Um majestoso país europeu praticamente aqui ao lado. França é sinónimo de elegância, luxo e glamour. Não é de admirar que França seja o berço de grandes designers de moda e artistas, já que o próprio país é uma fonte de inspiração pura. As suas cidades emanam história: em todos os cantos se encontram museus, parques, palácios ou monumentos com algo para contar. Com enchidos, queijos e pastelaria, a gastronomia do país também não fica atrás.
A cidade do amor. A capital francesa é, sem dúvida, uma das mais bonitas cidades do país. A Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a Notre-Dame, são tantos os lugares de visita imprescindível em Paris, que é impossível indicar todos. Paris é a cidade da moda, da arte e da gastronomia. Adaptada a todo o tipo de orçamentos, pode viajar até à cidade sozinho(a) ou acompanhado(a), com um grupo de amigos ou com a família, sem nunca se aborrecer.
O centro histórico desta cidade é Património da Humanidade desde 2007. Os seus museus e parques e a sua gastronomia não deixam ninguém indiferente. Bordéus é uma cidade a visitar em qualquer altura do ano e nunca desilude.
A Capital Europeia do Desporto em 2017 é outro lugar imprescindível a visitar em França. Esta cidade elegante deixa os visitantes apaixonados desde o momento em que lá chegam. O Porto Velho, o Passeio Marítimo, a Massalia antiga e o pitoresco bairro de L’Estaque são alguns dos pontos de interesse turístico, mas a basílica romano-bizantina Bonne Mère é de paragem obrigatória.
Conhecida como a Cidade Rosa, situa-se em pleno coração franco. O nome tem origem na cor dos tijolos dos edifícios. Atualmente, é a capital da aeronáutica e do espaço, mas também tem um passado digno de conhecer.
Bugnes, choux, coussin… A confeitaria desta cidade tem a reputação que merece. Não é para menos, pois nasceu perto de Lyon Paul Bocuse, reconhecido mundialmente por revolucionar a cozinha e ser o inventor da Nouvelle Cuisine.
Com 190 quilómetros de comprimento e 50 de largura, esta é a cidade mais pequena do país. A capital desta localidade é a jovem e dinâmica cidade de Estrasburgo. Reconhecida mundialmente pelo património histórico, tem fachadas coloridas que remetem para os mais populares contos infantis.
Este conjunto medieval foi declarado Património da Humanidade. Ao passear pelas suas ruas calcetadas, vai sentir-se como se estivesse na época medieval. A imponente muralha da cidade vista sob a luz da lua é, por si só, um espetáculo.
Este centro de peregrinação durante a Idade Média situa-se num pequeno ilhéu no rio Couesnon. É impressionante.
Depois de ouvir falar dele tantas vezes, está na altura de o conhecer. Outrora residência real, é agora um dos lugares turísticos de visita imprescindível para quem vai a França. Trata-se de um dos complexos arquitetónicos mais importantes de toda a Europa. É composto de três palácios, Versalhes, Grand Trianon e Petit Trianon, além de vários edifícios situados na vila, todos impressionantes.
Este continente em miniatura tem um litoral com mais de mil quilómetros. As pequenas enseadas desertas e as longas praias de areia fina e águas cristalinas são ideais para quem pretende uns dias de praia e relaxamento. Além disso, conta com cinco reservas naturais e parques marinhos para os mais aventureiros.
Biarritz está na moda. Esta antiga povoação de baleeiros converteu-se numa das cidades mais senhoriais da Europa. Os seis quilómetros de praias de areia e águas ricas em algas marinhas atraem os viajantes que procuram tranquilidade e que gostam de talassoterapia.
Mónaco, Niza ou St. Tropez. A Costa Azul não só é uma das zonas mais incríveis de França, mas de todo o mundo. Também conhecida como Riviera Francesa, é o destino ideal para descontrair nas praias de águas azul-turquesa.
França é sinónimo de baguetes e queijo, mas existe uma grande variedade de pratos típicos do país franco:
É uma tarte salgada feita com massa, toucinho, molho de natas e ovos, temperada com pimenta e noz moscada.
Frango em vinho, geralmente, acompanhado de cebola.
Carne de vaca estufada com alho, cebola, cogumelos, ervas e vinho tinto de Borgonha.
Um dos pratos mais tradicionais de França. Trata-se de um guisado de legumes que, geralmente, é temperado com especiarias e ervas provençais.
Antigamente muito comum entre as famílias mais humildes, atualmente é um dos protagonistas da cozinha francesa. A esta sopa de cebola confecionada com manteiga e azeite adiciona-se pão com queijo gratinado.
Estão disponíveis nas versões doce e salgada. São considerados a "comida rápida" por excelência em França.
Esta joia de Marselha é famosa pelas paisagens, pelo património cultural e pela excecional biodiversidade que possui. Trata-se do único parque nacional de toda a Europa que é terrestre, marítimo e periférico. Tem cerca de 140 espécies protegidas e mais de 60 espécies marinhas protegidas. Este magnífico território é de visita imprescindível para os amantes da exploração e da caminhada.
Paisagens de bosques e vales, castelos antigos e povoações mágicas… assim é Midi-Pyrénées. Sem dúvida, é toda uma experiência para os viajantes mais aventureiros. Esta rota de quatro ou cinco dias permite explorar algumas povoações, como Albi, Cordes-sur-Ciel, Najac, Saint-Cirq-Lapopie, Rocamadour, Conques e Belcastel, onde qualquer pessoa se sente protagonista do seu próprio conto.
Situado na Alta Normandia, este lugar é simplesmente de cortar a respiração. Houve artistas de renome, como Monet, que refletiram estas falésias nas suas obras. A sua verticalidade assusta até os mais valentes. Quem se atreve a subir?
O paraíso dos esquiadores. As 330 pistas que o compõem tornam-no o maior território para praticar esqui do mundo. É aqui que se encontram algumas das pistas mais populares: Méribel, Courchevel, Les Ménuires e Vale Thorens. Contudo, o esqui não é a única opção: a escalada, a caminhada e o alpinismo são alguns dos desportos mais frequentes deste lugar.
Este restaurante de Lyon tem nada mais nada menos do que três Estrelas Michelín. Para os amantes da boa cozinha, é de paragem obrigatória.
Se gosta de vinho e sabe apreciar a sua textura, odor e sabor, recomendamos que faça alguma das seis rotas de vinho que existem na cidade de Bordéus. É uma das experiências mais recomendáveis na cidade.
Este festival de cinema celebra-se na cidade francesa de Cannes. É um dos eventos mais honrosos da indústria cinematográfica.
Poderá realizar esta rota no Vale do Loire, Património Mundial da UNESCO. Este lugar atraiu muitos reis e artistas para aí estabelecerem residência. A rota permite percorrer castelos como o de Chenonceau e o de Chambord.
O lugar onde todos os sonhos se tornam realidade. Assim que chegar à Disneyland, começará a respirar a magia e o encanto que habitam no seu interior. Este mundo de conto de fadas é presidido pelo Castelo da Bela Adormecida. Atrações, desfiles, espetáculos… Fique a conhecer a Minnie, o Mickey, o Pluto e toda a família Disney.
Inspira-te para a tua próxima viagem