Viagens a Hungria
Se tivéssemos de descrever a Hungria em duas palavras, seriam: beleza monumental. Este país é perfeito para se desligar do dia a dia. As suas joias da coroa são o lago Balaton e o Danúbio. A noroeste, encontra montanhas verdes; a este, uma grande planície. Há aldeias medievais dispersas por entre bosques, vinhas, rios e lagos. Qualquer zona da Hungria é magnífica, esteja onde estiver.
Este grande país desconhecido esconde as paisagens mais espetaculares do centro da Europa. A Hungria é grande, muito grande. É muito mais do que o seu Parlamento e o castelo de Buda. É mais do que o seu famoso festival Óbudai-sziget, que ocupa uma ilha inteira. Quem conhece bem a Hungria é a UNESCO, pois já classificou muitos locais deste país como Património da Humanidade. Este pequeno tesouro de leste fica no coração de todos os que o visitam. Conheça este grande país desconhecido. Viaje até à Hungria.
É o maior lago do centro da Europa. Formado graças às águas do rio Zala, é o local favorito dos húngaros para passar férias. A sua paisagem é digna de um filme, graças às montanhas que rodeiam a margem norte do lago e cujas colinas possuem das melhores vinhas do país.
O rei Bela IV da Hungria construiu este castelo real sobre a colina do Danúbio. Atualmente, é um dos edifícios mais bonitos da capital da Hungria, tanto que foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1987. O seu exterior não fica nada atrás do interior, onde poderá admirar salões de baile, quartos, capelas, caves reais e muito mais.
É um maiores atrativos do país. É o resultado do esforço de cem mil pessoas que trabalharam para que esta obra de arte se erguesse em frente às águas do Danúbio. O maior edifício da Hungria tem dez pátios interiores e quase 700 divisões. Além disso, este edifício esconde um grande tesouro: a coroa sagrada dos reis húngaros.
Quando visitar este aldeia, não saberá se está na Guerra dos Tronos ou no mundo real. Não é difícil imaginar dragões a voar sobre os edifícios barrocos existentes em Eger. A sua história sangrenta é digna de ouvir.
Esta basílica é um dos monumentos mais espetaculares do país. É um local de visita obrigatória. Porém, é muito mais do que um monumento belo e apelativo, uma vez que foi aqui que nasceu Santo Estêvão, o primeiro rei da Hungria.
Esta pequena aldeia parece saída do conto popular Hansel e Gretel. As suas casas baixas e coloridas estão repletas de cafés, museus e lojas. Rodeada pelo Danúbio, Szentendre destaca-se pela sua igreja branca de cúpula verde.
E o que é uma cidade sem as suas lendas… Neste caso, conta a lenda que Veszprém foi fundada em sete colinas. Sim, tal como tantas outras cidades da Europa. Neste lugar, encontrará museus, estátuas, um velho poço e, claro, a catedral de São Miguel.
É uma das cidades mais conservadoras e ricas do país e a segunda maior da Hungria. Em Debrecen, destacam-se a praça central de Debrecen, Kossuth tér, a Grande Igreja e o hotel Aranybika.
É uma sopa de ginjas. Embora possa parecer uma sobremesa, é um prato típico que se serve como entrada.
A famosa sopa húngara. É feita com carne de vaca, verduras, batatas, pimentão e outras especiarias.
É uma camada de massa frita com natas e queijo ou molho de alho.
Sopa de peixe de água doce com pimentão.
Camadas de batata, ovo, queijo e molho no forno.
Bolinhas de couve recheadas de carne e arroz. Costumam acompanhar-se com tejföl.
Frango com creme de paprica e tejföl, normalmente acompanhado com nhoques.
Massa com túró (requeijão húngaro) e pedaços de bacon
As atividades que pode realizar neste lago são infinitas, mas propomos-lhe a melhor de todas: alugar uma lancha a motor e navegar pelas águas deste lago. Conhecerá inúmeros locais ao navegar pelo lago. Aqui, também poderá pescar, nadar ou fazer windsurf.
Respire ar puro e escolha qualquer um dos trilhos que existem na colina. Poderá desfrutar de um passeio onde as vistas de postal estão mais do que garantidas.
Estepes, bosques e lagos. No entanto, o que chama realmente a atenção deste parque são os csikós. Talvez não esteja a ver o que são, mas se falarmos em cowboys ou vaqueiros… Os húngaros têm os csikós, os habitantes das grandes planícies que convivem com cavalos selvagens.
Uma autêntica joia longe da habitual rota turística. Aqui, os telemóveis não funcionam, por isso, é o lugar perfeito para se desligar e relaxar. Celeiros, casas com tetos de palha, rotas entre lagos e bosques e, sobretudo, conhecer os camponeses que trabalham com os animais e a terra.
Imagina-se a visitar um bosque escondido numa gruta? Na Hungria, tem essa oportunidade. Trata-se do maior sistema de grutas do centro da Europa. Declarada Património da Humanidade, nem nos melhores contos se encontra algo parecido.
Nas discotecas desta vila, as festas não têm fim. Localizada junto ao lago Balaton, tem uma noite muito animada.
Este festival de música eletrónica realiza-se em Zamárdi desde 2007. Se gosta deste tipo de música, não o pode perder.
Todos os anos, em agosto, realiza-se na Hungria um dos maiores festivais de música e cultura da Europa. O local encontra-se precisamente na ilha do velho Buda, Óbudai-sziget, situada no Danúbio. Mais de mil grupos atuam durante este festival, ao qual assistem mais de meio milhão de jovens de diversos países.
Poderá desfrutar desta experiência dentro do castelo de Buda. Aqui, encontrará a maior coleção de artes plásticas da Hungria. As exposições históricas e temáticas vão permitir conhecer a história e a arte deste país extraordinário.
Se procura a vida noturna, este é o local para si. O ambiente universitário desta cidade garante uma noite inesquecível entre bares, discotecas e monumentos que são Património da Humanidade.
Um jantar delicioso e uma excelente garrafa de vinho neste lugar são uma experiência maravilhosa. Sendo famosas em todo o país, se for a Eger, não hesite em visitá-las.
Chamam-lhe o "vinho dos reis" e este nome não faz justiça ao seu sabor requintado. Não pode ir à Hungria sem ter sentido o aroma embriagante deste vinho pelas ruas de Tokaj. Entre num restaurante ou num bar e saboreie-o.
Não há melhor plano do que relaxar num spa depois de conhecer os inúmeros locais da Hungria. A capital húngara tem spas de todo tipo: modernos, medievais, interiores, exteriores… Experimente um dos locais mais típicos deste país.
Inspira-te para a tua próxima viagem