Viagens a Polonia
A Polónia transformou-se, nos últimos anos, num destino turístico que surpreende os viajantes que procuram novas emoções na Europa. Por esse motivo, tem sido cada vez mais procurada. Com trinta e oito milhões de habitantes, as suas cidades, juntamente com as belas paisagens, são igualmente fascinantes.
Varsóvia, a capital, é o destino preferido. Porém, Cracóvia ou Wroclaw também não vão desiludir, especialmente na época natalícia, quando as suas tradições enchem as ruas para que possa viver um bonito conto de Natal. A cidade portuária de Gdansk é uma joia, além de ser um local transcendente na história da Europa. Também não nos podemos esquecer de Malbork com o seu grandioso castelo.
A orografia polaca é muito heterogénea. As cordilheiras montanhosas dos Cárpatos, com os seus famosos montes Tatra que separam a Polónia da Eslováquia, e os Sudetas, que vão até ao sul do país, contrastam com as planícies do centro e as belas colinas e lagos dos seus bosques. No norte, encontra-se a costa do Mar Báltico, repleta de praias cristalinas de areia branca.
A Polónia conta também com mais de vinte parques nacionais próximos das maiores cidades, que pode visitar facilmente. Uma oportunidade para combinar a azáfama das cidades com a tranquilidade da natureza. Pode percorrer estes parques de bicicleta ou a pé e alguns são habitados por bisontes, como os que se encontram no Parque Nacional de Białowieża. Em alternativa, se quiser realizar um itinerário maior, pode fazer uma paragem no Parque de Ojcowski, incluído na rota dos Ninhos de Águia, cujo nome engana, uma vez que não existem aves, apenas castelos que vão desde Cracóvia até Częstochowa.
Depois a aventura, a descontração é garantida nas termas próximas da cidade de Zakopane, no sul do país. As suas águas fazem com que esqueça as preocupações e recarregue as baterias para seguir viagem.
Os sabores da Polónia incluem pratos típicos como os pierogi, uma espécie de pastéis cujo recheio varia consoante o menu do restaurante onde os provar. Entre outras delícias culinárias, destaca-se a sopa zurek, confecionada à base de farinha de centeio, picles ao estilo polaco ou arenque cru com cebola. Para adoçar o paladar, pão de gengibre, conhecido como piernik, pretzels ou pães de cebola.
A costa polaca é um tesouro ainda por descubrir para aqueles que querem umas férias ao sol e à beira-mar. Belas praias de areia fina com grandes atrações turísticas na área circundante. Algumas das praias mais populares y que se podem gabar do estatuto de Bandeira Azul são as praias de Władysławowo, Ustka, Jastrzębia Góra, Darłowe, Kołobrzeg ou Mielno. As praias urbanas de Gdańsk são também altamente recomendadas para um agradável dia fora.
A cozinha polaca é influenciada pela sua história e relações culturais com outros países, uma fusão que germinou numa diversidade de pratos.
Mesmo para o jantar, os menus polacos incluem uma tigela de sopa. Há muita variedade mas a mais popular é a zurek com o caldo feito à base de levedura de centeio e de pão de centeio, a barszcz, sopa que é normalmente preparada com beterraba que lhe dá uma forte coloração vermelha, ou a rosół, uma sopa com caldo de carne, de vegetais e frango.
São uns pastéis tradicionais cozidos que podem ser doces ou salgados. Os recheios devem ser feitos à mão e servidos fritos após a cozedura. Para os mais indecisos, muitos restaurantes oferecem pratos nos quais se podem provar diferentes variedades.
É fácil adoçar o paladar na Polónia, a escolha depende só do destino. Por exemplo, na cidade de Toruń deve experimentar o típico pão de gengibre chamado piernik, e em Cracóvia, os pretzels são uma iguaria, tal como o obwarzanek, uma espécie de bagel que tem o seu próprio museu na cidade.
Ao longo do ano, a Polónia oferece atividades desportivas que podem ser praticadas em qualquer um dos seus parques nacionais ou noutras áreas adequadas para o efeito.
Entre as rotas mais longas encontram-se a rota do Ninho da Águia, a rota dos Mil Lagos ou a rota da Costa Báltica. Os caminhantes mais experientes irão desfrutar de uma caminhada pelas montanhas Bieszczady ou pelas montanhas Izerskie. Se tiver pouco tempo e pouca preparação, é melhor optar por uma visita a um parque nacional, tais como o Gorce, Ojcowski ou Kampinos National Parks. Outra sugestão é um itinerário através da floresta Białowieża, onde é fácil encontrar animais na natureza.
Existem inúmeras rotas de ciclismo na Polónia. Desde os mais calmos e turísticos até aos mais difíceis para os desportistas experientes. O ambiente privilegiado e o valor adicional da bicicleta, faz com que a experiência seja excelente.
Se procura desfrutar do esqui ou do snowboard, a Polónia é perfeita. No entanto, é melhor viajar entre dezembro e março, pois é nesta altura que as condições são Ideais; como observação, as melhores pistas de esqui situam-se no sul do país.
Os melhores desportos aquáticos? Windsurf na Baía de Puck, a prática de navegação à vela nos lagos Masurianos, ou descida em kayak nos rápidos nos ríos Suwałki, Warmia e Masurian.
O entretenimento é garantido na Polónia. Salas de concertos, discotecas e cinemas podem ser encontrados em todo o país, bem como outras formas interessantes de passar o tempo livre.
As muralhas de cidades como Łódź, Varsóvia, Poznań ou Białystok são um paraíso para os que procuram arte de rua. As suas fachadas tornaram-se telas e as suas ruas em galerias de arte onde se podem encontrar algumas das obras mais conhecidas da Street Art.
O Verão é a melhor altura para visitar alguns dos festivais mais notórios. O bairro judeu de Cracóvia acolhe o Festival da Cultura Judaica no final de junho. Em Gdańsk o St. Dominic's Market deve ser visitado por volta do final de julho e meados de agosto.
Entre as melhores recriações históricas está o Cerco de Malbork, em julho. Ainda no mesmo mês, Lublin celebra o Carnaval dos Reis Magos.
A cidade de Łódź representa um dos destinos mais sustentáveis do país. Também Cracóvia e, obviamente, Varsóvia se destacam. A capital do país evidencia a sua sustentabilidade num ambiente que transpira frescura e inovação, com grandes espaços verdes e até florestas autóctones que se tornaram os melhores aliados contra as alterações climáticas.
Inspira-te para a tua próxima viagem