ou entrada.
A Dinamarca é um verdadeiro paraíso para os pescadores. Não é preciso licença, apenas uma cana e linha. A menos que queira praticar em água doce, nesse caso, além de ser necessário ter mais de 18 anos, precisará de uma licença. Portos, docas ou qualquer local ao longo da costa: na Dinamarca, pode pescar onde quiser.
Um dos desportos mais populares do país. As costas da Jutlândia, Zelândia e Fiónia estão repletas de velas e surfistas que navegam de um lado para o outro e fazem piruetas incríveis.
É o maior festival multicultural da Escandinávia. Artistas de renome, arte urbana e gastronomia local. Este famoso festival tem todos os anos um tema ou objetivo. Como em 2019, quando o lema foi "bridging" e o objetivo estabelecido foi o de criar novas ligações entre a natureza e a vida na cidade.
Este parque temático da famosa empresa dinamarquesa de brinquedos LEGO foi o primeiro a ser inaugurado em todo o mundo. A cidade de Billund vive deste e para este parque temático em todos os sentidos. Ainda que, no início, possa pensar que sim, a Legoland não é apenas para crianças. Montanhas-russas, reconstruções de locais emblemáticos, um aquário, cinema 4D: o parque é incrível, não importa a idade que tenha.
Inspira-te para a tua próxima viagem