Viagem a República Checa
No coração do continente europeu, a República Checa oferece uma vasta gama de atrações turísticas. História, natureza, cultura, lazer e aventura andam de mãos dadas num país com belos tesouros a descobrir. Território pleno de vida desde Praga, a capital, até ao resto das regiões do país, onde é possível mergulhar nas tradições do país.
A capital do país tem a honra de ser uma das mais belas cidades do mundo. Uma visita a Praga inclui o seu Castelo, a Ponte de Carlos, o Bairro Judaico, a Câmara Municipal Velha... Monumentos únicos que fazem dela uma paragem essencial numa visita à República Checa.
Os amantes da natureza encontrarão a sua viagem de sonho na Boémia do Norte. O Parque Nacional da Suíça Boémia, regado pelo rio Elba, é perfeito para uma boa caminhada num cenário natural espantoso onde se encontra a Porta de Pravčice, a maior formação rochosa do seu género na Europa. Para os mais aventureiros, um destino ideal é o cruzeiro no rio Kamenice e nas suas gargantas.
Os palácios governam a região central da Boémia com destinos imperdíveis como o Castelo de Karlstein ou o centro histórico da cidade de Kutná Hora, onde se pode visitar a Igreja de Santa Bárbara e a Igreja da Assunção de Nossa Senhora e São João Baptista. Os labirintos do parque do Palácio de Loučeň ou a fortaleza gótica Konopiště são outras atrações no centro do país.
Na Boémia de Leste, as formações rochosas erguem-se nas cidades onde se podem atravessar desfiladeiros perigosos ou navegar entre penhas. A rota pelas formações rochosas Adršpach-Teplice é perfeita para começar a sua aventura.
Os contos são escritos a partir da região da Boémia do Sul. Nesta parte da República Checa, castelos, florestas e aldeias pitorescas como Holašovice e a cidade aristocrática de Český Krumlov, leva os visitantes de volta no tempo para reviver as histórias de fadas, princesas e cavaleiros.
Quatro monumentos protegidos pela UNESCO encontram-se na Morávia. O complexo dos palácios de Lednice-Valtice, o monumento da Coluna da Santíssima Trindade em Olomouc, Kroměříž com o seu belo palácio e jardins paradisíacos, e a Villa Tugendhat em Brno.
No sudeste do país, fazendo fronteira com a Boémia e a Morávia, a região de Vysočina é a pausa perfeita para os esquiadores, mas também para aqueles que querem surpreender-se com uma visita ao Zoológico de Jihlaba ou ver com os seus próprios olhos um dos edifícios mais singulares do continente: a Igreja de S. João Nepomuceno.
O tempo de relaxamento também é garantido na República Checa. O melhor lugar para o fazer é a Boémia do Oeste. Os seus balneários são um verdadeiro deleite para a mente e o corpo. Uma região onde os amantes da cerveja encontrarão a cidade onde nasceu a lendária Pilsner.
Os sabores checos são uma verdadeira descoberta para o paladar. As especialidades incluem carne de porco assada com couve, lombo de vaca em molho com bolinhos esponjosos conhecidos como knedlíky, queijo frito e omelete com especiarias.
As sobremesas incluem bolinhos de requeijão com fruta ou os famosos bolos frgál feitos de massa fina com vários recheios à escolha do padeiro.
Para aqueles que gostam de experimentar as bebidas mais características, é recomendada uma boa cerveja checa. E para completar o menu tradicional, o típico licor de ervas Becherovka, cuja receita se diz ser um segredo conhecido apenas por um par de pessoas na fábrica localizada na cidade de Karlovy Vary.
Actividades y subidón de adrenalina tanto en verano como en invierno ¿Qué eliges?
En los meses fríos la nieve es el mejor escenario para la práctica del esquí o snowboard. Los mejores destinos son las montañas de Krkonoše o Šumava. Si se prefiere patinar sobre hielo, en la República Checa se podrá hacer en la que está considerada como la pista natural más larga de todo el mundo ubicada en Lipno.
En verano la oferta también es amplia. Entre las sugerencias más atractivas, por ejemplo, montar a caballo en Kladruby. La institución de crianza y doma de caballos es una de las más importantes de Europa en la que se pueden admirar antiguas carrozas.
Los ríos son otros de los puntos de interés para realizar actividades durante los meses de calor. Entre las muchas opciones, se puede optar por montar en una balsa y navegar por el río Morava, disfrutar de una atractiva ruta en bicicleta que se combina con excursiones en barco por el Canal de Baťa o atreverse con un mágico circuito por el río Elba. Para los que prefieran andar, nada mejor que descubrir el recóndito y bello valle del río Vydra
O país inteiro oferece uma vasta gama de atividades de lazer para cada viajante, de acordo com o seu gosto. Galerias, museus, edifícios históricos... o património cultural da República Checa é imenso, mas também há festivais de música e eventos destacados no calendário onde se podem descobrir as suas raízes e costumes.
Tradições como a improvisada dança dos recrutas chamada Verbuňk, que é típica da região da Morávia e é dançada em ocasiões festivas, os coloridos desfiles carnavalescos na área de Hlinecko entre o Natal e a Páscoa, a Cavalgada do Rei em Vlčnov no último fim de semana de Maio e as exposições de falcoaria nos palácios e castelos da Boémia e Morávia são apenas alguns dos destaques.
O projeto EDEN (Destinos Europeus de Excelência), promovido pela União Europeia, selecionou certas áreas da República Checa para a sua gestão turística sustentável.
Vários destinos checos foram escolhidos pela sua excelência nestes prémios. A primeira a ser reconhecida foi a região da Suíça Boémia, graças à proteção do seu parque nacional. Em 2010, a região de Bystřičko foi registada como um destino EDEN pelo seu turismo aquático. E em 2011 Slovácko recebeu a marca na categoria de "Turismo e regeneração de lugares físicos".
Territórios que se diferenciam oferecendo uma experiência agradável ao viajante, combinando as maravilhas da natureza com uma variedade de serviços respeitosos do ambiente.
Inspira-te para a tua próxima viagem