Viagens a Espanha
Espanha tem uma localização privilegiada, o que lhe permite desfrutar de um clima mediterrânico; a principal razão pela qual turistas de todo o velho continente e não só desejam viajar para aqui em férias, mas também sonham com este destino como um local de residência.
Para além do clima, as atrações do país são inúmeras, uma vez que as opções durante a sua visita incluem um número infinito de monumentos através dos quais pode aprender sobre a história e a passagem de diferentes culturas e civilizações, áreas verdes para explorar a natureza e uma vasta gama de ofertas culturais, incluindo museus, galerias de arte e centros culturais, festivais de música e vida noturna.
Entre os primeiros, há nomes de renome internacional como A Alhambra em Granada, a Sagrada Família em Barcelona, o Aqueduto de Segóvia, o Palácio Real em Madrid e catedrais imponentes como as de Santiago de Compostela, León, Salamanca ou Sevilha.
Em termos de natureza, desde percursos pedestres e desportos de aventura nas montanhas, como a Serra de Guadarrama, os Picos de Europa ou os Pirenéus, até praias de atmosfera paradisíaca, com regiões bem diferenciadas como a Costa Dorada, Costa Brava, Costa Blanca ou Costa del Sol, banhadas pelo Mediterrâneo, ou o norte do país no Mar Cantábrico, onde se destacam as praias das Astúrias e da Galiza.
E depois de tanta atividade, é tempo de recuperar com a gastronomia espanhola, outro dos pontos fortes do país, com pratos que não precisam de introdução, tais como a tortilha espanhola, a paella valenciana, o gaspacho ou o peixe frito (pescaíto frito). O destino mais completo!
Como um país quase inteiramente rodeado de costa, as praias espanholas a visitar são quase ilimitadas!
Ambas na Catalunha, têm algumas das melhores praias de Espanha para visitar. Areia límpida e águas calmas típicas do Mediterrâneo e um clima excelente durante a maior parte do ano. Na Costa Brava, destacam-se Lloret de Mar, Tossa de Mar e Cadaqués, enquanto na Dorada, destacam-se L'Ametlla de Mar e Eucaliptus no Delta do Ebro.
A Costa Blanca cobre 200 quilómetros de costa na província de Alicante e é também alberga algumas das melhores praias de Espanha, com areia dourada e uma cor mais clara. As favoritas são Playa San Juan, de Levante, La Albufereta se procura serviços e Moraig, em Jávea, se procura algo mais calmo e onde pode mergulhar.
Situada na Andaluzia, a Costa del Sol ostenta mais de 300 dias de sol por ano. Tem mais de 125 praias em 161 quilómetros de costa. Devido à sua beleza, esta região tornou-se um destino turístico preferido. Para ver as melhores, dirija-se a Burriana em Nerja, Malapesquera em Benalmádena, Cabopino em Marbella, ou Carihuela em Torremolinos.
Banhado pelas águas do Mar Cantábrico, o banho aqui torna-se um pouco mais frio, mas num ambiente absolutamente espetacular, com mais de 300 quilómetros de costa. Algumas das praias mais impressionantes de Espanha esperam-no aqui, como a playa del Silencio, junto a uma falésia; Poo, na foz de um rio; Cadavedo, num ambiente rural, ou Gulpiyuri, declarado Monumento Nacional.
E no noroeste, a Galiza não é negligente no que diz respeito às praias de Espanha, especialmente as Ilhas Cíes. Mais de 1.500 quilómetros de costa com cabos e estuários e praias como Las Catedrales, Menduíña, Covas e Lanzada.
Devido ao seu tamanho e ao seu passado, os lugares para ver em Espanha são suficientes para várias viagens. Aqui estão as coisas que fazem este país sobressair!
Não há palavras suficientes para incluir todos os monumentos para ver em Espanha, mas alguns dos mais notáveis são a Sagrada Família em Barcelona, o Aqueduto e o Alcázar de Segóvia, A Alhambra em Granada, as catedrais de Burgos, León, Sevilha, Salamanca e Santiago de Compostela, as casas suspensas de Cuenca, a Mesquita de Córdoba, a Muralha de Ávila e o Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe em Cáceres.
A cultura não é insuficiente em Espanha e as galerias de arte e museus a ver em Espanha podem orgulhar-se das suas obras. Em Madrid encontram-se o Museu do Prado, Reina Sofía e Thyssen-Bornemisza; em Barcelona, a Fundação Joan Miró e o Museu Dalí em Figueres; em Bilbau, o Guggenheim é também conhecido pela sua arquitetura; em Málaga, o Museu Picasso; e em Mérida, o Museu Nacional de Arte Romana.
Para além das principais cidades, Espanha está cheia de aldeias encantadoras. Na Catalunha, destaca-se a aldeia piscatória de Cadaqués, e se continuarmos para norte, Ezcaray em La Rioja, Elizondo em Navarra ou Cudillero nas Astúrias, todas elas rodeados por uma vegetação luxuriante. As cidades medievais também abundam na nossa geografia, tais como Ronda em Málaga, Pedraza em Segóvia ou Santillana del Mar em Cantábria.
Para além dos quilómetros de costa banhados pelas águas do Mediterrâneo e do Golfo da Biscaia, como a Costa Dorada, Brava, del Sol e Blanca, as opções de montanha também não estão muito atrás. A Transpirenaica, que atravessa a Catalunha, Aragão, Navarra e o País Basco, o Parque Nacional da Ordesa em Huesca, Carros de Foc em Lleida, a Serra de Guadarrama em Madrid e a Rota dos Lagos de Saliencia nas Astúrias são populares.
Se este país é conhecido por alguma coisa, é pela sua deliciosa gastronomia, marcada pela presença do Mediterrâneo e com os seus próprios costumes em cada região. Não perca o que comer em Espanha!
Alguns pratos espanhóis são tão conhecidos que a sua fama é internacional. Um exemplo claro disto é a paella valenciana, com frango, coelho e feijão verde; ou a tortilha de batatas, com ou sem cebola, que é normalmente consumida como uma tapa ou dose. Para os meses mais quentes, não há nada como um bom gaspacho, comum na Andaluzia, e no leste, e para aqueles que gostam de vegetais, a escalivada.
Se formos por regiões, um dos pratos mais típicos a comer em Espanha se formos a Madrid é o seu cocido ou calos; na Catalunha, escudella ou pan con tomate; em Valência, todo o tipo de pratos de arroz, e na Andaluzia, nada como um bom peixe frito. Outros pratos bem conhecidos incluem pulpo a la gallega (polvo), fabada asturiana, camarões com alho e croquetes.
Se gosta do que lê e lhe faz crescer água na boca, é a sua vez de descobrir onde comer em Espanha. Devido ao bom tempo, os bares e restaurantes abundam em todas as cidades, bem como as tascas de tapas e terraços para desfrutar de uma cerveja ou sangria ao sol.
Quanto aos restaurantes em Espanha, as classificações variam de ano para ano, mas atualmente os melhores classificados são Can Jubany em Barcelona com uma estrela Michelin; La Casona del Judío de Sergio Bastard em Santander; Raúl Resino em Castellón; Quimbaya de Edwin Rodríguez em Madrid; La Costa de José Álvarez em Almería, ou Auga e Sal em Santiago de Compostela.
Se, além de descobrir aldeias com história e um número infinito de monumentos, também quiser conhecer um lado mais natural, não perca tudo o que há para fazer em Espanha!
As atividades de aventura em Espanha são ilimitadas, não só porque a orografia permite uma multiplicidade de desportos, mas também devido ao clima, com cerca de 300 dias de sol por ano. Assim, mesmo que a temperatura desça, a sensação térmica é mais agradável e facilita a prática de desporto em Espanha.
Se gosta de caminhadas, pode fazer tanto as rotas mais conhecidas como visitar os parques nacionais. Alguns dos mais conhecidos são os Picos de Europa no norte, Ordesa e Monte Perdido em Aragão, Aigüestortes na Catalunha, a Serra de Guadarrama em Madrid, Doñana e Sierra Nevada na Andaluzia ou os parques nacionais vulcânicos de Teide, Taburiente e Garajonay nas Ilhas Canárias. Um número infinito de coisas para fazer em Espanha!
Com milhares de quilómetros de costa, os desportos náuticos como o surf, o kitesurf e o mergulho são também uma atividade favorita em Espanha. El Hierro, nas Ilhas Canárias, Cabo de Palos em Murcia, Islas Medas em Girona ou Cabo de Gata em Almería destacam-se pelo mergulho.
E se estiver à procura de excursões em Espanha que combinem desporto com a cidade, várias cidades têm ciclovias e percursos concebidos para este meio de transporte. Outras atividades incluem rapel, escalada e vias ferratas, descida de desfiladeiros e rafting.
Se gosta de aprender sobre a cultura de cada país e região, as atividades em Espanha são muito variadas. Aqui estão alguns dos planos para a sua visita!
A cultura em Espanha é conhecida através dos inúmeros museus e salas de exposição, alguns deles dentro dos monumentos mais famosos do país, tais como A Alhambra em Granada, a Cidade das Ciências e Artes em Valência ou o Real Alcázar em Sevilha.
Mas para além destes, vale a pena explorar a oferta de museus em si, seja qual for a cidade que visite na sua escapadela. Neles, não só peças de arte do mundo clássico e contemporâneo esperam por si, mas também vestígios arqueológicos, relíquias de antigas civilizações, descobertas e, em suma, todo o nosso passado.
Alguns dos mais importantes são o Reina Sofia e o Prado em Madrid, o Guggenheim em Bilbau, o MACBA em Barcelona, o MUSAC em León, o Teatro-Museu Dalí em Girona e o Museu Nacional de Arte Romana em Mérida.
Os festivais de música são também um dos pilares do entretenimento espanhol, com eventos que se repetem ano após ano há décadas, tais como Primavera Sound, o BBK Bilbao, o Festival Internacional Benicàssim e o Sonar.
E para o turismo ativo em Espanha, a própria cultura espanhola aposta nos bares e esplanadas quase diariamente, pelo que aqueles que querem prolongar os seus dias e explorar a vida noturna terão muitas opções em qualquer cidade.
Inspira-te para a tua próxima viagem