Se pretender viajar para um país fascinante, os Estados Unidos não o vão dececionar! Embora não saiba muito sobre este país, devido ao seu tamanho e história complexa, o cinema deu-lhe a conhecer todas as suas cidades mais importantes.
Em Nova Iorque, cidade dos arranha-céus, poderá andar com pressa como um autêntico nova-iorquino em Times Square ou Central Park. Apreciar os espetáculos na Broadway, visitar inúmeros bairros e descobrir por que razão os norte-americanos gostam tanto da sua comida.
Para além da intensidade de locais como Nova Iorque, ou da combatente pela independência de Boston, pode viajar para sul, nomeadamente, para a Florida, e descobrir as majestosas praias da costa de Miami, com uma grande presença latina, ou os parques temáticos da cidade de Orlando, como o Disney World ou os Universal Studios, que farão as delícias dos membros mais jovens da família.
Do outro lado do país, na costa oeste, há também cidades merecedoras de uma visita, como é o caso de Los Angeles. Aqui poderá sentir-se também como uma verdadeira estrela do cinema, porque é aqui que se encontram as principais empresas de cinema e televisão. Em São Francisco, poderá apreciar uma cidade tranquila e sem sobressaltos, mas com locais que lhe serão familiares.
Embora possa não apreciar o jogo, há locais nos Estados Unidos que merecem ser visitados uma vez na vida. É o caso de Las Vegas, uma cidade que nunca dorme e a partir da qual aproveitará para ver outros pontos de interesse imprescindíveis como o Colorado Canyon.
A gastronomia norte-americana resulta da mistura de culturas que vivem atualmente no seu território, porque se analisarmos a história, o cenário era muito diferente do que vemos agora na sociedade. A seguir, apresentamos o que deve comer nos Estados Unidos para ter uma experiência mais abrangente!
Os hambúrgueres gigantes e os cachorros quentes são os pratos típicos que nos vêm à cabeça e, apesar de ser verdade que podemos consumi-los em quase todas as esquinas, há outros menos conhecidos que convém também experimentar. Quando estamos de férias há uma maior liberdade para experimentarmos novos sabores!
A massa com tomate e atum, tão popular em Espanha, tem a sua versão americana: o macarrão com queijo ou Mac&Cheese. E, se gostar de carne muito saborosa, as costeletas ou barbecue ribs serão o seu prato preferido. Se preferir algo para levar, há duas sandes que são um clássico; Philly cheesesteak, com bife e queijo, ou a Reuben sandwich, com pão de centeio, vitela e chucrute.
No que respeita às sobremesas, a apple pie ou tarte de maça tem origem na Inglaterra, mas foi exportada para este país e, atualmente, é uma das sobremesas mais populares. Serve-se quente e, geralmente, é acompanhada de gelado de baunilha.
No que respeita aos locais para se comer nos Estados Unidos, a resposta correta é difícil, porque o país é enorme e tem um grande número de cidades para visitar. O nosso conselho é que, quando estiver numa dessas cidades, tente saber que cultura influencia a zona e que tenha a audácia de sair dos clássicos norte-americanos para explorar a gastronomia de outras culturas que aí residem.
Embora neste país as cidades repletas de arranha-céus e áreas de escritórios, assim como espetáculos, cinema e fama sejam os que mais se destaca, há uma faceta mais tranquila e natural. Se não sabe o que fazer nos Estados Unidos, para além de passear nas suas ruas, apresentamos a seguir algumas propostas!
Devido à sua orografia, é possível desenvolver um grande número de atividades de aventura neste país. Por exemplo, o ciclismo de montanha a norte de São Francisco ou perto do Death Valley. Porém, se preferir manter-se em áreas mais povoadas, a maioria das cidades é plana e, por isso, poderá percorrê-las em duas rodas. Tudo depende da cidade que vai visitar!
O bungee-jumping, o base jumping ou descida em paraquedas são também atividades que poderá realizar nos Estados Unidos se não tiver medo das alturas. Mas se optar por ficar em terra, são também frequentes excursões pela montanha nos Estados Unidos. Na Serra Nevada, nos desertos do sul, na baía de São Francisco ou em Los Angeles.
Para quem é amante do mar, o mergulho é também outra das atividades a realizar nos Estados Unidos. Por exemplo, na costa californiana pode apreciar recifes, florestas de algas marinhas e diferentes espécies marinhas. O facto de as águas serem muito quentes constitui um bónus.
Neste país, o lazer está garantido, porque, devido à mistura de culturas que há na maioria das cidades, há sempre tempo para eventos, música e, logicamente, cinema. Não perca as atividades culturais e de lazer nos Estados Unidos!
Como não é possível ir cidade a cidade, resta-nos falar em traços largos; porém, podemos garantir-lhe que se gosta de experimentar culturas ou explorar arte, não vai ter muito tempo para tudo. Os espetáculos são o que de maior realce há nos Estados Unidos.
Embora Hollywood seja a Meca do cinema, qualquer cidade respira a sétima arte. Visitar os espetáculos da Broadway ou de Las Vegas é o mínimo que pode fazer para experimentar as sensações deste país. A não perder também são os cinemas drive-in.
Em segundo lugar, o desporto tem igualmente um grande peso nos Estados Unidos, facto que se traduz na abundância de bolsas para desportistas que dão acesso à universidade. O futebol americano, o basebol ou os jogos da NBA devem também fazer parte da sua lista de turismo ativo nos Estados Unidos.
Se for visitar o Harlem, em Nova Iorque, recomendamos que assista a uma missa gospel. Caso se lembre de Whoopi Goldberg em Sister Act, este evento vai encantá-lo. Nesta cidade é também internacionalmente conhecido o Comic Con, o maior encontro de geeks e celebridades do mundo.
Vai necessitar de um passaporte com validade de até 1 dia após a saída do país. Para os cidadãos portugueses, é obrigatório o obter a ESTA, uma autorização de embarque em voos para os Estados Unidos com validade de 3 anos ou até à data de validade do passaporte, o que ocorrer primeiro. Custa aproximadamente 14 dólares dos Estados Unidos e é requisitado online.
Esta autorização não implica a garantia de acesso ao país, que depende única e exclusivamente do agente de imigração à entrada no país.
Inspira-te para a tua próxima viagem